O que é genocídio e exemplos?

Perguntado por: Fernando Marques  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (53 avaliações)

Genocídio é a palavra usada para referir-se a ações realizadas por determinados grupos com o objetivo de exterminar outros grupos por conta de sua opção religiosa, ideológica, ou por questões ligadas à etnia, raça e nacionalidade.

O que é genocídio exemplo?

O que é Genocídio:

Genocídio significa a exterminação sistemática de pessoas tendo como principal motivação as diferenças de nacionalidade, raça, religião e, principalmente, diferenças étnicas. É uma prática que visa eliminar minorias étnicas em determinada região.

O que é considerado um genocídio?

Por genocídio entende-se quaisquer dos atos abaixo relacionados, cometidos com a intenção de destruir, total ou parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial, ou religioso, tais como: ... A prevenção do genocídio, também parte integral da Convenção, é um desafio que nações e indivíduos ainda enfrentam.

Qual foi o maior genocídio da história?

Conheça a seguir os 5 genocídios com o maior número de mortes da história:
  • O Holocausto. Estimativa de mortes: 5,7 a 6 milhões de pessoas. ...
  • Polônia. Estimativa de mortes: 1,8 a 3 milhões de pessoas. ...
  • Camboja. Estimativa de mortes: 1,3 a 3 milhões de pessoas. ...
  • Genocídio Circassiano. ...
  • Armênia.

Quais são os tipos de genocídio?

b) atentado grave à integridade física e mental de membros do grupo; c) submissão deliberada do grupo a condições de existência que acarretarão a sua destruição física, total ou parcial; d) medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo; e) transferência forçada das crianças do grupo para outro ".

O que é genocídio e quem se enquadra neste crime | Tá Explicado

35 questões relacionadas encontradas

Quais são os crimes hediondos?

1º São considerados hediondos os crimes de latrocínio (art. 157, § 3º, in fine), extorsão qualificada pela morte, (art. ... 223, caput e parágrafo único), epidemia com resultado morte (art. 267, § 1º), envenenamento de água potável ou de substância alimentícia ou medicinal, qualificado pela morte (art.

O que é um governo genocida?

O significado comum é assassinato por parte do governo de pessoas devido à sua associação nacional, étnica, racial ou religiosa enquanto grupo. O significado legal de genocídio se refere ao tratado internacional, a Convenção para a prevenção e a repressão do crime de genocídio.

Qual foi o maior genocídio do Brasil?

Holocausto Brasileiro: Genocídio: 60 Mil Mortos no Maior Hospício do Brasil.

Quem são os maiores genocidas da história?

Os 10 ditadores que marcaram a História
  1. Benito Mussolini (1883-1945) Compartilhar. ...
  2. Adolf Hitler (1889-1945) Compartilhar. ...
  3. Napoleão Bonaparte (1769-1821) Compartilhar. ...
  4. Stalin (1878-1953) Compartilhar. ...
  5. Augusto Pinochet (1915-2006) Compartilhar. ...
  6. Saddam Hussein (1937-2006) ...
  7. Mao Tsé-Tung (1893-1976) ...
  8. Nicolás Maduro (1962)

Qual foi o ditador que mais matou no mundo?

Os maiores índices de mortes documentados em estados alegadamente comunistas teriam ocorrido na União Soviética sob Josef Stalin, na República Popular da China sob Mao Tsé-Tung, e no Camboja (Kampuchea Democrático) sob o Khmer Vermelho.

O que é o crime de genocídio?

Genocídio consiste no extermínio de grupo por razões étnicas, raciais ou religiosas.

O que é considerado chacina?

Umas das definições dadas pelo dicionário Houaiss para o termo chacina é “assassínio em massa, com crueldade; matança, mortandade, morticínio”. E o exemplo de aplicação da palavra dado pelo tomo, não à toa, usa agentes de segurança: “Policiais e jagunços fizeram a chacina dos inocentes”.

O que configura crime contra a humanidade?

De acordo com o estatuto, há 11 "sub-tipos" de crimes contra a humanidade tais como: homicídio, escravidão, extermínio, deportação ou transferência forçada de população, agressão sexual, desparecimento forçado de pessoas, perseguição, atos desumanos que causem sofrimento intencional, entre outros.

Qual a diferença entre genocídio e extermínio?

O genocídio e o etnocídio, embora diferentes, estão relacionados, pois o primeiro trata do extermínio sistemático de um povo, enquanto o segundo é o extermínio de uma cultura. O ato de destruir, por meio do assassinato em massa de um grupo humano ou etnia, é denominado genocídio. ...

Qual o sinônimo de genocida?

14 sinônimos de genocídio para 1 sentido da palavra genocídio: Extermínio intencional de grupos específicos: 1 extermínio, chacina, massacre, matança, carnificina, eliminação, extinção, exterminação, aniquilação, aniquilamento, destruição, mortandade, morticínio, trucidação.

Quem são os principais responsáveis pelo genocídio indígena?

Atualmente, o genocídio indígena perdura pelo desrespeito às demarcações de terra, além de ataques as comunidades indígenas, principalmente por parte de fazendeiros, de garimpeiros, entre outros, e também pela falta de recursos para lidar com doenças como a Covid-19.

Quem foram os genocidas?

Estima-se que 1,5 milhão de pessoas foram mortas no genocídio cambojano. Outros líderes conhecidos por práticas entendidas como genocidas foram Stalin e Mao Tsé-Tung, ambos responsáveis por dezenas de milhões de mortes na União Soviética e na China, respectivamente.

Quem matou os índios no Brasil?

O genocídio dos povos indígenas no Brasil começou com a colonização portuguesa das Américas, quando Pedro Álvares Cabral chegou ao que é hoje o Brasil, em 1500. O tratamento violento dos colonizadores e as doenças trazidas pelos europeus causaram a morte de muitos indígenas.

Quantos índios foram exterminados no Brasil?

Segundo o relatório, no período investigado ao menos 8 350 indígenas foram mortos em massacres, esbulho de suas terras, remoções forçadas de seus territórios, contágio por doenças infectocontagiosas, prisões, torturas e maus tratos. Muitos sofreram tentativas de extermínio.

Quantos índios morrem por ano no Brasil?

Ao todo, o Brasil registrou 2.074 homicídios de indígenas entre 2009 e 2019, o que significa que um indígena foi assassinado a cada dois dias no país ao longo desses 11 anos. Em 2019, último ano analisado pelo relatório, foram computadas 186 mortes.

O que significa genocídio indígena?

Genocídio dos povos indígenas é a destruição genocida das populações indígenas, entendidas como minorias étnicas cujo território foi ocupado pela expansão colonial ou pela formação de um Estado-nação, por um grupo político dominante como uma potência colonial ou um Estado-nação.

Quais são os crimes hediondos 2020?

No rol dos crimes hediondos estão o homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, homicídio qualificado, latrocínio, extorsão qualificada por morte, extorsão mediante sequestro e na forma qualificada, estupro, estupro de vulnerável, epidemia com resultado morte e falsificação de medicamentos.

Quais os crimes hediondos 2021?

A partir do pacote anticrime, passou a ser enquadrado como crime hediondo todos os casos em que houver porte ilegal de arma de fogo proibida por legislação e tráfico ilegal nacional ou internacional de armas.

O que caracteriza o crime hediondo?

Segundo o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), o homicídio qualificado é aquele cometido em circunstâncias que tornam o crime mais grave do que já é. Por exemplo, se o crime foi cometido "mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe". ...

Artigo anterior
Para que serve o controle de interação?
Artigo seguinte
Quais as doenças reumáticas que aposentam?