Quais as características de uma gestão democrática?

Perguntado por: Mauro Martim de Morais  |  Última atualização: 23. März 2022
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Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.

Como você caracteriza uma gestão democrática escolar?

A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.

Quais são os elementos que identificam uma gestão democrática?

Estes quatro elementos, participação, autonomia, transparência e pluralidade, são básicos da Gestão Democrática e devem ser focados na prática social da educação sempre na perspectiva de posturas e culturas efetivamente democráticas.

Como podemos caracterizar uma gestão democrática e participativa?

O conceito de gestão escolar democrática participativa dá conta de uma participação ativa e efetiva de todos que fazem parte da escola – pais, alunos, funcionários, professores, diretor escolar e toda a comunidade do entorno – que desejem uma escola eficiente e eficaz em seu processo de ensino-aprendizagem, na tomada ...

Quais são as características da gestão democrática da educação de acordo com a Constituição Federal de 1988?

A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola. ... Para que a gestão democrática aconteça é fundamental criar processos e instâncias deliberativas que a viabilizem.

Características da gestão democrática escolar!

22 questões relacionadas encontradas

Quais as principais características da Constituição cidadã na educação?

Principais características da Constituição de 1988:

- Estabeleceu o direito de voto para os analfabetos; - Definiu o voto facultativo para os jovens de 16 a 18 anos de idade; - Sistema pluripartidário; - Colocou fim a censura aos meios de comunicação, obras de arte, músicas, filmes, teatro, etc.

Quais as características da gestão pedagógica?

Uma gestão pedagógica bem-feita tem o objetivo de buscar continuamente os melhores métodos de ensino e aprendizagem para os alunos. Também atua de forma a criar um ambiente propício, com toda a estrutura necessária para que os alunos absorvam o conteúdo do programa político-pedagógico da escola.

Quais os princípios da gestão democrática e participativa?

A gestão além de democrática deve ser participativa e colaborativa. Partindo desse pressuposto, podemos levar em consideração que a gestão possui princípios democráticos que devem ser seguidos através da legalidade, com autonomia, participação, transparência, ética e pluralismo.

Qual a diferença entre gestão democrática e gestão participativa?

A gestão democrática promove engajamento, envolvimento entre todos os segmentos da comunidade escolar nas decisões, as ações da gestão se tornam mais transparente, participativa, e principalmente, são corresponsáveis pelos processos e resultados obtidos no processo de ensino e aprendizagem respeitando, as funções ...

Qual o objetivo da gestão democrática participativa?

Gestão Democrática e Participativa: Educar com a Participação de Todos (página 2) Entende-se que a tarefa da gestão democrática e participativa na escola é contribuir para implementação das mudanças, ajudando a criar um clima favorável na comunidade que a cerca.

Quais são os elementos fundantes da gestão democrática da escola?

A participação das instâncias colegiadas é um dos elementos fundantes da Gestão Democrática e será tematizada na próxima unidade. Nesta unidade foram apresentados fundamentos e sugestões sobre o papel da direção como parte da equipe gestora e suas competências na Gestão Democrática.

Quais são os elementos fundamentais na construção da gestão democrática da escola?

Quais são os elementos fundamentais na construção da gestão democrática da escola? Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa. A formação dos profissionais da educação vem ganhando espaço na atualidade.

Quais são os elementos indispensáveis na gestão democrática Segundo Araújo 2000 )?

Para tanto, e segundo Araújo (2000), são quatro os elementos indispensáveis a uma gestão democrática: participação, pluralismo, autonomia e transparência.

Qual o papel da gestão escolar democrática?

Seu papel é fundamental na vida acadêmica dos alunos, uma vez que a democratização da gestão escolar proporciona a organização de um planejamento mais eficiente e imparcial. Além disso, a gestão democrática valoriza a participação de todos os que fazem parte da estrutura escolar.

Quais são os cinco princípios que norteiam a gestão escolar democrática?

206 - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e ...

Qual é o objetivo da gestão escolar?

Criada com o intuito de diferenciar e integralizar o contexto educacional, a Gestão Escolar tem como função otimizar processos diários, aumentar e melhorar a eficiência do ensino dentro da instituição.

O que é a gestão participativa?

Em um sentido amplo, podemos dizer que gestão participativa são processos de diálogo que procuram incluir todos os setores e grupos que estão envolvidos em uma questão, seja para compartilhar conhecimentos sobre um tema, seja para a identificação coletiva de desafios, seja para planejar ações e tomar decisões ...

Qual o papel da gestão participativa?

A gestão participativa é algo que advêm de um poder de decisão democrática, coletivo e escolhido de forma abrangente pensando no bem comum. Portanto, esse processo de gerenciamento requer um poder de liderança, pois, um gestor deve participar de maneira ativa e coesa de todos os momentos de escolha da instituição.

O que é concepção Democrático-participativa?

Na concepção democrático-participativa, segundo Libâneo (2004, p. 101), “o processo de tomada de decisão se dá coletivamente participativamente”.

Quais os três princípios da gestão democrática?

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Sobre o exposto, descreva três princípios que definem a gestão democrática. Resposta Esperada: - Democratização do processo pedagógico. - Participação responsável de todos nas decisões. - A democracia é uma forma de participação de todos os agentes da comunidade escolar.

Quais os princípios de uma gestão escolar participativa?

Na gestão participativa, a escola é vista como um espaço coletivo. Isso significa que todos devem se comprometer e ser responsáveis pelas decisões tomadas pela instituição sobre diversos setores do sistema escolar.

O que é a gestão pedagógica?

O conceito de gestão pedagógica

A gestão pedagógica, nesse contexto, é a forma como uma instituição de ensino promove a atividade pedagógica por meio de suas ações, discursos e demais ações correlatas – de forma a oferecer aos seus alunos as melhores práticas de ensino e aprendizado.

Quais são as principais características da Constituição?

Suas principais características são: O direito de voto para os analfabetos; Voto facultativo para jovens entre 16 e 18 anos; Redução do mandato do presidente de 5 para 4 anos; Eleições em dois turnos (para os cargos de presidente, governadores e prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes); Os direitos ...

Quais as características da Constituição?

Ao contrário das costumeiras, a Constituição brasileira é escrita. Apresenta-se em forma de livro e divide-se em três partes: o Preâmbulo; o Corpo, com 250 artigos; e as Disposições Transitórias, com 94 artigos (por enquanto). Ela é a soma de preâmbulo, corpo e disposições transitórias.

Como a Constituição cidadã na Educação foi interpretada?

Ter a Educação como um direito dos cidadãos brasileiros altera a lógica inclusive em sala de aula. A partir de 1988, a escola passa a ter mais responsabilidade pela garantia do aprendizado (se os estudantes têm o direito de aprender, as escolas e os professores têm o dever de ensinar).

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