Quais as características de um HPLC?

Perguntado por: Jéssica Carolina de Anjos  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 5/5 (64 avaliações)

A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE ou HPLC) se desenvolveu muito nos últimos anos, recebendo o nome de cromatografia líquida por que a sua fase móvel é um solvente. ... A principal característica é que a fase móvel dissolva a amostra sem qualquer interação química entre ambas.

Quais são as características dos analitos analisados por HPLC?

Ela tem a capacidade de realizar separações e análises quantitativas de uma grande quantidade de compostos presentes em vários tipos de amostras, em escala de tempo de poucos minutos, com alta resolução, eficiência e sensibilidade.

Quais os principais componentes de um HPLC?

Os principais componentes de um HPLC são:
  • Reservatório de fase móvel: Garrafas com solventes utilizados para “transportar” a amostra.
  • Injetor: Dispositivo que permite a introdução da amostra no sistema.
  • Bomba: Responsável por movimentar a fase móvel e a amostra por todo o sistema.

O que faz um HPLC?

A HPLC utiliza uma fase móvel líquida para separar os componentes da amostra. Os componentes são dissolvidos em um solvente e, em seguida, forçados a passar por uma coluna de alta pressão. Os componentes, então, interagem com a fase estacionária e saem em diferentes momentos, da mesma forma que na cromatografia gasosa.

Que características devem apresentar as amostras separadas por HPLC?

2. Que características devem apresentar as amostras separadas por HPLC? A amostra deve ser solúvel na fase móvel, sendo ela líquida (iônica ou covalente) ou sólida (iônica ou covalente).

MINI CURSO GRATUITO DE HPLC - CROMATOGRAFIA A LÍQUIDO DE ALTA/ULTRA EFICIÊNCIA

24 questões relacionadas encontradas

Que características devem apresentar as amostras separadas por cromatografia gasosa?

Quais misturas podem ser separadas por CG ? DE FORMA GERAL: CG é aplicável para separação e análise de misturas cujos constituintes tenham PONTOS DE EBULIÇÃO de até 300oC e que termicamente estáveis.

Em que se baseia a separação via cromatografia?

A cromatografia é uma técnica utilizada para a análise, identificação e separação dos componentes de uma mistura. É definida pela separação dos componentes da uma dada mistura baseado na interação dos mesmos com a fase estacionária e com a fase móvel.

Para que serve a cromatografia?

A Cromatografia é uma das técnicas de análise química mais empregadas. Dentre seus vários tipos, elas servem para identificar substâncias, purificação e ou separação de compostos! Monitoramento do ar, testagem de água potável, detecção de drogas através da urina e fingerprinting.

Para que serve a cromatografia líquida?

A cromatografia Líquida / HPLC é uma técnica utilizada na separação dos componentes de uma amostra, os quais se distribuem em duas fases, uma estacionária e a outra móvel. A fase estacionária pode ser um sólido, um líquido retido sobre um sólido, ou um gel.

Qual a finalidade da utilização cromatografia no controle de qualidade?

A técnica da cromatografia é utilizada para o controle de qualidade de ativos e formas farmacêuticas. É uma ferramenta das mais importantes, pois apresenta elevada exatidão nos resultados, permitindo a identificação e/ou a quantificação dos compostos presentes com confiabilidade.

Quais são os principais solventes para HPLC?

Embora existam vários solventes, três deles são mais utilizados: água, metanol e acetonitrila. Como fase estacionária utilizam-se sólidos ou semirígidos, cujas partículas porosas esféricas ou irregulares apresentam diferentes diâmetros e suportam pressão até 350 bar.

Quais os tipos de colunas utilizadas em HPLC?

Temos dois tipos de sílica, tipo A e tipo B, a sílica do tipo B é menos ácida e por isso resultam em picos com menos cauda quando seu analito é polar ou ionizável. As colunas C18, fornecem bom formato de pico e o intervalo de pH que ela suporta é bem amplo (pH 2 a 9).

O que é e o que representa em termos analíticos HPLC?

A cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE; em inglês: High performance liquid chromatography, HPLC) é um método de separação de compostos químicos em solução, a qual é utilizada na química analítica para identificar e quantificar cada componente em uma mistura.

Como são definidos os tipos de cromatografia líquida?

*Cromatografia líquida: “Clássica” – feita em colunas de vidro, sob pressão atmosférica. Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) – utiliza-se colunas metálicas (normalmente) e pressões de fase móvel elevadas, obtidas com o auxílio de uma bomba de alta pressão.

Quais são os tipos de cromatografia líquida?

(1) partição ou cromatografia líquido-líquido; • (2) adsorção ou cromatografia líquido-sólido; • (3) troca iônica ou cromatografia de íons; • (4) cromatografia por exclusão; • (5) cromatografia por afinidade; • (6) cromatografia quiral.

Qual a principal diferença entre cromatografia gasosa e cromatografia líquida?

Considerando o estado físico da fase móvel, distingui-se: - cromatografia líquida: a fase móvel é um líquido. - cromatografia gasosa: a fase móvel é um gás. - cromatografia supercrítica: a fase móvel é um vapor pressurizado, em temperatura acima da sua temperatura crítica.

Quando usar cromatografia líquida ou gasosa?

O GC é usado geralmente para separar compostos vaporizable ou do volátil e para testar sua pureza. É usado igualmente para determinar os componentes diferentes em uma mistura.

Onde é aplicada a cromatografia?

A cromatografia tem inúmeras aplicações em campos biológicos e químicos. É amplamente utilizado em pesquisas bioquímicas para a separação e identificação de compostos químicos de origem biológica. Na indústria de petróleo, a técnica é empregada para analisar misturas complexas de hidrocarbonetos.

Qual o objetivo da cromatografia em papel?

Resumo: A cromatografia em papel é um método de separação usado para verificar a composição de algumas amostras orgânicas usando uma fase móvel, como um reagente orgânico e uma fase estacionária, como papel.

Que se entende por cromatografia?

CROMATOGRAFIA: opera com o mesmo princípio da extração, porém uma fase é fixada no local, enquanto a outra fase se move por ela. Separação de misturas por interação diferencial dos seus componentes entre uma FASE ESTACIONÁRIA (líquido ou sólido) e uma FASE MÓVEL (líquido, gás ou fluído supercrítico).

O que é cromatografia exemplo?

A cromatografia é um tipo de separação de misturas homogêneas, que permite não só a determinação da quantidade de componentes, mas também a sua identificação pela cor. A Análise Cromatográfica ou Cromatografia é um tipo físico de separação dos componentes de misturas que possuem sólidos dissolvidos em líquido.

Para que serve a cromatografia em camada delgada?

A cromatografia em camada fina (ou delgada) é uma técnica simples, barata e muito importante para a separação rápida e análise qualitativa ou quantitativa de pequenas quantidades de material.

Em que se baseia a técnica de cromatografia em coluna?

Cromatografia em coluna

É uma técnica para separação de componentes entre duas fases, sólida e líquida, baseada na capacidade de adsorção e solubilidade. O processo ocorre em uma coluna de vidro ou metal, geralmente, com uma torneira na parte inferior.

Quais são os três processos de separação na cromatografia?

De acordo com o modo de separação:

Por adsorção, por partição, por troca iônica e por afinidade. Esse processo é muito utilizado na Química para identificar substâncias orgânicas presentes nas plantas.

Quais os fatores envolvidos na separação de uma mistura de compostos por cromatografia?

No processo de separação, entram em jogo dois factores: a afinidade da substância para com o solvente utilizado e a afinidade da substância em relação ao adsorvente. Os solventes empregados não devem reagir entre si ou com as substâncias a serem separadas.

Artigo anterior
Qual o valor máximo de financiamento da Caixa?
Artigo seguinte
São componentes para o cálculo do LEC exceto?