Para que serve o exame de substâncias redutoras nas fezes?

Perguntado por: Afonso Renato de Tavares  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (38 avaliações)

- A pesquisa de substâncias redutoras nas fezes é utilizada para detectar deficiências congênitas, ou causadas por lesão inespecífica, de enzimas da mucosa intestinal, especialmente as dissacaridases (lactase e sacarase).

Como fazer pesquisa de substâncias redutoras nas fezes?

Coleta: Coletar as fezes (em torno de 1-2g) em frasco fornecido pela laboratório com auxílio da pá. Desprezar a pá, tampar o frasco e entregar no laboratório.

O que significa presença de leucócitos nas fezes?

- Leucócitos fecais em número aumentado costumam ser indicativos da presença de E. coli invasora, Salmonella, Shigella, e Yersinia, assim como de amebíase, colite ulcerativa, colite associada a antibiótico, colite pseudomembranosa e doenças inflamatórias intestinais idiopáticas.

Para que serve exame de pH fecal?

Interpretação: O teste é útil no diagnóstico das diarréias por deficiência de dissacaridases, situação em que o açúcar não absorvido (lactose, sacarose), sob ação bacteriana, se transforma em ácido láctico, reduzindo o pH fecal.

Quais são os tipos de exames de fezes?

Quais são os tipos de exame de fezes?
  • Parasitológico. Também chamado de protoparasitológico, esse exame tem a finalidade de pesquisar o aparecimento de possíveis vermes intestinais, sendo que há dois tipos deles: protozoários e helmintos. ...
  • Coprocultura. ...
  • Sangue Oculto. ...
  • Rotavírus.

EXAME DE FEZES - PARA QUE SERVE, COMO É FEITO, COLETA E MÉTODOS - EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES

34 questões relacionadas encontradas

Quantos exames de fezes existem?

Os exames de fezes normalmente realizados são: protoparasitológico, cultura de fezes, pesquisa de sangue oculto, pesquisa de Isospora sp. e Cryptosporidium sp., pesquisa de gordura, pesquisa de Enterobius vermiculares.

O que é exame de EAS é EPF?

O exame de urina, também conhecido como exame de urina tipo 1 ou exame EAS (Elementos Anormais do Sedimento), é um exame normalmente solicitado pelos médicos para identificar alterações no sistema urinário e renal devendo ser feito através da análise da primeira urina do dia, já que encontra-se mais concentrada.

Qual é o pH do cocô?

Portanto, predominando a fermentação, pH será ácido e, no predomínio do processo de putrefação, o pH será alcalino. Valores de pH fecal < 5,6 sugerem má absorção de carboidratos, sendo úteis para esclarecer casos de diarreia osmótica.

Como melhorar o pH das fezes?

José Aroldo aponta que itens levemente ácidos, como carnes brancas, arroz integral e ovos, podem ser combinados aos básicos na alimentação. Legumes e folhosas verde-escuras, como couve, couve-de-bruxelas, couve-flor, espinafre, brócolis, repolho, alho, cebola e agrião, fazem parte da "alimentação desintoxicante".

O que significa fezes ácidas?

Fezes ácidas podem estar relacionadas a intolerâncias alimentares, como por exemplo à lactose (açúcar do leite), além de outras situações. Procure um gastroenterologista.

Qual o tratamento para leucócitos nas fezes?

Leucócitos fecais elevados e sangue nas fezes podem ocorrer. Tratamento: Descontinuação da antibioticoterapia e, para casos grave, metronidazol (VO ou EV) – 250 a 500 mg 8/8h.

O que quer dizer leucócitos?

Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são as células que agem na defesa do nosso organismo, trabalhando para combater alergias, infecções e, por isso, são fundamentais contra a presença de micro-organismos que causam doenças como vírus, bactérias e parasitas.

Quando leucócitos estão altos?

O nível de leucócitos alto no sangue ou leucocitose pode ser indicativo de infecção, mas não necessariamente. O aumento do nível de leucócitos no sangue pode indicar a presença de um organismo ou substancia estranha que precisa ser combatido e eliminado do corpo para não causar complicações.

Como identificar uma substância redutora?

A pesquisa de substâncias redutoras nas fezes é um exame que detecta a presença de carboidratos como a sacarose e a glicose nas fezes, sendo útil no diagnóstico das deficiências de dissacaridases primárias ou secundárias.

Como saber se tem gordura nas fezes?

Para identificar a presença de gordura nas fezes, é importante fazer um exame de fezes para identificar a quantidade de gordura e a causa da alteração. Assim, para fazer o exame de gorduras fecais deve-se comer alimentos ricos em gordura até 3 dias antes da análise e, no dia deve-se colher uma amostra em casa.

O que é Coprocultura de fezes?

Coprocultura é o exame bacteriológico das fezes, geralmente humanas muito utilizado em caso de gastroenterite adulta.

O que altera o pH das fezes?

- O pH fecal depende da dieta, da fermentação de açúcares e do teor de gordura nas fezes. A fermentação da quantidade normal de hidratos de carbono e açúcares, que ocorre no cólon, e a produção de ácidos graxos são responsáveis pelo teor levemente ácido das fezes.

Como deixar as fezes menos ácidas?

“Podemos citar pimentão, pimenta, chá preto, café preto (evitar o consumo de várias xícaras durante o dia), bebidas alcoólicas, molho de tomate, vinagre, limão, temperos prontos, chocolate, pipoca e amendoim”, diz a médica. Para os três últimos alimentos, recomenda-se o consumo apenas uma vez por semana.

Como reduzir a acidez do organismo?

Veja as melhores fontes alcalinizantes para sua alimentação!
  1. Limão reduz a acidez estomacal. ...
  2. Couve é antioxidante. ...
  3. Couve-flor é fonte de vitaminas. ...
  4. Chá dente-de-leão é rico em minerais. ...
  5. Brotos de alfafa combatem a obesidade. ...
  6. Alho ajuda no controle da pressão arterial. ...
  7. Cebola alivia problemas respiratórios.

Qual deve ser o pH da urina?

No indivíduo saudável, o pH urinário pode variar de 4,5 a 8. A urina ácida pode ser produzida por uma dieta rica em proteína de carne, em algumas frutas e no diabetes melito mal controlada (acidose).

O que significa no exame de urina pH?

O pH da urina, em suas condições normais, mostra numerações levemente ácidas que vão de 5,5 a 7,5, usadas como parâmetro para verificar possíveis anormalidades no sistema urinário e, porventura, problemas nas regiões musculares.

O que é leucócitos nas fezes positivo?

Exames Complementares

Exames de fezes incluem leucócitos fecais, que são frequentemente positivos em pacientes com diarreia inflamatória. A presença de leucócitos fecais sugere como agentes etiológicos como Shigella, Campylobacter e E. coli entero-invasiva.

Qual é a sigla do exame de fezes?

Coleta de fezes (Exame parasitológico de fezes - EPF)

Colocar as fezes em recipiente adequado (oferecido pelo laboratório).

Por que pode ser necessária a solicitação de coletas múltiplas de fezes para um EPF?

De fato, essa é uma de suas indicações: pelo exame de fezes é possível identificar vermes e outros parasitas, e até mesmo bactérias que se proliferam no trato gastrointestinal gerando infecções digestivas. Além disso, também o utilizamos para identificar algumas toxinas, que indicam infecções específicas.

O que significa EPF 3 amostras?

O que é Parasitológico de Fezes – Três Amostras? O exame parasitológico de fezes serve para identificar parasitos nas fezes. Ele consiste em vários métodos de análise das fezes, que permitem isolar ovos, larvas e cistos de diversos parasitas.

Artigo anterior
Como pagar o licenciamento anual 2021?
Artigo seguinte
Tem como parcelar um boleto no cartão de crédito?