Quais as características da fluorose?

Perguntado por: Melissa Kelly Azevedo Mendes Leite  |  Última atualização: 18. Juni 2024
Pontuação: 4.9/5 (46 avaliações)

A aparência clínica da fluorose leve inclui a presença de estriações brancas, difusas, opacas e bilaterais que correm ao longo do esmalte. Nas formas mais graves, o esmalte pode apresentar-se manchado e/ou “escavado”. Quando da erupção, o esmalte fluorótico não se apresenta manchado.

Como identificar a fluorose?

Geralmente, não há outros sinais de fluorose dentária além das manchas, mas em casos severos pode ocorrer sensibilidade nos dentes e dor, já que há desgaste do esmalte do dente. Por isso, é fundamental ficar de olho no aspecto do sorriso, a fim de identificar alterações logo no começo.

Quais são os tipos de fluorose?

A Fluorose pode ser:

Simples: Com o esmalte apresentando leves alterações esbranquiçadas. Desta etapa podendo evoluir para alterações porosas e dispersas. Moderada: Quando a opacidade evoluiu para áreas mais extensas, cobrindo 50% do dente ou mais.

Quais são as causas da fluorose?

A fluorose dentária origina-se da exposição do germe dentário, durante o seu processo de formação, a altas concentrações do íon flúor. Como consequência, têm-se defeitos de mineralização do esmalte, com severidade diretamente associada à quantidade ingerida.

O que é fluorose e como tratar?

A fluorose constitui uma alteração do esmalte dentário relacionada ao excesso de ingestão do flúor na época de formação dos dentes. Tais alterações implicam prejuízos na aparência estética e harmonia facial, repercutindo negativamente na autoestima dos indivíduos.

Fluorose Dentária

41 questões relacionadas encontradas

O que é fluorose quais seus tipos e sintomas?

Quais são os sintomas de fluorose? O principal sintoma são as manchas, que já nascem com os dentes permanentes. Sua concentração e tonalidade variam de acordo com a intensidade do problema. Podem ser esbranquiçadas, amareladas ou, até mesmo, marrons, causando um grande contraste com o esmalte dentário.

Qual a consequência da fluorose?

Nos casos mais graves, a fluorose causa a perda do esmalte e do cálcio presentes nos dentes, ocasionando fraturas e, até mesmo, a queda por completo. Infelizmente, uma vez ocorridas as manchas devido ao excesso de flúor, é impossível eliminá-las por completo.

Como reverter a fluorose?

Tratamentos indicados para a fluorose dentária

De acordo com o especialista, em casos leves de fluorose dentária os dentistas geralmente utilizam o método da microabrasão, onde se faz um leve desgaste químico do esmalte dos dentes até que seja possível atingir uma camada com a coloração natural.

Qual a doença que pode ser confundida com a fluorose?

A hipoplasia de esmalte é uma deficiência na quantidade do esmalte que pode ocorrer na forma de fóssulas, fissuras ou perda de áreas grandes de esmalte. Na hipoplasia ocorre uma formação incompleta ou defeituosa da matriz orgânica do esmalte dentário.

O que fazer para diminuir a fluorose no dente?

Medidas terapêuticas conservadoras como o clareamento dentário e a microabrasão de esmalte podem ser benéficos em casos de fluorose leve.

Quais são os dentes mais afetados pela fluorose?

Os dentes mais afetados pela fluorose, tanto na arcada superior quanto na inferior foram os pré-molares, seguidos dos segundos molares.

Qual a idade que se dá à fluorose?

O período de desenvolvimento dos dentes susceptíveis a fluorose é por volta dos 22 aos 26 meses de idade da criança e para os incisivos a ingestão de Flúor é crítica até 36 meses após este período7.

Como saber se é fluorose ou cárie?

A diferença entre estas duas manchas se dá pela área do dente em que são localizadas: as manchas brancas de cárie são encontradas, em sua maioria, na região do dente próxima ao contorno gengival (região onde ocorre o maior acúmulo de placa bacteriana), na região de sulcos oclusais e entre os dentes.

Qual o período de maior risco de fluorose dental?

Larsen et al.27, mostraram que o período de maior risco para o desenvolvimento da fluorose está entre 2,5 a 8,5 anos de idade. Nem todos os dentes são igualmente afetados pela fluorose dentária.

É possível ter fluorose depois de adulto?

Além de ser uma condição que pode se desenvolver na infância e acompanhar a pessoa até a vida adulta, alguns adultos também podem desenvolver fluorose por causa de fontes de flúor como água, pasta de dentes, enxaguantes bucais ou suplementos.

Quem tem fluorose pode ter cárie?

26 (2016), na qual o esmalte dentário fragilizado pela fluorose, dependente da gravidade, é mais suscetível ao desenvolvimento de cárie.

Qual a diferença entre fluorose e hipoplasia?

A fluorose dental é uma hipoplasia gerada pela ingestâo crônica e excessiva de flúor durante a formação dos dentes. O profissional deve fazer o diagnóstico diferencial destas anomalias para poder instituir um plano de tratamento.

O que é a fluorose dentária?

A fluorose dentária é uma patologia que afeta os dentes e que se desenvolve durante a sua formação, é desencadeada pela presença em excesso de fluoreto (ou flúor), e manifesta-se ao nível do esmalte dentário na forma de manchas e/ou defeitos anatómicos.

O que são as manchas brancas nos dentes?

Essas manchinhas são um problema bastante comum e muitas vezes são ignoradas, porque poucas pessoas conhecem suas causas. Há vários fatores que estão relacionados às principais causas do dente manchado de branco, como: cárie, excesso de flúor ou alteração na formação do esmalte.

Como diferenciar mancha branca de cárie e fluorose?

Níveis de gravidade de fluorose

Moderada: caracterizada pela presença de manchas brancas maiores, cobrindo 50% do dente; Severa: causa manchas marrons que ocupam a maior parte do dente e podem causar aparência de corrosão, com aspereza no esmalte ou alterações na forma do dente.

O que causa fluorose infantil?

A fluorose infantil é uma condição causada pelo excesso de flúor, uma substância encontrada nos cremes dentais, na água e até mesmo em alguns alimentos. Esse problema causa manchas nos dentes permanentes das crianças.

Qual o creme dental que não contém flúor?

Parodontax Paradontax Creme Dental Para Prevenção De Sangramento Das Gengivas Original Sem Flúor 50G.

O que o flúor faz no corpo?

A deficiência de flúor pode causar fraqueza nos dentes e ossos. A maior parte do flúor no organismo se encontra armazenada nos ossos e nos dentes. O flúor é necessário para a formação de ossos e dentes saudáveis.

Como tratar fluorose em bebê?

O mais indicado é usar um creme dental com concentração de flúor de 1100 ppm (que também ajuda a prevenir a cárie) respeitando a quantidade para cada idade. Confira as instruções da especialista: Crianças de 1 ano: 0,05 g de dentifrício (semelhante a metade de um grão de arroz), duas vezes ao dia.

Quais alimentos têm flúor?

O flúor também é encontrado nos cremes dentais fluoretados e enxaguantes bucais de uso diário. Alguns alimentos, como verduras, carnes, peixes, arroz, feijão, são outras fontes de flúor. O dentista entra em cena para aplicar a substância apenas quando há alto índice de cáries.

Artigo anterior
Quais são as formas de espetáculos teatrais?
Artigo seguinte
Quais os benefícios de tomar gin?