O que acontece quando uma pessoa fica muito tempo no celular?

Perguntado por: Pedro Correia Leite  |  Última atualização: 28. Februar 2025
Pontuação: 5/5 (56 avaliações)

O uso abusivo dos smartphones pode gerar transtornos psíquicos, como ansiedade e, posteriormente, depressão. O transtorno já tem um nome: nomofobia, medo de ficar sem o celular. Longe do aparelho, o indivíduo fica ansioso, com a sensação de estar perdendo informações importantes, ou ainda excessivamente entediado.

Quais problemas o uso excessivo do celular causa?

O uso excessivo do celular nessa posição pode causar dores no pescoço, nos ombros e até mesmo dores de cabeça. Psicológicos: o uso excessivo do celular pode causar dependência no mundo virtual, ficando refém de curtidas e comentários. Esse escape pode causar também depressão e ansiedade.

O que acontece se ficar muito tempo na frente do celular?

Além da dificuldade de enxergar, isso pode causar desconforto, cansaço e dor de cabeça. Espasmo acomodativo: é um tipo de contração excessiva dos músculos dos olhos pelo uso em demasia da visão de perto exigido pelas telas dos eletrônicos. Pode provocar dor de cabeça aguda e intensa, além de visão embaçada.

O que acontece se ficar 6 horas no celular?

Inflamação. Fadiga visual. Dor de cabeça e nos olhos. Visão embaçada.

Como o uso excessivo do celular afeta o cérebro?

Além disso, a dependência do smartphone para atividades de busca e armazenamento de informações pode reduzir a capacidade do cérebro de processar e consolidar o conhecimento de forma profunda e significativa.

Afinal, Celular Faz Mesmo Mal Para a Visão? | Dr. Rafael Freitas

37 questões relacionadas encontradas

Quais os riscos excessivos dos celulares na vida dos jovens?

Consequências do uso excessivo de celulares

A saúde mental dos jovens também é um tema de preocupação. Estudos sugerem que a superexposição ao uso de celulares pode afetar adversamente a saúde mental, potencialmente levando a problemas como ansiedade, depressão e déficit de atenção.

O que é transtorno de tela?

Tal patologia pode ser definida como o uso abusivo de telas, tais como, celular, televisão, computador, jogos eletrônicos, entre outros dispositivos (ABREU, 2013).

Quais são as doenças causadas pelo uso do celular?

Conheça os 6 principais problemas causados pelo uso excessivo do celular:
  • 1) Problemas psicológicos: Devido problemas no cotiado, algumas pessoas deixam de viver a realidade para se prender ao mundo virtual. ...
  • 2) Insônia ou distúrbios do sono: ...
  • 3) Estética: ...
  • 4) Complicações oculares: ...
  • 5) Infecções: ...
  • 6) Problemas de postura:

O que fazer para tirar o vício do celular?

Como Vencer o Vício por Celulares
  1. Fazendo uma “dieta” de uso do celular.
  2. Monitore o uso do próprio celular.
  3. Crie um plano para o uso do celular.
  4. Ofereça recompensas a si próprio por passar menos tempo usando o smartphone.
  5. Comece lentamente.
  6. Guarde o smartphone.
  7. Tire férias do seu celular.

Quantas horas de tela por idade?

Crianças de dois a cinco anos devem se expor a uma hora por dia a celulares e tablets; entre seis e dez anos, o tempo aumenta para duas horas diárias e, para os maiores, a orientação é de até três horas por dia. Todo esse tempo deve ser acompanhado por um adulto.

Qual o tempo máximo para ficar no celular?

Qual o tempo máximo para ficar no celular? Mas falando sério, os especialistas recomendam limitar o tempo de uso do celular a cerca de duas horas por dia, para evitar problemas de saúde física e mental, como a fadiga ocular, dor de cabeça, sedentarismo, problemas de sono e até mesmo a dependência tecnológica.

Quais são os sintomas de vista cansada?

Outros sintomas de Vista Cansada
  1. Dor ao redor dos olhos;
  2. Ardência;
  3. Vermelhidão e lacrimejamento;
  4. Fadiga ocular;
  5. Dores de cabeça.

Porque o celular da dor de cabeça?

Ficar muito tempo no celular dá dor de cabeça porque faz os nossos olhos trabalharem mais: o contraste, a presença de brilho, o tamanho das letras, os reflexos… Tudo isso exige muito da visão, principalmente quando o contato com esses elementos é prolongado1.

Como a nomofobia começa?

Você se sente ansioso, pensa que está incomunicável, pode começar a suar, ter taquicardia, e até sentir tremores. Essas sensações, juntas ou isoladas, são mais comuns do que a gente imagina. E a esse medo de ficar incomunicável pela falta do celular, e todas as sensações que ele causa, se dá o nome de nomofobia.

Qual é o nome dado a pessoa viciada em celular?

Nomofobia é uma doença cada vez mais comum, mas que pouca gente conhece. Quanto você não consegue deixar o celular ou o computador, cuidado, você pode estar sofrendo de dependência do seu dispositivo eletrônico.

O que é a nomofobia?

Muitos devem desconhecer o significado de nomofobia, mesmo convivendo com ela diariamente. Essa palavra significa o medo irracional de ficar sem o seu celular ou ser impedido de usá-lo por algum motivo, como ausência de conexão à internet ou bateria fraca.

Como se curar de um vício?

Um vício pode ser reduzido (e até eliminado) tendo consciência dos seus comportamentos, diminuindo aos poucos a dose do hábito e, principalmente, fazendo psicoterapia e acompanhamento médico.

Como tirar o vício das telas?

Como evitar o vício em telas em um mundo hiperconectado
  1. As tecnologias servem-se de quem não impõe limites.
  2. Ambiente digital promove um prazer viciante.
  3. Livre-se do vício em telas: observe seu comportamento.
  4. Investigue suas emoções e saia do automático.
  5. Dependência é sinal de outros transtornos.

Como o uso excessivo da tecnologia pode afetar a saúde física e mental?

O excesso de uso das redes sociais, também irá contribuir para a baixa autoestima, pela comparação do físico e da classe social que tem em relação a outras pessoas. O que resulta, na maioria das vezes, em distúrbios alimentares, como a bulimia, que pode resultar em graves danos no organismo.

Quais são os sintomas de tela?

Como podemos ver, os principais impactos do uso excessivo das telas são psicológicos. Essa dependência que desenvolvemos com a tecnologia, em longo prazo, desenvolve sintomas de ansiedade, solidão, irritabilidade, falta de sono, etc.

O que as telas fazem com o cérebro?

Segundo o novo trabalho, a exposição a telas provoca alterações anatômicas no córtex pré-frontal (que é responsável pelo raciocínio), no lobo parietal (interpreta sinais táteis), no lobo temporal (relacionado a memória e linguagem) e no lobo occipital (que processa sinais visuais).

Como as telas afetam o cérebro?

O excesso de estímulos visuais e auditivos pode prejudicar a capacidade de concentração e de memorização. Isso pode ser especialmente grave em crianças e adolescentes, que estão em fase de desenvolvimento cerebral e podem ter seu aprendizado comprometido pelo uso excessivo do celular", explica o neurocirurgião.

Como o uso excessivo de celular impacta o cérebro da criança?

Crianças que usam mais o celular podem ter déficit de memória e compor- tamento impulsivo. Conclusões: Não está comprovado que a exposição à radiação dos celulares, pré ou pós-natal, dentro dos limites de segurança para humanos, induz dano ao desenvolvimento do sistema nervoso central.

É perigoso dormir com celular perto da cabeça?

Outra polêmica relacionada ao uso do celular é o perigo de dormir com o aparelho próximo à cabeça. Alguns acreditam que a radiação emitida pelo celular durante a noite pode afetar o sono e causar problemas de saúde. No entanto, não há evidências científicas que comprovem essa afirmação.

O que a ansiedade pode causar nos olhos?

Dores de cabeça, sensação de vista cansada, visão turva, coceira e ardência, ressecamento dos olhos, também são sinais de alerta. Eles podem aparecer tanto em pessoas com altos níveis de estresse, quanto em pacientes com um quadro de fadiga ocular, popularmente conhecida como vista cansada.

Artigo anterior
Como saber que tipo de asma tenho?
Artigo seguinte
Qual o clima da vegetação floresta equatorial?