Quais as ações que não prescrevem?

Perguntado por: Simão Nuno Araújo de Branco  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (61 avaliações)

Não prescrevem as ações que tratam sobre:
  • 3.1 Direitos de Personalidade. ...
  • 3.2 estado da pessoa. ...
  • 3.3 Bens públicos. ...
  • 3.4 Direito de família. ...
  • 3.5 Pretensão do condômino. ...
  • 3.6 Anulação de inscrição de nome empresarial. ...
  • 3.7 AÇÃO MERAMENTE DECLARATÓRIA.

Quais são as ações imprescritíveis?

AÇÕES IMPRESCRITÍVEIS

Esse grupo, entre outros, é o que abriga os direitos da personalidade, decorrentes do princípio da dignidade da pessoa humana. São direitos relativos à vida, à liberdade, à honra, ao nome e à nacionalidade. Estes direitos decorrem do princípio da dignidade da pessoa humana.

Em que casos não ocorre a prescrição?

Segundo o art. 199, não ocorre prescrição pendendo condição suspensiva, não estando vencido o prazo ou pendendo ação de evicção. O artigo 200 do CC estabelece que não correrá a prescrição antes da respectiva sentença definitiva, quando a ação originar de fato que deva se apurado no juízo criminal.

Quais são as pretensões que não prescrevem?

A prescrição é a regra, a imprescritibilidade, a exceção. Por fim, as pretensões que são imprescritíveis,são as que versem sobre: a) Os direitos da personalidade, como a vida, a honra, o nome, a liberdade, a intimidade, a própria imagem, as obras literárias, artísticas ou científicas etc.

Quais são os casos de interrupção do prazo prescricional?

A interrupção da prescrição se dá com o despacho do juiz que ordena a citação, se o demandante promover no prazo e na forma da lei processual. E, sendo válida, retroage à data da propositura da ação (artigos 202, inciso I do Código Civil e 219, § 1º do CPC de 1973).

5 AÇÕES nas quais eu NÃO INVISTO de jeito NENHUM

19 questões relacionadas encontradas

Quais as hipóteses de suspensão e interrupção da prescrição?

Na suspensão, o prazo prescricional já se iniciou e ao tornar a correr, leva-se em conta o período anteriormente transcorrido. Na interrupção, o prazo prescricional também já se iniciou, mas, ao tornar a correr, o prazo recomeça do zero.

Quais as hipóteses de interrupção da prescrição tributária?

O Código Tributário Nacional determina que são causas de interrupção do prazo prescricional : I – o despacho do juiz que ordenar a citação em execução fiscal II – o protesto judicial; III – qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; e IV – qualquer ato inequívoco ainda que extrajudicial, que importe em ...

O que prescreve em três anos?

Conforme disciplina o artigo 22, parágrafo único, da Lei nº 8.935/1994 e art. 206, § 3º, V, do CC/02, prescreve em 3 (três) anos a pretensão de reparação civil (ajuizamento da ação regressiva) contra ato praticado por tabelião no exercício da atividade cartorária. 2.

São direitos imprescritíveis?

Os direitos da personalidade, ou seja, o nome, a honra, a moral, a dignidade da pessoa humana e a integridade física, segundo as doutrinas, são direitos natural- mente imprescritíveis, pois, como são indisponíveis, não podem convalescer, não se extinguem pelo uso e pelo decurso do tempo, nem pela inércia na pretensão ...

Quais são os efeitos da decadência?

A decadência é a extinção do direito potestativo em virtude de seu não exercício durante tempo concedido pelo ordenamento jurídico. Difere da prescrição, porque esta atinge a pretensão, mas não o direito. A decadência produz, consequentemente, o mais forte efeito de desconstituição em virtude da inércia ou do não uso.

O que são causas impeditivas da prescrição?

as causas impeditivas da prescrição são as circunstancias que impedem que seu curso inicie e, as suspensivas,as que paralisam temporariamente o seu curso; superado o fato suspensivo, a prescrição continua a correr, computado o tempo decorrido antes dele.

São exemplos de prescrição?

Exemplo de prescrição

De início, o funcionário não move ação contra a empresa, mas, dez anos depois, resolve entrar com uma ação reclamando o dinheiro que lhe é devido pela empresa. O juiz negará seu pedido mesmo o empregado tendo razão, pois seu prazo para entrar como uma ação prescreveu.

Quais são as causas suspensivas interruptivas e impeditivas da prescrição?

As causas impeditivas são aquelas que não permitem que o prazo comece a correr, como por exemplo o artigo 440 da CLT que determina que “Contra menores de 18 anos não ocorre nenhum prazo prescricional"....Já as causas suspensivas são aquelas onde o prazo prescricional já começou a correr, mas é congelado enquanto a ...

São imprescritíveis as ações referentes a bens públicos?

As ações referentes a bens públicos de qualquer natureza, que são imprescritíveis; As que protegem o direito de propriedade, que é perpétuo. O direito de família no que concerne à questão inerente ao direito à pensão alimentícia, à vida conjugal, ao regime de bens. Todas as ações são prescritíveis.

O que diz o artigo 206 do Código Civil?

V - a pretensão dos credores não pagos contra os sócios ou acionistas e os liquidantes, contado o prazo da publicação da ata de encerramento da liquidação da sociedade. § 2º Em dois anos, a pretensão para haver prestações alimentares, a partir da data em que se vencerem.

O que é ato imprescritível?

Atos nulos são imprescritíveis quando verificada a existência de vício insanável ou ilegalidade no ato administrativo, segundo decisão do Superior Tribunal de Justiça.

Quais são as principais características dos direitos humanos?

Essas características gerais são: Historicidade; Universalidade; Relatividade; Irrenunciabilidade; inalienabilidade; Imprescritibilidade; Unidade, indivisibilidade e interdependência.

Quais são as características básicas dos direitos humanos?

Características dos Direitos Humanos
  • Historicidade. Os direitos humanos não nasceram em momento histórico único. ...
  • Universalidade. Os direitos humanos não se destinam apenas a grupos isolados, mas sim a todas as pessoas. ...
  • Essencialidade. ...
  • Inalienabilidade. ...
  • Inexauribilidade. ...
  • Imprescritibilidade. ...
  • Irrenunciabilidade. ...
  • Inviolabilidade.

Qual a diferença entre prescrição e decadência?

“A prescrição é a extinção da pretensão à prestação devida – direito esse que continua existindo na relação jurídica de direito material – em função de um descumprimento (que gerou a ação). A decadência se refere à perda efetiva de um direito pelo seu não exercício no prazo estipulado”.

O que é o prazo de prescrição?

Os prazos de decadência se apresentam em dias, meses e até em anos. Já a prescrição é a perda da pretensão ao exercício do direito de ação, ou seja, significa dizer que o titular do direito deixou passar o prazo para agir, realizar determinado ato.

Pode cobrar uma dívida depois de 5 anos?

A pontuação é formada pelo histórico financeiro do consumidor. Assim, quanto mais tempo uma dívida ficar pendente, menor vai ser o score. Passados os cinco anos, quando a cobrança sumir dos órgãos de crédito, pode ser que a pontuação sofra algum aumento, mas o histórico inadimplente ainda vai ser considerado.

Quais são as hipóteses de exclusão do crédito tributário?

No direito tributário brasileiro, podemos nos deparar com duas hipóteses de exclusão do crédito tributário, quais sejam: isenção e anistia. A isenção consiste em uma norma infraconstitucional que exclui o crédito tributário, impedindo a incidência da norma de tributação.

Quais as causas de suspensão e as de interrupção do prazo prescricional da ação de cobrança do crédito tributário mencione os dispositivos legais?

c) Quais as causas de suspensão e as de interrupção do prazo prescricional da ação de cobrança do crédito tributário? (Mencione os dispositivos legais) Ocorre a interrupção do prazo prescricional pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução fiscal; pelo protesto judicial; por qualquer ato judicional que ...

Em que consiste a prescrição do artigo 168 e do art 174 CTN?

146-III-b da Constituição Federal, o instituto da prescrição está previsto no CTN, elencada em seu artigo 174 onde é expresso que a constituição definitiva do crédito tributário é o marco inicial do prazo prescricional de 5 anos para a ação de cobrança do crédito tributário.

Artigo anterior
Quais são as dez pragas?
Artigo seguinte
O que ataca o lúpus?