Quais os objetivos do tratamento da radioterapia?

Perguntado por: Márcio Micael Fernandes  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (43 avaliações)

O que é radioterapia? É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem.

Quais as 4 finalidades da radioterapia?

Pode ser aplicada para melhora da dor, redução de sangramento ou diminuição do efeito compressivo do tumor em órgãos adjacentes.

Quais são os objetivos da quimioterapia e da radioterapia?

Ao contrário da radioterapia, que tem ação restrita à região em que é aplicada, e da cirurgia, que remove um tumor de uma parte do corpo onde a doença foi encontrada, a quimioterapia atua de forma sistêmica, ou seja, alcança as células cancerígenas em qualquer região do corpo.

Quais são os benefícios da radioterapia?

O tratamento de radioterapia é altamente eficaz contra diferentes tipos de câncer. A técnica, que consiste em atacar o tumor diretamente usando radiação ionizante, é responsável por 40% dos casos de cura da doença no mundo.

O que é mais forte a quimioterapia ou a radioterapia?

Entenda a diferença entre radioterapia e quimioterapia

A quimioterapia, como já dissemos, apresenta sintomas e efeitos colaterais mais agressivos, que vão desde enjoo, náuseas e cansaço até a tão temida queda de cabelo, anemias e problemas de fertilidade.

Qual o Objetivo do Tratamento

26 questões relacionadas encontradas

O que a radioterapia faz com o tumor?

É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.

O que é a quimioterapia Qual o seu objetivo?

O que é quimioterapia? É um tipo de tratamento em que se utilizam medicamentos para combater o câncer. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que se espalhem.

O que é quimioterapia e radioterapia?

A quimioterapia é um tratamento que utiliza um determinado medicamento, aplicado por via venosa ou oral, e que vai agir no corpo inteiro. A radioterapia é um tratamento localizado em uma determinada região do corpo.

Quais são os benefícios da quimioterapia?

Alívio dos sintomas da doença

Como os quimioterápicos combatem as células doentes, reduzem os tumores e controlam a doença, eles aliviam os sintomas. Por isso, aumentam a qualidade de vida do paciente e proporcionam um pouco mais de bem-estar.

Qual a principal indicação do tratamento radioterápico?

A radioterapia tem como principal objetivo curar uma enfermidade que esteja presente ou evitar o seu reaparecimento após uma cirurgia. Além disso, pode ser utilizada para controlar sintomas, como sangramento e dores, causados pela presença de doença.

Quais os dois tipos de radioterapia?

Dependendo da maneira como é aplicada, a radioterapia pode ser interna, conhecida como braquiterapia, em que fontes de radiação são colocadas dentro do tumor ou ao seu redor, podendo assim permanecer temporária ou permanentemente; ou externa, a teleterapia, quando a fonte produtora de radiação está distante do paciente ...

Como a radioterapia age no corpo?

A radiação destrói as células cancerígenas, danificando seu DNA, as moléculas que contêm a informação genética, que destrói a sua capacidade de se dividir e se reproduzir.

Porque a quimioterapia não diminui o tumor?

A falta de eficácia ocorre se o tumor crescer ou tornar-se mais infiltrativo durante a neo-adjuvância, algumas vezes até impossibilitando a cirurgia. Por fim, a maioria dos pacientes apresenta-se com doença avançada, recidivada (que voltou) ou metastática (espalhada pelo corpo).

Quem faz quimioterapia pode sair?

Se o paciente se recuperar bem, pode retornar ao trabalho logo. Existem exceções e casos específicos nos quais pode ser solicitado que o paciente permaneça em repouso, embora isso seja menos comum.

Por que a quimioterapia faz cair o cabelo?

Como os cabelos estão em constante crescimento, a quimioterapia afeta sua raiz, levando a queda dos cabelos. Este é um efeito comum de medicamentos como as antraciclinas (doxorrubicina e epirrubicina), os alquilantes, como a ciclofosfamida e os inibidores de topoisomerase, como o irinotecan.

O que faz cair o cabelo quimioterapia ou radioterapia?

A queda de cabelo (alopecia) ocorre porque a quimioterapia afeta principalmente células que se multiplicam com frequência, como as do cabelo. O mais comum é ele começar a cair depois da terceira ou quarta sessão, e pode se soltar aos poucos ou em grandes tufos.

Quando a radioterapia é indicada?

Quando é indicada

A radioterapia é indicada para tratar ou controlar o crescimento de tumores benignos ou de câncer, podendo ser utilizada antes, durante ou após o tratamento com cirurgia ou quimioterapia.

Como é feito o procedimento de radioterapia?

A radioterapia externa é feita com um equipamento que emite radiação próximo ao paciente, direcionada a uma determinada área a ser tratada. Já a interna, ou braquiterapia, consiste no implante de um agente radioativo próximo à lesão, que emite radiação a curta distância diretamente sobre o tecido afetado.

Quais são as doenças tratadas com quimioterapia?

Agentes quimioterápicos também podem ser utilizados para o tratamento de doenças autoimunes, como a esclerose múltipla e a artrite reumatoide, além de ser usados também para a supressão de rejeições a transplantes diversos (imunossupressão).

Quais são os tipos de quimioterapia?

A quimioterapia pode ser classificada em curativa, adjuvante, neoadjuvante ou prévia e paliativa. A quimioterapia curativa é utilizada quando se pretende acabar com o câncer através apenas dessa técnica. Na adjuvante, espera-se acabar com possíveis células que ficaram após o tratamento cirúrgico.

Como são as sessões de quimioterapia?

Alguns regimes de quimioterapia são administrados com intervalos de 21 dias, 15 dias ou 1 semana. Existem ainda aqueles que são administrados a cada 28 dias. Antes de cada ciclo o paciente deve ser examinado pelo médico que avaliará a tolerância ao tratamento, bem como sua eficácia. A quimioterapia não causa dor.

O que acontece depois da radioterapia?

Cansaço: o paciente deve intercalar as atividades cotidianas com períodos de descanso. Algumas pessoas preferem se afastar do trabalho, outras trabalham menos horas no período de tratamento. Reação da pele: a pele que recebe radiação poderá coçar, ficar vermelha, irritada, queimada, tornando-se seca e escamosa.

Quem faz radioterapia fica com a imunidade baixa?

Mito. A imunidade, na maioria das vezes, não é alterada pela radioterapia. Durante tratamento, muitas vezes, nem mesmo é necessário a realização de exames de sangue periódicos, para verificar se houve dano a imunidade.

Quanto tempo dura os efeitos da radioterapia no organismo?

Os efeitos colaterais da radioterapia normalmente surgem após 2 ou 3 semanas do início do tratamento e podem permanecer por até 6 meses após o fim do tratamento e incluem náusea, vômito, febre e dores pelo corpo, além da queda de cabelo.

Quando o câncer não responde à quimioterapia?

Só para dar uma ideia, estudos revelam que 70% dos pacientes com câncer não respondem à quimioterapia. Ou seja: sete em cada dez pessoas com a doença estão recebendo um tratamento inadequado. E o pior é que elas estão, provavelmente, caminhando para perder a luta contra seus respectivos tumores.

Artigo anterior
O que diz a carta de São Tiago?
Artigo seguinte
Qual a pior inflação do mundo?