Quais animais têm desenvolvimento direto?
Perguntado por: Wilson Nunes de Vicente | Última atualização: 23. April 2025Pontuação: 4.7/5 (33 avaliações)
O desenvolvimento é dito direto quando o ser vivo mantém o mesmo aspecto ou estrutura desde seu nascimento até a fase adulta. Vários seres vivos possuem desenvolvimento direto, além dos seres humanos. Podemos citar, por exemplo, tartarugas, coelhos, cães, gatos, morcegos, bois e tantos outros.
Quais são os tipos de desenvolvimento dos animais?
Podemos classificar o desenvolvimento dos animais em direto e indireto. Nesse último caso, está relacionado aos processos de metamorfose.
Quais vertebrados possuem desenvolvimento indireto?
Os dois exemplos mais conhecidos de desenvolvimento indireto são a borboleta e os anfíbios, como o sapo.
Quais são os animais que passam pelo processo de metamorfose?
A metamorfose pode ser observada em moluscos, equinodermos, peixes, anfíbios e insetos, sendo esses dois últimos grupos os mais conhecidos por apresentarem essa forma de desenvolvimento. Nos organismos em que ocorre metamorfose, dizemos que esse desenvolvimento é indireto.
Quais animais têm desenvolvimento indireto?
Apresentação do PowerPoint. Os mosquitos e os pernilongos têm desenvolvimento indireto. Aquática e não tem asas.
Desenvolvimento Direto e Indireto
O que é um desenvolvimento direto?
O desenvolvimento é dito direto quando o ser vivo mantém o mesmo aspecto ou estrutura desde seu nascimento até a fase adulta. Vários seres vivos possuem desenvolvimento direto, além dos seres humanos. Podemos citar, por exemplo, tartarugas, coelhos, cães, gatos, morcegos, bois e tantos outros.
Qual é o tipo de desenvolvimento direto ou indireto?
Quando um organismo apresenta metamorfose, dizemos que ele possui desenvolvimento indireto. Aqueles que não sofrem essas transformações apresentam o que chamamos de desenvolvimento direto, como é o caso dos seres humanos.
Qual é o tipo de desenvolvimento dos anfíbios?
Os anfíbios são animais conhecidos principalmente por sua dependência do ambiente aquático, onde vivem parte de sua vida e realizam sua reprodução. Esses animais apresentam a pele úmida, com a presença de glândulas, além de sofrerem metamorfose, sendo assim, possuem desenvolvimento indireto.
Qual é a classificação do Peixe?
Os peixes podem ser divididos tradicionalmente em dois grandes grupos: os peixes cartilaginosos (Chondrichthyes) e os peixes ósseos (Osteichthyes). Os peixes cartilaginosos recebem essa denominação por não apresentarem ossos formando seu esqueleto, o qual é constituído predominantemente de cartilagem.
Qual é o tipo de desenvolvimento dos mamíferos?
Os mamíferos são animais dioicos, ou seja, apresentam sexos separados. A fecundação nesses animais é interna, e o desenvolvimento é direto, não se observando, portanto, um estágio larval durante seu desenvolvimento. A maioria é vivípara, porém observa-se representantes ovíparos, sendo esse o caso dos monotremados.
Qual é a metamorfose do sapo?
A metamorfose dos sapos acontece em três fases: a fase do ovo, a fase do girino e, por fim, a fase adulta. Antes de começarmos a falar sobre a metamorfose, eu preciso começar lá no início, na reprodução dos sapos.
Quais insetos possuem metamorfose completa?
Neles ocorre uma metamorfose completa, com mudanças abruptas na forma do corpo. Como exemplo de insetos holometábolos, podemos citar as borboletas. No caso da borboleta, do ovo nasce uma larva, conhecida como lagarta. Durante essa fase, o animal se alimenta e vai aumentando de tamanho.
Como é o desenvolvimento da borboleta?
A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, larva (lagarta), pupa (ou crisálida) e adulto (imago).
Como é o desenvolvimento dos insetos?
Da eclosão do ovo surge uma larva que se transforma em pupa (crisálida), em seguida imago, atingindo o estágio adulto após sucessivas mudas (crescimento gradual com troca do exoesqueleto).
Qual é o tipo de desenvolvimento dos répteis?
Nos répteis o desenvolvimento é direto, não havendo estágios larvais e a maioria é ovípara, mas existem alguns lagartos e cobras que podem apresentar ovoviviparidade ou viviparidade. A ectotermia foi outra importante evolução deste grupo de animais que permitiu a independência em relação à temperatura.
Como é o desenvolvimento do sapo?
O processo, chamado de metamorfose, se faz em três etapas: girino, imago e adulto, porém, algumas espécies com o sapo-pulga e rãzinhas-da-mata apresentam desenvolvimento direto, ou seja, não passam pela fase de girino.
Qual é o tipo de desenvolvimento da mariposa?
Os lepidópteros são insetos holometabólicos, ou seja, sofrem metamorfose completa, com estágios de ovo, larva (lagarta), pupa (crisálida) e adulto (imago). Os adultos são totalmente diferentes das formas imaturas.
Qual o tipo de desenvolvimento do gafanhoto?
Os gafanhotos apresentam desenvolvimento hemimetábolo, com três fases: ovo, ninfa e imago. Dos ovos eclodem as ninfas, semelhantes aos adultos, mas sem asas ou órgãos reprodutores. Dias depois, elas sofrem a primeira muda, quando a cutícula que as reveste amolece e é trocada.
Qual o tipo de desenvolvimento do embrião do gafanhoto?
Os gafanhotos apresentam três estágios de desenvolvimento: ovo, ninfa e adulto. Caracterizam-se por apresentarem metamorfose incompleta, sendo o jovem (ninfa) muito similar ao adulto, porém menor e sem asas.
Qual é o processo de desenvolvimento dos animais?
O desenvolvimento animal é um processo contínuo, iniciando-se no zigoto e tendo no nascimento um ponto marcante. Quando os animais, ao nascer, diferem significativamente dos adultos considera-se que estes apresentam um desenvolvimento indirecto, passando por metamorfoses.
O que é ciclo direto?
Ciclo de vida direto ou monoxeno: parasitos que utilizam apenas um hospedeiro. Alguns parasitos de ciclo de vida direto e reprodução assexuada multiplicam-se por fissão, e um organismo se divide em dois idênticos. Ciclo de vida indireto ou heteroxeno: parasitos que necessitam de um ou mais hospedeiros intermediários.
Quais os 3 elementos que compõem um trabalho científico?
Como cortar uma imagem no ps6?