Quais animais fazem ecdise?

Perguntado por: Mauro Lopes Nascimento  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (25 avaliações)

Pertencem a este grupo os artrópodes, os nemátodes, os Nematomorpha, os Tardigrada, os Onychophora, os Loricifera, os Priapulida e os Cephalorhyncha. O processo da ecdise nos Ecdysozoa é controlado por hormonas chamadas ecdisteróides.

O que é ecdise artrópodes?

A muda ou ecdise é um processo pelo qual o exoesqueleto desprende-se periodicamente, permitindo o crescimento do animal, seguido da produção de um novo exoesqueleto.

Como ocorre a ecdise nos insetos?

MUDA OU ECDISE

A muda é um processo periódico onde ocorre a troca do exoesqueleto possibilitando o crescimento das lagartas do bicho-da-seda (Bombyx mori), e ocorre entre os instares larvais (figura 1). As lagartas de B. mori passam por cinco instares e quatro mudas.

Como ocorre o processo de ecdise dos répteis?

Durante a ecdise as células da camada intermediária se replicam para formarem uma nova epiderme com três camadas. Uma vez este processo esteja completo, a linfa se difunde para a área entre as duas camadas e enzimas são liberadas para formarem uma zona de clivagem.

Qual o hormônio da ecdise?

O mecanismo é ditado pela atuação de dois hormônios: o ecdisônio, que desempenha a função de estimular as células epiteliais a darem início ao processo de ecdise; e o hormônio inibidor de muda (MIH, do inglês, Moulting Inhibitor Hormone), que, como o próprio nome já elucida, age deforma contrária ao ecdisônio.

Fisiologia dos Insetos - Muda/Ecdise

34 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura a ecdise da cigarra?

Cada “casca” visível nas árvores corresponde a uma cigarra. A troca de esqueleto das cigarras pode ser vista por volta das 18h, quando os animais saem de baixo da terra e migram para o tronco das árvores. O processo de troca dura cerca de uma hora.

Quando a cigarra morre?

O tempo de vida de uma cigarra adulta é bastante curto, em geral algumas semanas. As fêmeas põem seus ovos e morrem logo depois. O canto das cigarras é justamente para que ocorra a reprodução. Já as ninfas vivem na terra por 1 a 17 anos (depende da espécie) se alimentando da seiva de raízes.

Quais são as fases da ecdise?

Podem-se distinguir quatro fases de muda: Pró-ecdise: fase anterior à muda, compreendendo toda a fase preparatória. Ecdise: rompimento e liberação do esqueleto antigo; é a muda propriamente dita. Pós-ecdise: fase logo após a muda, caracterizada pelo crescimento do animal e pelo gradual endurecimento do novo esqueleto.

Qual é a função da hemolinfa?

Os tecidos são banhados pela hemolinfa que funciona como um sistema de transporte de nutrientes, resíduos, hormônios e, às vezes, gases.

Qual é o animal que muda de pele?

Os camaleões, como outros lagartos e serpentes, trocam de pele regularmente. É que a membrana protetora desses répteis não acompanha o crescimento do animal, como acontece no homem. Com o tempo, vai ficando justa demais. O organismo libera então um hormônio que forma novo revestimento, mais largo.

Que quitina?

A quitina é um polissacarídeo constituído por um polímero de cadeia longa de N-acetilglicosamina. Insolúvel em água e córneo, é o precursor direto da quitosana. Ocorre naturalmente em diversos organismos, sendo o principal componente da parede celular dos fungos e do exoesqueleto dos artrópodes.

Quais as adaptações dos répteis para a vida terrestre?

Características como a impermeabilização da pele, a respiração pulmonar, a economia de água pela urina, a fecundação interna, os ovos com casca e os anexos embrionários (âmnio e alantoide) tornaram a maioria dos répteis bem adaptados ao meio terrestre, mesmo em habitats muito áridos.

Como ocorre a nutrição e excreção dos répteis?

Nos crocodilianos, o estômago apresenta moela com músculos bem desenvolvidos para auxiliar na trituração dos alimentos. As excretas são filtradas nos rins. Os répteis excretam ácido úrico, substância pastosa que contém pouca água, pela cloaca. A excreção de ácido úrico permite maior economia de água pelo animal.

Como a pele dos répteis possibilita a vida desses animais em um ambiente muito seco?

A pele dos répteis

Os répteis têm o corpo recoberto por uma pele seca e praticamente impermeável. As células mais superficiais da epiderme são ricas em queratina, o que protege o animal contra a desidratação e representa uma adaptação à vida em ambientes terrestres.

Que outras etapas há na vida desse inseto?

Analisando o ciclo de vida desses insetos, é possível notar algumas fases bastantes distintas: ovo, larva, pupa e adulto.

Que outras etapas Há na vida de um inseto?

O ciclo de vida da maioria dos insetos, como as borboletas, envolve um processo chamado metamorfose completa, que é dividida em quatro fases: ovo, larva, pupa e adulta. ... Alguns insetos passam por outro tipo de ciclo de vida, chamado metamorfose incompleta, com apenas três fases: ovo, ninfa e adulta.

Como são classificados os artrópodes?

Os artrópodes são classificados em três subfilos, sendo eles: Crustacea, Chelicerata e Uniramia. O Filo Arthropoda abriga os animais mais abundantes do planeta. Eles apresentam, como característica principal, o corpo articulado; coberto por esqueleto externo (exoesqueleto).

Como ocorre a muda em artrópodes?

Como ocorre a muda ou ecdise? A muda é um processo que ocorre nos artrópodes e é controlada por dois hormônios: a ecdisona e o hormônio inibidor da muda. Enquanto a ecdisona é responsável por estimular a ocorrência do processo, o hormônio inibidor da muda interrompe-o.

Como funciona o crescimento de artrópodes?

Ao crescer, os artrópodes precisam abandonar o esqueleto velho, pequeno, e fabricar outro, maior. Esse fenômeno é chamado muda ou ecdise e ocorre diversas vezes até cessar o crescimento na fase adulta. As carapaças deixadas por ocasião das mudas são as exúvias (do latim exuviae, "vestidos largados").

Como ocorre a circulação da hemolinfa?

A circulação se dá com o bombeamento da hemolinfa pelo coração: quando em diástole, o sangue é aspirado por meio de ostíolos (aberturas no vaso dorsal); a sístole, por sua vez, faz a hemolinfa fluir para frente pela aorta até a região da cabeça, fechando-se os ostíolos (GALLO, 2002).

Para que serve as quelíceras dos aracnídeos?

Os aracnídeos possuem um par de quelíceras (nas aranhas as quelíceras servem para injetar veneno) e também pedipalpos, que ajudam a espremer a presa. Além disso, os pedipalpos atuam como órgãos gustativos, ou seja, é através dessas estruturas que esses animais sentem o sabor dos alimentos.

Como é a respiração traqueal?

A respiração traqueal é comum em alguns artrópodes, como os insetos. Nesse tipo de respiração, a troca gasosa ocorre através de tubos ocos que se ramificam pelo corpo do animal e recebem o nome de traqueia. Essas estruturas comunicam-se com o exterior através de uma região conhecida como espiráculos.

Qual é o nome dado ao esqueleto dos insetos?

Exoesqueleto é uma estrutura de sustentação externa ou de revestimento, constituída por uma cutícula espessada e rígida presente em alguns animais, como insetos e crustáceos.

Quais são os cinco grupos em que se dividem os artrópodes?

Eles apresentam simetria bilateral, o corpo é segmentado, as suas extremidades são articuladas, além de contarem com um exoesqueleto quitinoso e resistente, que lhes confere proteção. Esses animais estão classificados em cinco grupos: insetos, crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes.

Por que as cigarras explodem?

Esse é um inseto bem popular pelo “canto” marcante dos machos e é comum as pessoas acreditarem que as cigarras explodem ao cantar demais, pois as “casquinhas” desses animais ficam presas em árvores. Porém, isso não é resultado de uma explosão e sim de um processo chamado muda ou ecdise.

Artigo anterior
O que é kW hora mês?
Artigo seguinte
Para que serve o pH no corpo humano?