Quais aços podem ser Nitretados?

Perguntado por: Leonardo Márcio Mendes Barros Maia  |  Última atualização: 21. September 2024
Pontuação: 4.8/5 (17 avaliações)

De modo geral, todo aço (ou ferro) pode ser nitretado. O que difere é o processo que anterior. Os aços de baixa-liga, por exemplo, podem passar pela nitretação na condição recozida.

Onde se aplica a nitretação?

A nitretação é amplamente utilizada em aplicações que exigem alta resistência à corrosão e ao desgaste superficial, como peças automotivas, engrenagens e componentes de máquinas.

Qual a dureza da nitretação?

As amostras foram temperadas em óleo após serem mantidas a 850 °C por vinte minutos. O reveni- mento ocorreu a 550 °C por duas horas. A dureza final das peças foi de 350HV. A temperatura de revenido foi escolhida em 550 ºC para evitar um revenimento significativo durante a nitretação.

Quais aços podem ser Cementados?

com alto limite de elasticidade, elevada resiliência, grande resistência mecânica e alto limite de fadiga.

Qual a diferença entre a cementação e a nitretação?

O processo de cementação, ao mesmo tempo em que apresenta a maior profundidade endurecida e a maior dureza superficial, apresenta também a maior deformação e o maior custo. O processo de nitretação líquida, por outro lado, apresenta o menor custo e a menor deformação, porém a menor profundidade endurecida.

Aços Ferramenta - Processo de Nitretação

42 questões relacionadas encontradas

O que é nitretação e onde é aplicada?

A nitretação é um processo aplicado em aços carbono, incluindo os aços ligados à Cr e Mo, a também os aços inoxidáveis. Geralmente, para os aços, é utilizado um forno com atmosfera de N2 para nitretação a plasma, ou NH3, quando a nitretação é a gás [1, 2].

Quais as vantagens da nitretação?

Vantagens da nitretação a gás sobre outras variantes são:
  • Controle preciso do potencial químico do nitrogênio na atmosfera de nitretação, controlando a taxa de fluxo de gás de nitrogênio e oxigênio.
  • Efeito completo de nitretação (pode ser uma desvantagem em alguns casos, em comparação com a nitretação a plasma)

Qual é o tipo mais comum de aço usado na cementação?

Aço 1020. O SAE 1020 é um dos aços carbonos mais comum e é principalmente usado para cementação.

Qual é a diferença entre o aço 1020 e 1045?

A dureza do aço ABNT 1020 foi em média de 15,5 rockwell C e a dureza do aço ABNT 1045 foi em média 31,5 rockwell C. Após os tratamentos termoquímicos, todos os corpos de prova aumentaram sua dureza, como pode ser observado na Tabela 1.

Por que os aços são Cementados?

A cementação é um processo termoquímico de tratamento superficial que consiste em adicionar carbono a um material metálico, geralmente o aço. O objetivo principal desse processo é aumentar a dureza superficial do material, conferindo maior resistência ao desgaste e à fadiga.

Como é feita a nitretação?

A técnica para a obtenção conduzida no processo de nitretação é obtida por meio da interseção combinada de nitrogênio, metal e calor. Uma vez submetido ao calor intenso, o nitrogênio se liga ao metal do aço. Quando o processo de nitretação é conduzido de maneira eficaz, o resultado obtido é uma liga muito rígida.

Qual a profundidade da nitretação?

A nitrificação pode ser realizada por métodos de banho de gás ou sal. A temperatura adequada para o trabalho é de 500ºC a 530°C, e sua duração varia de quarenta a noventa horas. A esta temperatura, o amoníaco (NH3) é decomposto e o nitrogênio na camada superficial da peça atinge uma profundidade de 0,15 mm até 0,80 mm.

O que aumenta a dureza do aço?

Além disso, o cromo contribui para a dureza e a resistência ao desgaste do aço. Como um elemento de liga poderoso, está presente em pequenas quantidades em certos aços estruturais. Sua adição é focada também em aumentar a temperabilidade do aço e a resistência ao escoamento do material.

O que é o aço d2?

O aço d2 é um aço indeformável, com teores elevados de carbono e cromo, temperável ao ar e também em óleo. Caracteriza-se por alta dureza e alta resistência ao desgaste, associadas à mediana tenacidade.

O que é nitretação virabrequim?

"A nitretação é um tratamento de imersão aonde a peça no caso o vira é imerso durante um certo período em um banho de cianatos e carbonatos de metais alcalinos,esse banho tem a função de elevar a dureza e a resistência térmica do metal o banho penetra até uma certa profundidade muitas retificas dizem q até a segunda ...

O que é nitretação a gás?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos! A nitretação gasosa é um tratamento termoquímico que busca adicionar nitrogênio na superfície de uma peça de aço por via gasosa. A adição de nitrogênio não só melhora a resistência ao desgaste da peça, como também melhora sua resistência à corrosão e à fadiga.

Quais são os 4 tipos de aço?

Conheça os principais tipos de ligas de aço e suas aplicações
  • Aço alto carbono: 0,50% a 2,11%
  • Aço médio carbono: 0,20% a 0,49%
  • Aço baixo carbono: 0,05% a 0,20%
  • Aço baixa liga: Até 5% de elementos aditivos.
  • Aço média liga: Entre 5% e 12% de elementos aditivos.
  • Aço alta liga: Acima de 12% de elementos aditivos.

Qual o aço mais duro do mundo?

A História do Tungstênio. Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.

Qual o melhor aço 8620 ou 1045?

No trabalho procuramos apresentar resultados a fim de demonstrar em quais parâmetros de usinagem o aço SAE 8620 obteve melhores resultados comparado ao SAE 1045 obtendo acabamento superficial, tendo em vista que o aço SAE 8620 tem melhor aplicação para cementação e maior resistência mecânica.

Como saber se o material é 1020 ou 1045?

Comumente associado erroneamente com o aço 1045, suas principais diferenças entre si são o seu percentual de carbono, enquanto o aço 1020 contem somente 0,2% de carbono, o aço 1045 contém 0,45%. O aço 1020 também não permite tratamento do aço como beneficiamento e têmpera.

Para que serve o aço 4140?

GENERALIDADES. O aço GGD 4140 é um aço para beneficiamento com temperabilidade média, ligado ao cromo e molibdênio, utilizado na fabricação de diferentes componentes mecânicos onde se deseja uma boa combinação de resistência mecânica média e resistência à fratura.

Qual o aço mais resistente 1020 ou 1045?

Deste modo, obtém-se a estrutura metaestável martensítica. O aço sae 1045 é mais duro que o aço sae 1020.

O que significa revenimento?

O que é revenimento? O revenimento é um processo de tratamento térmico realizado após a têmpera, no qual o material é aquecido a uma temperatura específica e depois resfriado lentamente. Esse processo visa reduzir a dureza excessiva e eliminar tensões internas causadas pela têmpera.

Como funciona a nitretação a plasma?

Na nitretação a plasma, descargas elétricas uniformes são realizadas na superfície da peça. Um pequeno arco elétrico é formado, como numa solda. Esta “ligação calórica” permite que o nitrogênio gasoso penetre na superfície do aço. Uma fina camada nitretada, a camada estrutural, então, é formada na peça.

O que é o recozimento do aço?

O recozimento de aço é um processo pelo qual peças confeccionadas nesse material têm a sua dureza reduzida. Esse procedimento nada mais é do que um tratamento térmico e também pode ser utilizado para normalizar materiais cujas tensões internas são resultados de processos de forjamento, trefilação ou laminação.

Artigo anterior
Como identificar oração principal é subordinada?
Artigo seguinte
Qual o código da Caixa Econômica poupança?