Como identificar oração principal é subordinada?

Perguntado por: Raúl Valente de Tavares  |  Última atualização: 21. September 2024
Pontuação: 4.9/5 (49 avaliações)

A oração principal é sempre incompleta, ou seja, alguma função sintática está faltando. As orações subordinadas desempenham a função sintática que falta na principal: objeto direto, indireto, sujeito, predicativo, complemento nominal... Ex.: O rapaz gostava / de que todos olhassem para ele.

Como saber se a oração é a principal?

A oração principal, então, é uma espécie de raiz da frase, de núcleo de onde se inicia a ideia. Já a oração subordinada é aquela que serve para completar ou para ampliar o significado da oração principal. Ou seja, a oração subordinada é aquela que sempre vai ter uma relação de dependência para com a oração principal.

Como separar a oração principal da oração subordinada?

- As orações subordinadas adjetivas explicativas vêm sempre demarcadas pela vírgula. Ex: Dom Casmurro, obra de Machado de Assis, é uma excelente opção de leitura. Oração principal | subordinada explicativa | oração principal. Geralmente, recomenda-se o uso da vírgula em todas as orações subordinadas adverbiais.

Como identificar a oração principal de um período?

Em um período, a oração principal é aquela que não depende de outra oração, ou seja, ela não exerce uma função sintática. No entanto, ela vem sempre acompanhada de oração que completa o seu sentido: Sonhei que estava em Paris. Nesse exemplo, a oração principal é: “Sonhei”.

O que é oração subordinada e exemplos?

É aquela que exerce a função de aposto de um termo da oração principal. Exemplos: Esse era meu maior receio: que você não aceitasse meu pedido de casamento. Não consigo aceitar uma coisa: você não ter comparecido à festa.

Dica Bizurada 28 (Oração Principal ou Oração Subordinada)

30 questões relacionadas encontradas

Como saber se é período composto por coordenação ou subordinação?

São chamados períodos compostos por coordenação aqueles em que as orações estão articuladas, mas não há dependência entre elas. O período composto por subordinação, por sua vez, possui orações articuladas, mas com uma relação de dependência.

Como separar as orações de um período?

# As orações coordenadas assindéticas são separadas entre si por meio da vírgula. Exemplo: O garoto chegou, guardou seus objetos, debruçou sobre a mesa sem nada dizer. # As orações coordenadas sindéticas separam-se por vírgulas, exceto as aditivas.

O que é uma oração subordinada adverbial que vem antes da principal?

As orações subordinadas adverbiais, tal como os advérbios, desempenham a função sintática de modificador. Assim, sempre que a oração subordinada adverbial antecede ou está intercalada na oração subordinante (principal), é isolada por vírgulas dado que não se encontra na sua posição canónica.

Como saber quais são as orações principais?

Nesse exemplo, a oração “Fui mal na prova” é a oração principal, já que é independente e tem sentido completo. Se ela aparece isolada, pode ser completamente entendida. Já a oração “apesar de ter estudado muito” é uma oração subordinada, pois não tem sentido completo caso apareça isolada de outra oração.

Quais os tipos de oração principal?

Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples. Quando coordenada ou subordinada, trata-se de período composto, isto é, há uma oração e, por isso, mais de um verbo ou locução verbal na estrutura sintática.

Como identificar os períodos?

O período é um enunciado com sentido completo construído por uma ou mais orações. Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.

O que é subordinação e coordenação exemplos?

A professora corrigiu as provas e ajudou os alunos que estavam com mais dificuldade. A oração “A professora corrigiu as provas” é uma oração coordenada e, portanto, tem sentido completo, bem como a oração “ajudou os alunos”. Já a oração “que estavam com mais dificuldade” é subordinada à “ajudou os alunos”.

É a oração que funciona como objeto indireto da oração principal?

C) Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta:

É a oração que funciona como objeto indireto da oração principal.

Quando uma oração é subordinada?

O “quando” trata-se de uma conjunção subordinativa temporal. Portanto, as orações subordinadas serão gramaticalmente classificadas conforme a função sintática - se são termos essenciais, integrantes ou acessórios, que exercerem em relação à oração principal.

Qual é a diferença entre coordenação e subordinação?

Coordenação: as orações são independentes, ou seja, possuem sentido sozinhas. Subordinação: uma oração depende da outra para ter sentido.

Como identificar uma oração subordinada reduzida?

Orações subordinadas desenvolvidas e reduzidas

Já as orações subordinadas reduzidas não possuem conectivo e seu verbo está no infinitivo, gerúndio ou particípio: Vejo o pássaro desaparecer na serra. Cantando, contou a sua história.

Como separar as orações de uma frase?

A vírgula é usada para separar orações independentes quando estão conectadas por uma conjunção coordenativa (como "e", "ou", "mas", "porque", etc.). Por exemplo: "Eu gosto de estudar, e ela prefere ler."

Como saber se a oração é subordinada adverbial?

As orações subordinadas adverbiais têm valor de advérbio no enunciado, tendo função de adjuntos adverbiais. Portanto, expressam ideia de causa, tempo, modo, condição etc. São classificadas de acordo com a conjunção que as introduz, gerando uma relação de sentido com a oração principal que acompanham.

Que conjunção inicia a oração subordinada?

As conjunções condicionais iniciam uma oração subordinada em que é indicada uma hipótese ou uma condição necessária para que seja realizada ou não o fato principal: Exemplos: Se, caso, quando, conquanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que.

Quando a oração subordinada adverbial vem antes da principal a vírgula é obrigatória?

* Não é obrigatório, mas é recomendável que se use a vírgula entre as subordinadas adverbiais e a oração principal. Exemplo: Como chovia muito naquele instante|, resolvemos não prosseguir.

Artigo anterior
Qual é o bairro mais pobre de Aracaju Sergipe?
Artigo seguinte
Quais aços podem ser Nitretados?