Precisa estar em jejum para fazer videolaringoscopia?

Perguntado por: Mélanie Cruz de Almeida  |  Última atualização: 8. Juli 2024
Pontuação: 4.5/5 (69 avaliações)

Não é necessário sedação, jejum ou a presença de acompanhantes, e geralmente o já sai do consultório com o resultado em mãos. O exame é realizado por meio de um aparelho endoscópico acoplado em um sistema de vídeo. Isso permite que sejam observadas e gravadas imagens do caminho percorrido para análise posterior.

Pode comer antes de fazer videolaringoscopia?

Para a realização da videolaringoscopia e da nasofibrolaringoscopia (ou exames endoscópicos da laringe e vias aéreas), existem três passos importantes. Em primeiro lugar, que o paciente mantenha jejum de duas horas, uma vez que o procedimento pode causar náuseas.

Qual o preparo para o exame videolaringoscopia?

O exame não exige preparo e o paciente pode voltar à sua rotina habitual logo após realizá-lo. Em adultos, ele é feito com um endoscópio rígido, de pequeno calibre e acoplado a uma microcâmera, introduzido pela boca.

Quanto tempo demora para sair o resultado da laringoscopia?

Em quanto tempo consigo saber o resultado? O resultado sai na hora. O exame detecta a presença de sulcos, fendas, nódulos e, principalmente, tumores da região avaliada. Para mais informações sobre o exame que avalia a cavidade nasal, a endoscopia nasal, clique aqui.

Qual a diferença de laringoscopia e videolaringoscopia?

Olá, boa tarde! Videolaringoscopia e laringoscopia em geral são nomes dados ao mesmo exame. Exame feito em consultório médico, sem anestesia (eventualmente apenas anestesia no nariz ou na garganta), pelo otorrinolaringologista, que mostra base da língua, epiglote, cordas vocais tudo isso dinamicamente, em movimento.

Preparo para o exame de laringoscopia | Dr. Arthur Vicentini CRM 154.086

22 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura um exame de videolaringoscopia?

A videolaringoscopia é um exame que não requer jejum, pode ser realizado no consultorio do seu otorrino e geralmente demora em torno de 2 a 4 minutos.

Quando solicitar videolaringoscopia?

Entre as indicações clínicas, a videolaringoscopia é usada para auxiliar no diagnóstico de lesões orgânicas ou funcionais da orofaringe, hipofaringe e laringe, especialmente, das cordas vocais, em casos de: – Rouquidão; – Tosse; – Disfagia (dificuldade para engolir);

Precisa de anestesia para laringoscopia?

O exame é realizado sob anestesia tópica e sedação leve (quando necessário) com um aparelho flexível, que é introduzido preferencialmente pelo nariz, sendo examinadas, gravadas e fotografadas as estruturas de transição da rinofaringe, orofaringe e laringe.

O que pode ser detectado na laringoscopia?

Sendo útil para diagnosticar lesões orgânicas ou funcionais localizadas na cavidade oral, orofaringe, hipofaringe, laringe e cordas vocais. A laringoscopia é uma ferramenta útil no diagnóstico de lesões orgânicas ou funcionais localizadas na cavidade oral, oral, orofaringe, hipofaringe, laringe e cordas vocais.

Pode fazer videolaringoscopia com a garganta inflamada?

Pode sim. Não há restrição para realização deste exame em virtude de resfriado, no entanto, seria prudente informar ao seu otorrino a existência do resfriado, já que pode haver algumas alterações agudas na laringe em virtude do processo inflamatório decorrente da gripe e isso afetaria o resultado do exame.

Quem pode solicitar videolaringoscopia?

A videolaringoscopia pode ser realizada gratuitamente pelo SUS, desde que tenha indicação médica, mas também pode ser realizada em clínicas particulares, e os resultados devem ser analisados pelo otorrinolaringologista.

Quais os exames para detectar câncer de garganta?

Exame de laringoscopia

É um método em que o médico utiliza um endoscópio — aparelho com uma câmera na extremidade — para visualizar áreas que não são vistas no exame físico.

Qual exame detectar calo nas cordas vocais?

Para investigar alterações nas pregas vocais e possíveis doenças, os profissionais da voz podem fazer o exame de estroboscopia laríngea, também conhecido como videolaringoestroboscopia ou videoestroboscopia da laringe.

Como é feito o exame de Videonasolaringoscopia?

Saiba mais sobre o exame de videonasolaringoscopia

É possível conseguir imagens da mucosa e demais estruturas da região através da introdução, pelas vias nasais, de um aparelho chamado endoscópio. Os tubos do aparelho são de fácil adaptação aos locais que passa, sem que cause grandes incômodos ao paciente.

Como é feito o exame videolaringoscopia flexível?

A Videolaringoscopia com ótica flexível é um exame realizado pela introdução de fibra óptica flexível, que pode variar entre 2,7 a 4mm, nas fossas nasais. Assim como a Videolaringoscopia ótica rígida, é indolor, mas pode causar algum desconforto. Nesse caso, é recomendado o uso de um anestésico local.

Para que serve o exame de videolaringoscopia?

A videolaringoscopia é utilizada para diagnosticar ou acompanhar a evolução de doenças como nódulos ou pólipos nas cordas vocais. Além de laringites crônicas, cistos intracordais, sulcos vocais, edema de Reinke, papilomatose laríngea, paralisias, leucoplasias e neoplasias.

Quais são os sintomas de tumores na garganta?

GARGANTA
  1. Mudanças na voz (“como se tivesse uma batata na garganta”)
  2. Dificuldade para engolir ou sensação de que alguma coisa está presa na garganta.
  3. Irritação da garganta que não passa.
  4. Dor de ouvido.
  5. Caroço no pescoço.
  6. Tosse.
  7. Dificuldade para respirar.
  8. Perda de peso inexplicável.

Quais são os sintomas do câncer de laringe?

Rouquidão, irritação da garganta, nódulo no pescoço e tosse constante são alguns dos sintomas.

Quem pede laringoscopia?

O exame deve ser realizado apenas por profissionais habilitados como o otorrinolaringologista, que é capaz de manusear o aparelho de forma correta, averiguar e identificar possíveis anormalidades presentes na região examinada.

Como o otorrino examina a garganta?

Nasofibroscopia: durante o procedimento, um endoscópio maleável é introduzido pelo nariz para examinar a nasofaringe (parte superior da garganta que fica atrás do nariz) e áreas próximas.

Como é para fazer o exame de Videolaringoestroboscopia?

Para evitar o incômodo e reduzir os refluxos, é aplicado um anestésico local em spray na garganta. Em alguns casos, inclusive, o exame pode ser realizado pelo nariz, levando o aparelho até a região da laringe. Antes de realizar o exame, não é necessário fazer nenhum preparo especial.

Qual o primeiro sinal de câncer de garganta?

Para resumir, os sinais de câncer na garganta mais comuns incluem:
  • Presença de uma ferida ou inchaço persistente;
  • Dificuldade para engolir;
  • Alterações na voz ou rouquidão;
  • Perda de peso inexplicada;
  • Dor de ouvido persistente.

É possível detectar o câncer pelo hemograma completo?

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Qual o nome do exame que detecta câncer em qualquer parte do corpo?

Biópsia. A biópsia é um procedimento que é usado para diagnosticar o câncer em qualquer parte do corpo.

Artigo anterior
O que é um objeto real e virtual?
Artigo seguinte
Como ser designer 3D?