Porque tomar vitamina D uma vez por semana?

Perguntado por: Cristiano Cláudio Azevedo  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 5/5 (59 avaliações)

Para a maioria das mulheres, 800 a 1.000 UI de vitamina D por dia é o suficiente para normalizar o metabolismo dos ossos. Se o nível de vitamina D estiver abaixo de 30 ng/ml, a deficiência pode ser corrigida com altas doses — 50.000 UI de vitamina D em dose única uma vez por semana, durante seis a oito semanas.

Quanto tomar de vitamina D por semana?

  1. Para adultos, doses de manutenção variam entre 400 e 2.000 UI/dia, a depender da exposição solar e da coloração da pele;
  2. Para idosos, as doses recomendadas variam de 1.000 a 2.000 UI/dia ou 7.000 a 14.000 UI/semana, também de acordo com o grau de exposição ao sol e à cor da pele;

O que acontece se tomar vitamina D sem necessidade?

O principal risco é o desenvolvimento de hipercalcemia (elevação do nível de cálcio no sangue), o que pode levar especialmente a danos neurológicos e renais. Casos mais graves, com hipercalcemia severa, pode levar a insuficiência renal aguda e, inclusive, necessidade de diálise.

Quais são os sintomas causados por falta de vitamina D?

Falta de energia

A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.

Qual o tempo mínimo para reposição da vitamina D?

A reumatologista ressalta ainda que o estoque de vitamina D necessário não é reposto com rapidez. “Pode demorar semanas ou alguns meses”, observa. “Assim, uma nova dosagem de vitamina D deve ser feita após pelo menos três meses desde o início da suplementação”, recomenda.

MÉDICO REVELA A DOSE IDEAL DE VITAMINA D | Dr. Gabriel Azzini

17 questões relacionadas encontradas

Como aumentar a vitamina D rapidamente?

A vitamina D é obtida principalmente por exposição à luz solar.
...
10 alimentos com alto teor de vitamina D
  1. 1 – Óleo de fígado de bacalhau. ...
  2. 2 – Bife de fígado. ...
  3. 3 – Gema de ovo. ...
  4. 4 – Atum. ...
  5. 5 – Sardinha. ...
  6. 6 – Salmão selvagem. ...
  7. 7 – Queijo fortificado. ...
  8. 8 – Cogumelos.

Quais as frutas que tem vitamina D?

Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.

Basicamente, a vitamina D está presente apenas em alimentos de origem animal. A única exceção são os cogumelos1, que, assim como os humanos, conseguem sintetizar o nutriente quando ficam expostos ao sol.

O que é bom para repor a vitamina D?

As principais fontes alimentares de vitamina D são os carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.

Pode tomar vitamina D por conta própria?

No entanto, a ingestão de grandes doses causa risco de intoxicação, podendo provocar aumento na captação intestinal de cálcio e levar à reabsorção tubular renal e óssea. Para evitar que isso aconteça, é importante seguir todas as recomendações médicas e nunca tomar suplementação por conta própria.

Quem não pode tomar vitamina D?

O suplemento de vitamina D não deve ser usado pelas crianças, mulheres grávidas ou em fase de amamentação, pessoas com aterosclerose, histoplasmose, hiperparatireoidismo, sarcoidose, hipercalcemia, tuberculose e por pessoas com insuficiência renal sem orientação médica.

Faz mal tomar vitamina D todo dia?

Com a quantidade suficiente de vitamina D no corpo, problemas como osteoporose são evitados. Porém, tudo que é demais estraga. O excesso de vitamina D, caracterizada por doses acima de de 100 ng/mL gera uma intoxicação que pode resultar em consequências graves, como a hipercalcemia, que é o excesso de cálcio no sangue.

Qual a quantidade de vitamina D que devemos ingerir por dia?

A dieta recomendada para a vitamina D é de 600 UI/dia para adultos com 70 anos ou menos e 800 UI/dia para pessoas com mais de 70 anos. O limite superior tolerável é de 4.000 UI/dia, acima desse nível o risco de efeitos tóxicos aumenta.

Qual a quantidade diária de vitamina D?

A ingestão alimentar de vitamina D para adultos e idosos varia de 600 a 800 UI (unidades internacionais) por dia, mas, nessas situações, doses bem maiores são administradas na rotina. Podemos classificar como alta a quantidade de vitamina D acima de 4000 UI e chamamos de megadose quando ela passa de 100 000 UI.

Pode tomar vitamina D 50.000 todos os dias?

Se o nível de vitamina D estiver abaixo de 30 ng/ml, a deficiência pode ser corrigida com altas doses — 50.000 UI de vitamina D em dose única uma vez por semana, durante seis a oito semanas. O limite seguro máximo para suplementação de vitamina D é de 2.000 UI por dia.

Quais sucos que contém vitamina D?

Suco de laranja

A laranja, uma das mais clássicas das frutas cítricas, não é apenas uma fonte rica em cálcio e vitamina C: ela também é rica em vitamina D! Com tantos nutrientes, o suco de laranja pode se tornar uma opção saudável e refrescante para incluir nos lanches – principalmente para a criançada.

Quais as verduras que tem vitamina D?

Legumes não são fontes de vitamina D. Aliás, esse nutriente não está disponível em nenhum tipo de vegetal, seja ele fruta, legume ou verdura. A maioria das fontes alimentares de vitamina D são de origem animal: peixes gordurosos e gema de ovo, principalmente ¹.

Como aumentar vitamina D naturalmente?

Para aumentar os níveis de vitamina D, é indicada a exposição ao sol de braços e pernas antes das 10 horas da manhã, durante 15 a 20 minutos, três vezes por semana, sem protetor solar, pois fatores de proteção acima de 8 já impedem a produção do nutriente pela pele, segundo Cristiane Perroni.

Quem tem pressão alta pode tomar vitamina D?

Um artigo publicado nesta segunda-feira na versão online do periódico JAMA Internal Medicine afirma que, ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o uso de vitamina D não diminui a pressão arterial. Por isso, sua suplementação não deve ser utilizada no combate à hipertensão.

Quais os benefícios da vitamina D para o coração?

No coração, tem influência no controle das contrações do músculo cardíaco, importante no bombeamento de sangue para o corpo. As células que fazem parte do sistema imunológico, como os linfócitos, têm receptores para a vitamina D, que atua no fortalecimento do sistema de defesa, auxiliando na prevenção de doenças.

O que pode causar o excesso de vitamina D no corpo?

Tomar altas doses de suplementos de vitamina D pode causar toxicidade por vitamina D. A intoxicação por vitamina D provoca níveis elevados de cálcio no sangue. A pessoa com intoxicação por vitamina D pode perder o apetite, sentir náuseas, vomitar e sentir fraqueza e nervosismo.

Quais são os sintomas do excesso de vitamina D no organismo?

Os primeiros sintomas de intoxicação com vitamina D são perda do apetite, náuseas e vômitos, seguidos por sede excessiva, aumento da emissão de urina, fraqueza, nervosismo e hipertensão arterial. O cálcio pode depositar-se em todo o organismo, especialmente nos rins, onde pode provocar lesões permanentes.

Quando a vitamina D é considerada alta?

Segundo a nota publicada pela Sociedade, até então o valor normal era acima de 30 ng/mL. Porém, atualmente estão sendo aceitos valores a partir de 20 ng/mL. Ainda segundo o comunicado, pacientes que estão entre as dosagens de 20 a 30 ng/mL não necessitam de reposição da vitamina.

Como saber se a vitamina D está alta?

Sintomas atrelados ao excesso de Vitamina D:
  1. Primeiramente, ocorre a perda de apetite, náuseas, vômitos, fraqueza, nervosismo e hipertensão arterial;
  2. Posteriormente, pode acontecer depósito de cálcio por todo o organismo, como por exemplo nos rins, vasos sanguíneos, pulmões e coração.

Quem tem problema no coração pode tomar vitamina D?

Esta pesquisa descobriu que a suplementação de vitamina D, durante 12 meses, dada a pacientes com insuficiência cardíaca e com níveis de vitamina D subnormais é segura, e que as medidas da função cardíaca mostraram alguma melhora”.

Qual a melhor vitamina para fortalecer o coração?

A B1 protege o músculo cardíaco. Já a B3 ajuda a reduzir os níveis de colesterol sanguíneo, enquanto a B6 atua como protetora cardiovascular. Para finalizar, as vitaminas B9 e B12 auxiliam na remoção de moléculas presentes no sangue que causam danos às artérias.

Artigo anterior
O que são as cores primárias e secundárias?
Artigo seguinte
Qual é o custo de mandar um foguete?