Porque tem que repetir o teste do pezinho?

Perguntado por: Joaquim Rodrigo de Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (55 avaliações)

O teste do pezinho exige repetição para esclarecer o primeiro resultado, quando suspeito de normalidade ou quando o teste é realizado antes de 48 horas de vida. Um resultado normal, mesmo no teste ampliado, não afasta a possibilidade de outras doenças neurológicas genéticas ou adquiridas.

É normal ter que refazer o teste do pezinho?

Se o bebê for prematuro, ou a mãe recebeu corticoide na gestação será necessário outra coleta com 1 mês de vida. Outra situação é e se o bebê recebeu transfusão de sangue após o nascimento, é indicado repetir o teste do pezinho após 90 dias de vida.

Quando da alteração no teste do pezinho O que pode ser?

O teste do pezinho promove o diagnóstico de diversas doenças, no entanto as principais são hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme e fibrose cística, já que podem trazer complicações para o bebê ainda no primeiro ano de vida caso não sejam identificados e tratadas.

Quantas vezes faz teste do pezinho?

Por ser rápido e pouco invasivo, o exame não causa riscos ao bebê. Bebês prematuros também podem fazer o exame. No entanto, são necessárias mais coletas: a segunda após 120 dias do nascimento e, em caso de transfusão de sangue, mais uma após 120 dias da última transfusão.

Pode fazer o teste do pezinho depois de 2 meses?

O teste do pezinho, para triagem neonatal, deverá ser realizado, preferencialmente, a partir do 3º até o 7º dia de vida (1,2). Nunca antes de 48 horas de vida, pois os resultados podem não ser confiáveis.

Recém-nascido - Teste do pezinho/ Resultados alterados

27 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo máximo para realizar o teste do pezinho?

O Teste do Pezinho é um exame simples, porém de grande importância para garantir o desenvolvimento saudável da criança. Para a sua maior eficácia, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) alerta que ele deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.

Como solicitar teste do pezinho ampliado?

O Teste Básico é gratuito e garantido por lei, disponível em todo o Estado de São Paulo. Para os testes MAIS, SUPER ou SCID e AGAMA, você deve consultar a disponibilidade na maternidade de sua preferência. O recém-nascido deve ter o Teste do Pezinho coletado ainda na maternidade.

Pode fazer o teste do pezinho com 7 dias?

Quem deve fazer o teste? Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento.

Qual é o valor do teste do pezinho?

Valor do teste: R$ 300,00 reais. O Teste do Pezinho Básico é coberto pelo SUS, por isso, se você realizá-lo nos postos de saúde não haverá nenhum custo.

Quais doenças são detectadas no teste do pezinho Master?

Teste do pezinho master
  • hipotireoidismo congênito;
  • fenilcetonúria e outras hiperfenilalaninemias;
  • anemia falciforme e diversas hemoglobinopatias;
  • fibrose cística;
  • hiperplasia congênita da suprarrenal;
  • deficiência de biotinidase;
  • hipotireoidismo congênito e deficiência de TBG (globulina ligadora da tiroxina T4);

Como saber o resultado do teste do pezinho?

Teste do Pezinho
  1. No início da página acessar o campo “RESULTADO DE EXAMES”. A seguir:
  2. No campo destinado ao LOGIN: digitar o número do cartão coleta que consta no verso do protocolo do teste.
  3. No campo destinado à SENHA: digitar a data de nascimento do paciente.
  4. Clicar em OK para visualizar o resultado.

O que significa quando o exame do pezinho da inconclusivo?

Um teste pode ser inconclusivo para uma das doenças ou para todas. Se for inconclusivo para as 4 doenças, provavelmente, isto significa que existe algum problema na técnica da coleta do sangue do calcanhar da criança, como uma amostra muito pequena de sangue.

O que significa corticoide no teste do pezinho?

O uso de remédios que contenham corticoide podem mostrar falsos negativos, ou seja, deixar de diagnosticar quem tem a doença. Após a realização do Teste do Pezinho, os pacientes com resultados positivos para as doenças são encaminhados para o Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN).

Qual a diferença do teste do pezinho do SUS é particular?

O teste do SUS rastreia apenas seis doenças congênitas, enquanto o da rede particular é mais abrangente e detecta o mal que acomete Theo e outras milhares de crianças”, afirma a jornalista. De acordo com o Ministério da Saúde, considera-se doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos.

Qual o melhor teste do pezinho?

Teste do Pezinho SUPER: é o único a triar 48 doenças e um dos mai​s completos testes de Triagem Neonatal existentes no mundo. Ele inclui em seu painel, além das dez doenças identificadas nos Testes do Pezinho Básico e MAIS, outros 38 diagnósticos realizados por meio da avançada tecnologia.

Qual o melhor e mais completo teste do pezinho?

Teste do pezinho MASTER

Com ele, é possível diagnosticar diversas patologias, sendo um dos mais completos testes de triagem neonatal existentes no mundo. Inclui em seu painel diagnósticos de aminoacidopatias, defeitos do metabolismo dos ácidos graxos e das acidemias orgânicas.

Porque o teste do pezinho deve ser realizado entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê?

A data para a coleta do teste do pezinho foi preconizada entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê, principalmente por causa do início muito rápido dos sinais e sintomas de três das seis doenças detectadas pelo Programa, como o hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita e fenilcetonúria.

Como tirar o teste do pezinho pela internet?

Passo 1: Acessar o menu AMARELO onde diz “Resultado Teste do Pezinho”. Passo 2: Digitar a Senha que pode ser encontrada na Ficha de Coleta ou no Informativo aos Pais. Lembre-se: Não utilizar pontos, vírgulas ou espaços. Passo 4: Clicar em RESULTADO.

Onde fazer o teste do pezinho completo?

Na 1ª visita do pediatra ao recém-nascido após o nascimento, ele entregará aos pais um folder do Teste do Pezinho onde existe uma solicitação e autorização em anexo, para que os exames opcionais sejam selecionados e possam ser realizados.

Qual teste do pezinho é oferecido pelo SUS?

Atualmente, o teste do pezinho realizado pelo SUS engloba seis doenças. São elas: o hipotireoidismo congênito; a fenilcetonúria; a anemia falciforme; a fibrose cística (também conhecida como mucoviscidose); a hiperplasia adrenal congênita; e deficiência de biotinidase.

Qual alteração foi realizada no teste do pezinho em 2021?

Na argumentação, os parlamentares ressaltam que, recentemente, foi editada a Lei nº 14.154, de 26 de maio de 2021, de iniciativa parlamentar, que promoveu o aperfeiçoamento do teste do pezinho. A principal alteração realizada foi o estabelecimento de um rol mínimo de doenças a serem rastreadas de forma escalonada.

O que é corticoides?

Os corticoides são uma classe de medicamentos anti-inflamatórios e imunossupressores, ou seja, são usados principalmente para suprimir os mecanismos de defesa do nosso corpo em casos de transplantes ou enxertos, por exemplo.

O que é doença falciforme no Teste do Pezinho?

É uma alteração herdada dos pais que afeta, diretamente, as células do sangue. Essa alteração é não uma doença. Mas, se duas pessoas com traço falcêmico se unem, seus filhos podem nascer com doença falciforme. Tanto o traço quanto a doença podem ser detectados através do Teste do Pezinho.

Como é feito o teste de anemia falciforme em Recém-nascidos?

A amostra de sangue para análise, é coletada do calcanhar do recém-nascido, por ser uma região rica em vasos sanguíneos e menos dolorosa para a criança, o que facilita a coleta. O exame leva apenas alguns minutos para ser realizado.

Como consultar teste do pezinho antigo?

  1. No primeiro campo, insira o Número do Filtro (número do código de barras) que consta no recibo do exame;
  2. No segundo campo, insira a Data de Nascimento da criança;
  3. Aperte ENTER ou clique em "Consultar".

Artigo anterior
Qual a maior torre de brinquedo do mundo?
Artigo seguinte
O que significa carnaúba em português?