Porque tem que fazer reposição hormonal?

Perguntado por: Alícia Antunes de Mota  |  Última atualização: 24. April 2024
Pontuação: 4.6/5 (74 avaliações)

A terapia de reposição hormonal é um tratamento eficaz para aliviar sintomas comuns que acompanham a menopausa – a lista inclui ondas de calor, ressecamento vaginal e mudanças de humor. Também é indicada para prevenir a perda óssea que ocorre a partir dessa fase e que, em longo prazo, pode levar à osteoporose.

O que pode acontecer se não fizer reposição hormonal?

Quem não pode fazer? A reposição hormonal é contraindicada para as mulheres com câncer de mama e endométrio. Além de alguns raros cânceres de ovário. Mulheres com alto risco de doença cardiovascular, acidente vascular cerebral e trombose também devem ser avaliadas antes de começar a terapia.

Como saber se é preciso fazer reposição hormonal?

“Quando a mulher começa a ter uma irregularidade menstrual, alguma queixa de ondas de calor ou alterações de humor, geralmente, é nessa fase que começamos a pensar em uma reposição hormonal”, explica a ginecologista Viviane Leite Oliveira, da Policlínica 3 de Taguatinga.

Quem deve fazer reposição hormonal?

Vale ressaltar que esse tipo de tratamento deve sempre ser conduzido por um médico especializado nesse tipo de terapia, geralmente ginecologistas e endocrinologistas.

Qual a vantagem de fazer reposição hormonal?

“A reposição hormonal traz vários benefícios, como a melhora na vida sexual, na cognição, na memória, a prevenção da osteoporose e osteopenia (perda de massa magra), aumento da força, ganho de massa muscular e, em alguns casos, a perda de peso”, exemplifica o especialista.

Existe REPOSIÇÃO HORMONAL NATURAL? | Dra Joele Leripio

37 questões relacionadas encontradas

Qual a idade para fazer reposição hormonal?

A reposição hormonal precisa ser iniciada no máximo em até dez anos após o início da menopausa ou até os 60 anos de idade, o que ocorrer primeiro. Depois disso, se a mulher ainda não faz uso de hormônios, os benefícios deste tipo de tratamento são menores que os riscos, então a TRH não é mais indicada.

O que acontece com a falta de hormônio feminino?

Já os sintomas da falta de estrogênio e progesterona, por sua vez, são os distúrbios do sono, cansaço excessivo, fogacho e ganho de peso. Além disso, sabe-se que a alteração hormonal provocada pela menstruação aumenta a ansiedade, a irritação e o risco de ter depressão.

Quanto tempo dura o tratamento de reposição hormonal?

não existe tempo limite padronizado para uso de terapia de reposição hormonal.

Qual o melhor remédio para reposição hormonal feminina?

Os estrógenos naturais – estradiol, estriol e estrona – são os mais utilizados na reposição hormonal.

Quanto custa um tratamento de reposição hormonal?

Quanto custa a terapia hormonal? Fazer a terapia hormonal não é caro, segundo a endocrinologista Ana Priscila: o custo dos medicamentos é a partir de R$ 120 mensais.

Qual exame para saber se preciso de reposição hormonal?

Hemograma é o nome do exame que possibilita mensurar e analisar a taxa hormonal no organismo. Por meio de uma amostra de sangue, é feito o exame de dosagem hormonal para diagnosticar eventuais anomalias na produção de determinados hormônios que vamos conferir no tópico a seguir.

Quais os exames necessários para fazer reposição hormonal?

“O controle é feito por exames complementares frequentes como hemograma, papanicolau (preventivo), mamografia, ultrassom de mama e transvaginal, além de densitometria óssea”, finaliza Dra. Christiane.

Quais são os efeitos colaterais da reposição hormonal?

Quais os efeitos colaterais da reposição? Os principais efeitos colaterais observados em pacientes que realizam reposição hormonal são sangramento vaginal de graus variados, inchaço, cefaleia, alterações do humor e dor na mama.

Qual a maneira mais segura de fazer reposição hormonal?

Reposição hormonal é mais segura pela via transdérmica.

Como fazer reposição hormonal aos 40 anos?

Existem diferentes formas de fazer a reposição hormonal depois dos 40 anos, uma delas é com o uso dos transdérmicos, como os géis, que são considerados mais fisiológicos, pois imitam de forma mais próxima a secreção hormonal natural do corpo.

Qual o alimento mais rico em estrogênio?

Oleaginosas e sementes
  • Pistache;
  • Avelã;
  • Nozes;
  • Castanha-da-Índia;
  • Sementes de linhaça (um dos alimentos que mais contêm estrogênio natural);
  • Gergelim;
  • Sementes de girassol;
  • Amêndoa;

Qual o melhor hormônio natural para menopausa?

A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

Quais os sintomas da falta de estrogênio?

Sintomas da falta de hormônio feminino:
  1. Um dos sintomas é a insônia, caracterizada pela intensa dificuldade para dormir.
  2. Outro sintoma que pode estar associado a falta de hormônio feminino é a má digestão.
  3. Portanto, é imprescindível o acompanhamento por um médico ginecologista para entender as raízes do problema.

Quem faz reposição hormonal pode voltar a menstruar?

No início da reposição hormonal, os sangramentos menstruais podem acontecer. Fique tranquila. Se você mantiver a reposição hormonal os sangramento irão parar, principalmente após o terceiro mês de uso.

Como saber se estou com algum problema hormonal?

Quais são os sintomas das alterações hormonais?
  1. Mudanças de humor;
  2. Fadiga;
  3. Ganho ou perda de peso;
  4. Problemas de pele, como acne;
  5. Irregularidades menstruais;
  6. Queda de cabelo;
  7. Alterações no apetite;
  8. Entre outros.

Como repor os hormônios femininos de forma natural?

Algumas formas de fazer reposição hormonal natural é utilizar plantas medicinais como a Erva-de-são-cristóvão ou o agnocasto, que possuem substâncias que ajudam a equilibrar os hormônios, e aliviar os sintomas da menopausa, como insônia, ondas de calor, suor noturno, ansiedade ou depressão, por exemplo.

Como é a dor da menopausa?

Dores da menopausa: para cada dor, um nome

Pode afetar qualquer articulação, mas é mais frequente em joelhos, mãos, coluna vertebral e região coxofemoral. Provoca inchaço, calor, limitação dos movimentos, rangidos e rigidez articular (quando a pessoa fica muito tempo sentada em uma cadeira, por exemplo).

Qual hormônio repor após os 40 anos?

Como funciona a reposição? O "culpado" pelas mudanças na vida da mulher durante o climatério e menopausa é o estrogênio. Então, a reposição desse hormônio melhora os sintomas, previne perda de massa óssea, diminui risco de doença cardiovasculares. "A molécula do estrogênio ativa a função da célula específica.

O que substitui a reposição hormonal na menopausa?

As mais usadas na menopausa são ricas em fitoestrogênios, que têm ações similares ao estrogênio no corpo, suavizando os desconfortos devido à falta do hormônio. “Existem várias plantas ricas em fitoestrogênios que podem contribuir muito para o desequilíbrio hormonal”, afirma Lívia.

Qual a idade média da menopausa?

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.

Artigo anterior
Qual a melhor pedra para saúde?
Artigo seguinte
Qual o valor do metro quadrado de construção acabado?