Porque proteja e com Jé proteger é com G?
Perguntado por: Isaac Amorim Domingues | Última atualização: 17. März 2022Pontuação: 5/5 (38 avaliações)
A forma correta de escrita da palavra é protege, com g. A palavra proteje, com j, está errada. Protege é a forma conjugada do verbo proteger na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele protege) e na 2ª pessoa do singular do imperativo (protege tu).
Que Deus os proteja ou que Deus os proteja?
Esse uso se torna generalizado: 'te' para lá e para cá, não importando que haja objeto direto ou indireto, ou que a frase não respeite a regra gramatical. Por isso, Deus o proteja se torna Deus lhe proteja ou Deus te proteja.
Como se conjuga o verbo proteger?
- Presente. eu. protejo. tu. proteges. ele/ ela/ você ...
- Pretérito Imperfeito. eu. protegia. tu. protegias. ...
- Futuro. eu. protegerei. tu. protegerás. ...
- Presente. que eu. proteja. que tu. protejas. ...
- Futuro. se eu. proteger. se tu. protegeres. ...
- Pessoal. eu. proteger. tu. protegeres. ...
- eu. protegeria. tu. protegerias. ele/ ela/ você
Qual é o certo proteja ou protega?
Proteja vem do verbo proteger. O mesmo que: defenda, resguarde, tutele, tutore, guarde, ampare, auxilie, ajude, defense.
Como se escreve Protegei-me?
protegei-me - Dicionário Online Priberam de Português.
Emprego de G ou J - Brasil Escola
O que é a protecção?
1. Acto ou efeito de proteger ou de se proteger. 3. Invólucro ou embalagem que protege.
O que significa no pretérito?
Passado, ou mais conhecido como Pretérito, que significa um ato que ocorreu um tempo antes do presente, ou seja, que passou, existem para o pretérito (passado) alguns tipos de classificações: Pretérito Perfeito, Pretérito Simples, composto; mais-que-perfeito e Pretérito Imperfeito.
Qual o correto Deus os abençoe ou Deus os abençoem?
A forma correta é Deus o/a abençoe.
O verbo abençoar necessita da regência direta sem preposição. E na linguagem coloquial também pode ser usado Deus te abençoe. É errado usar o pronome oblíquo lhe nesta situação, já que o pronome exerce a função de complemento indireto dos verbos.
Que Deus as proteja?
Deus: nos proteja da maldade disfarçada de coração florido, da raiva ornada de falsos sorrisos, do ódio disfarçado de amor, da gentileza camuflada de boas intenções. Senhor Deus nos proteja, guarde e guie. Nos abençoe a todo tempo e nos livre do malfeitor. Amém!
Vai é verbo transitivo?
O verbo "Ir" será Transitivo Indireto no sentidos de deslocar-se de um lugar a outro: Ele vai a São Paulo duas vezes por mês. (não há intenção de permanecer) Meu dentista foi para o Rio de Janeiro.
Vai é verbo imperativo?
Exemplos de uso do modo imperativo
Vai fazer o dever de casa.
Como colocar uma frase no pretérito?
Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Na terça-feira eu visitei meus avós paternos. Os alunos aprenderam essa matéria na semana passada. O primeiro dentinho da minha filha nasceu ontem.
Pode no pretérito?
Assim, a conjugação no presente do indicativo do verbo poder é: eu posso, tu podes, ele/ela pode, nós podemos, vós podeis, eles podem. E no pretérito perfeito do indicativo é: eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam.
Pode no passado?
Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.
O que é o mesmo que proteção?
2 salvaguarda, custódia, defesa, escudo, paládio, preservação, resguardo, segurança, socorro, tutela, tutoria, anteparo, contraforte, escolta, muro.
O que é uma proteção espiritual?
A Proteção Espiritual é uma das práticas mais importantes para proteção da casa e do lar. Isso porque ela permite afastar espíritos obsessores, energias negativas, pessoas invejosas e mal-intencionadas, e é capaz de gerar livramentos na vida das pessoas.
O que significa proteção divina?
A proteção divina desvia o caminho de balas, impede o desenvolvimento de doenças, repele as energias negativas, desviam o caminho dos acidentes. Se Deus está contigo, você não precisa temer, nada o atingirá. ... Ao fazer de Deus o seu refúgio e do Altíssimo a sua habitação, você verá que todas as sombras se dissiparão.
Vai ir e redundância?
No Brasil "eu vou ir" é considerado redundante e inadequado. "Vou" já é flexão do verbo "ir" portanto não há porque usar ambos. Usar "eu vou", embora no tempo presente, coloquialmente é usado para indicar ação que está para ocorrer. É muito mais popular que "irei".
Como identificar o verbo?
O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).
Qual Java instalar para PJe?
O que diz o artigo 455 do CPC?