Porque proteja e com Jé proteger é com G?

Perguntado por: Isaac Amorim Domingues  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 5/5 (38 avaliações)

A forma correta de escrita da palavra é protege, com g. A palavra proteje, com j, está errada. Protege é a forma conjugada do verbo proteger na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele protege) e na 2ª pessoa do singular do imperativo (protege tu).

Que Deus os proteja ou que Deus os proteja?

Esse uso se torna generalizado: 'te' para lá e para cá, não importando que haja objeto direto ou indireto, ou que a frase não respeite a regra gramatical. Por isso, Deus o proteja se torna Deus lhe proteja ou Deus te proteja.

Como se conjuga o verbo proteger?

Conjugação do verbo: proteger
  1. Presente. eu. protejo. tu. proteges. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. protegia. tu. protegias. ...
  3. Futuro. eu. protegerei. tu. protegerás. ...
  4. Presente. que eu. proteja. que tu. protejas. ...
  5. Futuro. se eu. proteger. se tu. protegeres. ...
  6. Pessoal. eu. proteger. tu. protegeres. ...
  7. eu. protegeria. tu. protegerias. ele/ ela/ você

Qual é o certo proteja ou protega?

Proteja vem do verbo proteger. O mesmo que: defenda, resguarde, tutele, tutore, guarde, ampare, auxilie, ajude, defense.

Como se escreve Protegei-me?

protegei-me - Dicionário Online Priberam de Português.

Emprego de G ou J - Brasil Escola

27 questões relacionadas encontradas

O que é a protecção?

1. Acto ou efeito de proteger ou de se proteger. 3. Invólucro ou embalagem que protege.

O que significa no pretérito?

Passado, ou mais conhecido como Pretérito, que significa um ato que ocorreu um tempo antes do presente, ou seja, que passou, existem para o pretérito (passado) alguns tipos de classificações: Pretérito Perfeito, Pretérito Simples, composto; mais-que-perfeito e Pretérito Imperfeito.

Qual o correto Deus os abençoe ou Deus os abençoem?

A forma correta é Deus o/a abençoe.

O verbo abençoar necessita da regência direta sem preposição. E na linguagem coloquial também pode ser usado Deus te abençoe. É errado usar o pronome oblíquo lhe nesta situação, já que o pronome exerce a função de complemento indireto dos verbos.

Que Deus as proteja?

Deus: nos proteja da maldade disfarçada de coração florido, da raiva ornada de falsos sorrisos, do ódio disfarçado de amor, da gentileza camuflada de boas intenções. Senhor Deus nos proteja, guarde e guie. Nos abençoe a todo tempo e nos livre do malfeitor. Amém!

Vai é verbo transitivo?

O verbo "Ir" será Transitivo Indireto no sentidos de deslocar-se de um lugar a outro: Ele vai a São Paulo duas vezes por mês. (não há intenção de permanecer) Meu dentista foi para o Rio de Janeiro.

Vai é verbo imperativo?

Exemplos de uso do modo imperativo

Vai fazer o dever de casa.

Como colocar uma frase no pretérito?

Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Na terça-feira eu visitei meus avós paternos. Os alunos aprenderam essa matéria na semana passada. O primeiro dentinho da minha filha nasceu ontem.

Pode no pretérito?

Assim, a conjugação no presente do indicativo do verbo poder é: eu posso, tu podes, ele/ela pode, nós podemos, vós podeis, eles podem. E no pretérito perfeito do indicativo é: eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam.

Pode no passado?

Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.

O que é o mesmo que proteção?

2 salvaguarda, custódia, defesa, escudo, paládio, preservação, resguardo, segurança, socorro, tutela, tutoria, anteparo, contraforte, escolta, muro.

O que é uma proteção espiritual?

A Proteção Espiritual é uma das práticas mais importantes para proteção da casa e do lar. Isso porque ela permite afastar espíritos obsessores, energias negativas, pessoas invejosas e mal-intencionadas, e é capaz de gerar livramentos na vida das pessoas.

O que significa proteção divina?

A proteção divina desvia o caminho de balas, impede o desenvolvimento de doenças, repele as energias negativas, desviam o caminho dos acidentes. Se Deus está contigo, você não precisa temer, nada o atingirá. ... Ao fazer de Deus o seu refúgio e do Altíssimo a sua habitação, você verá que todas as sombras se dissiparão.

Vai ir e redundância?

No Brasil "eu vou ir" é considerado redundante e inadequado. "Vou" já é flexão do verbo "ir" portanto não há porque usar ambos. Usar "eu vou", embora no tempo presente, coloquialmente é usado para indicar ação que está para ocorrer. É muito mais popular que "irei".

Como identificar o verbo?

O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).

Artigo anterior
Qual Java instalar para PJe?
Artigo seguinte
O que diz o artigo 455 do CPC?