Porque precisamos de plaquetas?

Perguntado por: Maria Doriana Lopes de Araújo  |  Última atualização: 20. Juni 2025
Pontuação: 4.7/5 (8 avaliações)

Qual a função das plaquetas no organismo? Elas desempenham função hemostática, isto é, capacidade de interromper fluxo sanguíneo quando um vaso é rompido. Nesse processo, a plaqueta age reparando lesões vasculares e impedindo que haja perda de sangue por meio de hemorragias.

Porque o paciente precisa de plaquetas?

Todo o processo dura cerca de 90 minutos. A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma, dentre outros.

É grave ter plaquetas baixas?

Quanto menor o número de plaquetas, maior será a propensão de sangrar. As pessoas que têm muito poucas plaquetas podem ter sangramento intestinal intenso ou apresentar hemorragia cerebral de risco à vida.

O que pode causar a queda de plaquetas?

Existem diversas causas para a redução das plaquetas no sangue, dentre elas: doenças como dengue, lúpus e leucemia; uso de remédios como anticonvulsivos, sedativos e hipnóticos; doenças relacionadas com a imunidade, como púrpura trombocitopênica e câncer.

O que pode causar as plaquetas baixas?

Plaquetas baixas é quando a contagem de plaquetas no sangue é inferior a 150.000 células/mm³ no exame de sangue. Isso acontece principalmente devido a infecções, uso de alguns remédios ou doenças relacionadas com a imunidade, como púrpura trombocitopênica ou câncer, por exemplo.

Socorro, minhas plaquetas estão baixas!

18 questões relacionadas encontradas

Qual doença afeta as plaquetas?

Púrpura trombocitopênica imunológica é uma doença autoimune que se caracteriza pela destruição das plaquetas, células produzidas na medula óssea e ligadas ao processo de coagulação inicial do sangue. O nome da doença está diretamente relacionado às principais manifestações da enfermidade.

O que faz aumentar as plaquetas rápido?

Para aumentar o nível, algumas recomendações são: comer mamão, romã, abóbora, folhas verdes (como espinafre e couve), beterraba, cenoura e alimentos ricos em vitamina C. Já para abaixar o nível, o ideal é evitar alimentos ricos em vitamina K e optar por aqueles possuam ômega-3, como sardinha, salmão e atum.

Quais os sintomas de quem está com as plaquetas baixas?

Sintomas. A diminuição do número de plaquetas no sangue se apresenta sempre por meio de manifestações hemorrágicas, isto é, situações em que a presença de sangramento se torna espontânea ou mais fácil do que o habitual. Veja abaixo alguns sinais que indicam as plaquetas baixas: Hematomas.

Quanto tempo leva para as plaquetas voltarem ao normal?

Destruição plaquetária imunológica induzida por fármacos

Esse distúrbio é indiferenciável da ITP, exceto pela história de ingestão de fármaco. Quando se interrompe o fármaco, a contagem de plaquetas começa a aumentar dentro de 1 a 2 dias e volta ao normal em 7 dias.

Qual o melhor remédio para aumentar as plaquetas?

NPLATE faz com que sua medula óssea produza mais plaquetas. Isto ajuda a prevenir sangramentos e/ou hemorragias. Caso tenha quaisquer perguntas sobre o motivo pelo qual este medicamento foi prescrito para você, pergunte ao seu médico. Este medicamento está disponível apenas mediante prescrição médica.

Qual nível de plaquetas é preocupante?

O risco de hemorragia aumenta quando a contagem de plaquetas está abaixo do valor mínimo normal. Contudo, problemas graves de dificuldade na coagulação habitualmente só ocorrem quando a contagem é inferior a 80 mil a 100 mil por microlitro de sangue.

Qual o nível de plaquetas é perigoso?

Segundo a infectologista Joana D'arc Gonçalves, de Brasília, as plaquetas normais de um adulto devem estar entre 130 e 450 mil por milímetro cúbico, e as das crianças, de 140 a 500 mil. Caso o índice fique abaixo de 140 mil, o quadro é identificado como plaquetopenia.

Como é feita a reposição de plaquetas?

De acordo com Rachel, o concentrado de plaquetas pode ser obtido por meio da coleta de sangue total ou por aférese. Após a coleta do sangue total, o sangue passa por um processo de centrifugação e é separado em diversos hemocomponentes, sendo um deles o concentrado de plaquetas.

Quantas bolsas de sangue para uma de plaquetas?

Com a coleta de uma bolsa de aproximadamente 450 ml, o sangue passa por um processo de separação de hemocomponentes. Uma única bolsa se transforma em outras quatro: uma de hemácias, uma de plaquetas, uma de plasma e outra de crioprecipitado – uma fração do plasma fresco congelado.

Como saber se as plaquetas estão subindo?

- Trombocitemia; - Doença da medula óssea. Os sintomas físicos de plaquetas altas costumam estar em torno à formação de coágulos sanguíneos e sangramentos. Porém, é possível notar sinais como dor de cabeça, sangramentos via nariz, boca e fezes, dor no peito, fraqueza, tontura, mãos ou pés formigando e hematomas.

Quem precisa de plaquetas?

A doação de plaquetas atende pacientes com doenças que afetam diretamente a medula óssea, benignas ou malignas, ou aquelas cujo tratamento agride e prejudica a produção de glóbulos da medula óssea, a exemplo das quimioterapias para tratamento do câncer.

Qual é o mínimo que as plaquetas podem chegar?

Abaixo de 150 mil/mm³: é considerado baixa contagem de plaquetas e deve ser monitorada e investigada a causa.

Quais são os remédios que fazem baixar as plaquetas?

Os fármacos mais comuns que afetam o funcionamento das plaquetas são a aspirina e outros fármacos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), junto com fármacos antiplaquetários, tais como clopidogrel e similares, usados para prevenir acidentes vasculares cerebrais e infartos do miocárdio.

Qual o número de plaquetas de uma pessoa normal?

Cerca de um terço delas estão sempre armazenadas no baço. A contagem de plaquetas (número de plaquetas que circulam na corrente sanguínea) costuma ser de aproximadamente 140.000 a 440.000 plaquetas por microlitro (140 a 440 × 10 9 por litro). A contagem de plaquetas pode variar de acordo com o ciclo menstrual.

Qual o número de plaquetas de uma pessoa com leucemia?

Podem ainda apresentar anemia, plaquetopenia geralmente abaixo de 100.000, mas em alguns casos, abaixo de 50.000. A presença de mais de 5% de blastos no sangue periférico indica leucemia aguda.

Qual fruta aumenta as plaquetas?

Kiwi. O kiwi é uma fruta rica em vitamina C, vitamina K e ácido fólico. Estudos mostram que o consumo regular de kiwi pode ajudar a aumentar o número de plaquetas no sangue.

O que não comer quando as plaquetas estão baixas?

Além disso, deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois pode diminuir a função das plaquetas. Para ter o benefício desses alimentos para aumentar as plaquetas no sangue, é importante que o consumo seja feito com orientação do nutricionista ou hematologista, de forma individualizada.

Quem tem plaquetas baixas pode tomar dipirona?

Portanto, esta combinação deve ser evitada. ácido acetilsalicílico: a dipirona pode reduzir o efeito do ácido acetilsalicílico na agregação plaquetária (união das plaquetas que atuam na coagulação), quando usados concomitantemente.

Qual o valor mínimo de plaquetas para fazer quimioterapia?

O mais comum é que se espere a elevação natural dessas células. Em casos de urgência ou sangramentos, podem-se transfundir plaquetas, mas isso somente tem indicação em casos onde a contagem esteja abaixo de 10.000 ou quando há manifestação de sangramento com contagens abaixo de 100.000.

Porque a dengue ataca as plaquetas?

Popularmente conhecido como dengue hemorrágica, o agravamento da dengue se caracteriza por uma queda acentuada de plaquetas – fragmentos celulares produzidos pela medula óssea que circulam na corrente sanguínea e ajudam o sangue a coagular – e que geralmente leva ao extravasamento grave de plasma.

Artigo anterior
Como saber que não gosto mais do meu marido?
Artigo seguinte
Como é feita a sedação para cirurgia?