Porque para Pierre Bourdieu a escola produz e reproduz as desigualdades sociais?

Perguntado por: Luana Helena Amorim  |  Última atualização: 13. März 2022
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A escola reproduz as desigualdades sociais por ser mais favorável aos alunos social e culturalmente privilegiados.

O quê Bourdieu compreende por reprodução das desigualdades sociais?

Um exemplo seria o acesso ao nível superior. Percebendo a esfera da educação enquanto um campo, um espaço social, Bourdieu percebe a educação enquanto um fator de reprodução social, reprodução de um processo de dominação, de uma organização hierarquizada, de acordo com distintas disposições de capitais sociais.

Como a educação pode influenciar em reproduzir as desigualdades sociais existentes Segundo Bourdieu?

Para Bourdieu, a escola é um espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para outra. É nela que o legado econômico da família transforma-se em capital cultural. E este, segundo o sociólogo, está diretamente relacionado ao desempenho dos alunos na sala de aula.

Qual a explicação do sociólogo Pierre Bourdieu sobre a desigualdade?

A desigualdade no Brasil é uma forma de dominação econômica, social e cultural. Pierre Bourdieu, sociólogo francês, demonstra como a concentração de diferentes tipos de capitais – econômico, social e cultural – podem ser usados como forma de dominação de algumas classes sociais sobre outras.

O que defendia Bourdieu?

Bourdieu tratava como o poder se expressa nas formas mais sutis, abordando conceitos como o capital social e o cultural. Tanto na vida como em suas obras, se posicionava contra as formas de dominação e de mascaramento da realidade social.

Pierre Bourdieu e as desigualdades reproduzidas pela escola

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Qual é a teoria de Pierre Bourdieu?

A teoria de Pierre Bourdieu pretende superar as oposições entre o subjeti- vismo e o objetivismo, o individuo e a sociedade, a liberdade e o determi- nismo analisando o social como existindo sob duas modalidades. De um lado nos agentes sociais, sob a forma das disposições do habitus.

Como Bourdieu concebe a crítica à escola moderna?

Bourdieu critica a ideia de que a escola proporciona instrumentos que garantam a liberdade dos indivíduos e sua ascensão social, Nas obras “Os herdeiros” e “A reprodução”, ele se propõe a elaborar uma teoria geral do funcionamento do sistema escolar.

Como a escola reproduz a desigualdade social?

A escola reproduz as desigualdades sociais por ser mais favorável aos alunos social e culturalmente privilegiados. No entanto, essa "lei" é demasiado geral para explicar as grandes variações na amplitude dessa reprodução, reveladas pelas comparações internacionais.

Qual a percepção de P Bourdieu sobre a família?

Para Bourdieu (1996, p. 129), a família é um produto de um trabalho de instituição que é ao mesmo tempo ritual (casamento religioso) e técnico. Esse trabalho de instituição tem por objetivo garantir de forma duradoura alguns sentimentos que devem garantir a integração do grupo familiar.

Quais as propostas pedagógicas de Pierre Bourdieu para combater a reprodução das desigualdades sociais através da educação escolar?

Para Bourdieu, esse domínio variaria de acordo com a maior ou menor distância existente entre o arbitrário cultural apresentado pela escola como cultura legítima e a cultura familiar de origem dos alunos. Para os alunos das classes dominantes, a cultura escolar seria a sua própria cultura, reelaborada e sistematizada.

O que é uma educação transformadora?

Uma educação transformadora se baseia no rompimento das fronteiras do conhecimento, o que nada mais é do que aproximar a educação da vida real. Por exemplo, o estímulo à leitura é uma habilidade indispensável para provas de Língua Portuguesa, mas também é o que determina a análise correta de um enunciado de Matemática.

Como Bourdieu vê a estrutura social?

A estrutura social é apresentada por Bourdieu como um sistema hierarquizado de poder e privilégio, determinado tanto pelas relações materiais e/ou econômicas (salário, renda) como pelas relações simbólicas (status) e/ou culturais (escolarização) entre os indivíduos.

Quais são os ativos sociais elencados por Bourdieu?

Bourdieu elabora uma tipologia com três categorias de capital: capital econômico, capital social e capital cultural. O autor identifica uma quarta forma, denominada capital simbólico, que corresponde a qualquer uma das três formas de capital na medida em que são apresentados no contexto social.

Qual é o conceito de desigualdade social?

A desigualdade social é oriunda de processos relacionais na sociedade. Ela condiciona, limita ou prejudica o status e a classe social de uma pessoa ou um grupo e, consequentemente, interfere em requisitos primários para a qualidade de vida.

O que é desigualdade social na escola?

A desigualdade educacional no Brasil se agravou com a chegada da pandemia do novo coronavírus, atingindo principalmente estudantes pretos, pobres e de regiões mais afastadas, em que o abandono escolar, influenciado pela a implementação do ensino remoto e das diferenças de materiais ofertados para o ensino público e ...

Como a escola pode diminuir a desigualdade social?

A educação infantil de qualidade é o remédio mais eficaz para o combate à desigualdade: viabilizar alfabetização na idade certa e maior cobertura nas creches e pré-escolas é o primeiro passo para quebrar o círculo de reprodução da desigualdade Page 4 O BRASIL SEM MISÉRIA 4 social.

É possível estabelecer a influência da desigualdade social no processo educacional?

Esta dinâmica reflete o grau de precarização das escolas públicas, freqüentadas pela maioria da população e, neste sentido, a desigualdade social encontra no sistema educacional brasileiro uma de suas bases de sustentação, o que nos obriga a rever o caráter atual das instituições de ensino, que atuam, passivamente, ...

Qual é a crítica de Jean-claude Passeron e Pierre Bourdieu a instituição escolar?

Os autores baseiam-se no conceito de “violência simbólica”, isto é, o ato de imposição arbitrária do sistema simbólico da cultura dominante sobre os demais sujeitos. Para Bourdieu e Passeron, o processo educativo baseia-se na ação pedagógica, que seria a manifestação integral da violência simbólica.

Quais foram os dois expoentes da educação transformadora?

2- A chamada Educação Transformadora prevê o protagonismo do aluno e um ensino com sentidos na realidade do aluno. Dois expoentes da Educação Transformadora foram: A. Vygotsky e Santo Tomás de Aquino.

O que é uma educação emancipadora?

A educação transformadora e emancipatória é aquela em que as escolas, país, docentes, autoridades públicas, profissionais, gestores e a sociedade em geral, primam pela construção de um olhar crítico e emancipatório de crianças e adolescentes.

O que é uma educação pragmática?

A educação Deweyana nomeada tanto pragmática ou mesmo como ele enfatizava progressiva, caracteriza-se pela imponência da valorização da experiência como motivador para a aprendizagem das crianças, ou seja, essa experiência seria a matéria prima para o conhecimento.

O que fala Pierre Bourdieu sobre a influência da televisão na forma de pensar e agir das pessoas?

A tese de Bourdieu é simples: o universo do jornalismo é um campo que está sob a pressão do campo econômico a partir de uma realidade a qual a TV cada vez mais se submete: o índice de audiência. É através dos índices de audiência que a lógica comercial se impõe às produções culturais.

Como a família socializa os indivíduos?

A família como espaço de socialização

Sabe-se que o indivíduo é influenciado pela instituição familiar, a qual é responsável pelo desenvolvimento de cada pessoa. Os valores morais e sociais são transmitidos para cada componente da família servindo como um alicerce no processo de socialização.

Quais relações existem entre a família e a vida social?

São elas, a de aliança (casal), a de filiação (pais e filhos) e a de consanguinidade (irmãos). É nesta relação de parentesco, de pessoas que se vinculam pelo casamento e/ ou por uniões sexuais, que se geram os filhos.

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