Porque os médicos sedar um paciente?

Perguntado por: Alexandra Fabiana Sá Vieira Carneiro  |  Última atualização: 23. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (68 avaliações)

Quando um paciente está numa situação de grande sofrimento porque apresenta sintomas graves para os quais as terapêuticas possíveis não surtem efeito, é lícito, ético e técnico oferecer a ele a sedação paliativa, que traz alívio ao adormecer e reduzir a consciência da pessoa enferma.

O que acontece quando a pessoa está sedada?

A sedação é o ato de suprimir a consciência, mantendo as funções vitais, tais como respiração espontânea e deglutição. Esta inconsciência é realizada através de um medicamento anestésico, utilizada por via oral, inalatória ou venosa.

Quando é necessário sedar uma pessoa?

A sedação profunda é usada em procedimentos em que é necessário estar adormecido ou inconsciente, mas nos quais a intensidade da dor não é relevante. É o caso, por exemplo, de uma colonoscopia ou outros exames endoscópicos do tubo digestivo ou do aparelho respiratório.

Quando o paciente está sedado ele escuta?

depende da sedação... tem hora que (o paciente) te responde, tem hora que não. Algumas enfermeiras relatam que não há comunicação com o paciente que se encontra em um grau de sedação profundo, uma vez que não existe resposta aos estímulos. Outras relatam que, nessa situação, a comunicação é dificultada.

Quais são os riscos da sedação?

Efeitos adversos após a sedação são mais comuns e leves, incluindo enjoo, vômitos, vertigem, tosse, cefaleia e dores no corpo. Outro cuidado necessário é garantir que o paciente esteja em jejum de oito horas, pois a sedação facilita a aspiração de conteúdo gástrico do estômago, elevando o risco de pneumonia química.

Por que sedar o paciente na UTI?

30 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo uma pessoa pode ficar sedada?

Entre os pacientes que receberam sedativos, a maioria (88,4%) permaneceu sedado por um período maior que 2 dias, com um tempo médio de 5,5 dias, com sedação por infusão contínua (67,2%) de doses combinadas de midazolam e fentanil.

Quantos dias dura uma sedação?

A dosagem da sedação para endoscopia é calculada para durar o tempo do procedimento, mas o efeito da anestesia pode durar até 12 horas no organismo. Por isso, é recomendado permanecer em repouso pelo resto do dia, não dirigir, não operar máquinas ou subir em lugares altos.

Qual a sensação de estar sedado?

Em sedação profunda estará a dormir, mas em sedação suave e moderada, normalmente sente-se agradavelmente relaxado. Quando perguntámos a alguns pacientes qual era a sensação, algumas respostas foram: 'Senti-me muito distante e nas nuvens.

Quando tira a sedação e a pessoa não acorda?

"Quando se retira pouco a pouco a sedação e a pressão volta ao normal, o paciente sai do coma induzido, voltando ao seu estado clínico base. Pode acontecer de ele continuar em coma, ou acordar progressivamente", explica o médico. Ao sair do coma, os pacientes continuam sendo acompanhados com atenção pelos médicos.

Qual a diferença de sedação e coma induzido?

Existe uma grande diferença: o coma é um estado de redução da consciência com perda parcial ou completa da responsividade aos estímulos externos, enquanto o “coma induzido” não passa de sedação farmacológica profunda, uma inconsciência provocada por medicamentos controlados.

Porque a pessoa fica sedada no hospital?

Os principais objetivos da sedação são: adaptar o paciente a ventilação mecânica; aliviar a ansiedade e a dor, controlando a agitação psicomotora; atenuar a resposta ao estresse; modular o metabolismo cerebral, auxiliando no manejo da hipertensão intracraniana; e diminuir a responsividade ao ambiente, facilitando o ...

O que é sedar uma pessoa no hospital?

Justificativa e objetivo. Sedação paliativa é um procedimento médico que tem sido empregado há mais de 25 anos com a finalidade de aliviar sintomas refratários que não respondem a tratamento anterior em pacientes sem possibilidade de cura e próximos do fim da vida.

Quem fica na UTI fica sedado?

“Uma das orientações mais importantes é continuar mantendo a comunicação com o paciente, mesmo ele sedado.

Como funciona a sedação leve?

Sedação leve: estado de tranquilidade e calma induzido pela medicação e durante o qual o paciente responde ao estímulo de fala; Sedação moderada: estado de depressão da consciência induzido pela medicação.

Qual a diferença de sedação e anestesia?

A distinção fundamental reside no nível de consciência mantido pelo paciente. Enquanto na sedação o paciente permanece consciente e capaz de responder a estímulos, na anestesia ele é levado a um estado de inconsciência mais profundo.

Quando iniciar Sedacao paliativa?

Nos casos de doença incurável e terminal, deve o médico oferecer todos os cuidados paliativos disponíveis sem empreender ações diagnósticas ou terapêuticas inúteis ou obstinadas, levando sempre em consideração a vontade expressa do paciente ou, na sua impossibilidade, a de seu representante legal.

Quanto tempo demora para o paciente acordar da sedação?

Quando a pessoa está em coma induzido, pode acordar após horas ou dias, quando o paciente estiver se recuperando ou o médico achar aconselhável. Desta forma, o coma induzido é diferente do coma provocado por doenças, pois este não pode ser previsível e não depende do controle do médico.

Porque a pessoa fica agitada quando tira a sedação?

“A retirada da sedação exige uma capacidade extra do hospital para monitorar adequadamente o paciente, que pode acordar agitado, confuso.

O que que é sedação?

A sedação é o controle da consciência, que torna o paciente menos consciente sobre o ambiente e sobre si. Neste estado os pacientes podem estar sonolentos mas não inconscientes, também não sentirão dor e a resposta aos estímulos externos é limitada. Os medicamentos sedativos são popularmente conhecidos como sedativos.

Qual é o calmante mais forte do mundo?

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia. O medicamento já viciou mais de 2 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.

Qual é o calmante mais forte?

Tratamento para ansiedade
  • Agomelatina.
  • Benzodiazepina.
  • Bupropiona.
  • Buspirona.
  • Citalopram.
  • Duloxetina.
  • Escitalopram.
  • Fluoxetina.

Quais são os tipos de sedativos?

Os principais sedativos utilizados nas UTIP incluem os benzodiazepínicos, cetamina, propofol, clonidina, barbitúricos, clorpromazina e hidrato de cloral. Os benzodiazepínicos são os sedativos mais utilizados em UTI. Agem como ansiolíticos, anticonvulsivantes, hipnóticos e como relaxantes musculares.

Como é feita a sedação paliativa?

Para sedação paliativa em casa, pode ser seguido protocolo de indução e manutenção. A indução da sedação pode ser feita com midazolam 0,07 mg.kg-1 em bolo por via venosa. A manutenção é iniciada com 1 mg. h-1 de midazolam administrados por via subcutânea; em caso de falha, é aumentado para 2 mg h-1.

Quando a necessidade de entubar um paciente?

Ele age como uma passagem segura para o oxigênio e outros gases necessários para a respiração enquanto você está sob os efeitos da anestesia geral. A intubação é fundamental pois, durante a anestesia geral, os reflexos normais, como a capacidade de tossir ou engolir, são suprimidos.

Quais são os sedativos usados na UTI?

Dentre os medicamentos utilizados como sedativos na UTI temos os Analgésicos opióides (morfina, fentanil), e os agentes Hipnóticos-sedativos da classe dos Benzodiazepínicos (Alprazolam, Bromazepan, Clobazam, Clonazepam, Clordiazepóxido, Cloxazolam, Diazepam, Flurazepam, Flunitrazepam, Lorazepam, Midazolam, Zoplicone, ...

Artigo anterior
Quando suspender o ácido fólico?
Artigo seguinte
Porque o Brasil não participa das Olimpíadas de Inverno?