Quais são as etapas de consolidação óssea?

Perguntado por: Filipa Cunha  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (60 avaliações)

O processo de consolidação óssea é um fenômeno biológico simples que ocorre em fases, formação de hematoma, inflamação, angiogênese, formação de cartilagem (com subsequente calcificação, remoção da cartilagem e então formação de osso) e remodelação óssea.

Quais as 5 fases do processo de consolidação de uma fratura?

O tempo de consolidação das fraturas consiste no período em que a estrutura óssea leva para formação do calo duro, estando envolvidos processos biológicos que levarão à reparação óssea. Apresenta as seguintes fases: hematoma, fase inflamatória, calo mole (fibrosa), calo duro (ossificação) e remodelação óssea (2).

Como ocorre o processo de consolidação óssea?

Consolidação das fraturas ósseas

O processo de consolidação se inicia imediatamente após as fraturas ósseas, quando ocorre o rompimento de vasos sanguíneos – dentro e ao redor do osso. Por causa desse rompimento são libertados agentes químicos que irão auxiliar a consolidação óssea.

Qual o tempo de consolidação óssea?

A média do tempo de consolidação na fratura fechada foi de 10 semanas e, na fratura exposta, 14 semanas.

Quais as etapas da regeneração óssea depois de uma fratura?

Conheça as etapas de reparação do tecido ósseo após uma fratura
  • Soa o alarme. Quando o osso quebra, ocorre um vazamento de sangue tanto dessa peça do esqueleto como do tecido ao redor, formando um hematoma. ...
  • Limpeza da área. ...
  • Vai que cola. ...
  • Novo em folha. ...
  • Gesso. ...
  • Cirurgia. ...
  • Fixador externo. ...
  • Tendões.

Vídeo Aula 127 - Osteologia - Fraturas: Estágios de Consolidação - Sistema Ósseo/Esquelético

25 questões relacionadas encontradas

Como ocorre o processo de reparação de fraturas?

Reparo de fraturas

Nos locais de fratura óssea, ocorre hemorragia, pela lesão dos vasos sanguíneos, destruição da matriz e morte das células ósseas. Para que o reparo se inicie, o coágulo sanguíneo deve ser removidos pelos macrófagos.

Como saber se a fratura está melhorando?

A princípio pode-se dizer que o seu osso consolidou (colou) clinicamente quando existe uma melhora da dor parado e em movimento, quando não tem dor ao encostar no local fraturado, quando se movimenta o local que tinha fratura e você não sente o movimento entre os ossos.

O que ajuda na consolidação óssea?

Magnetoterapia para a consolidação óssea

Para promover o processo de consolidação, estão disponíveis vários tratamentos, incluindo terapia farmacológica, administração de cálcio e vitamina D, ultrassom, estimulação mecânica e magnetoterapia.

O que acontece se o osso não colar?

Isso é, uma falha na consolidação óssea, na qual ocorre a formação de uma cartilagem e uma ”nova articulação”. Ou seja, o osso nunca irá cicatrizar e é formado um tecido cartilaginoso no meio do osso, causando prejuízo na função.

Como os ossos se regeneram?

Quando o osso quebra, ocorre um vazamento de sangue tanto dessa peça do esqueleto como do tecido ao redor, formando um hematoma. Esse sangue traz substâncias inflamatórias que estimulam as células que trabalharão na regeneração óssea.

Quais são os tipos de classificação de fraturas?

As fraturas podem ser definidas como uma ruptura parcial ou total do osso e podem ser classificadas em abertas ou fechadas, de acordo com o lesionamento da pele ou não. Uma fratura fechada é quando não ocorre o rompimento da pele, já a exposta é quando a pele é rompida e o osso apresenta-se exposto.

O que acontece se não cuidar de uma fratura?

Não seguir as indicações do médico ortopedista significa tornar a fratura em um problema mal curado. Um dos problemas que pode ocorrer, por exemplo, é a pseudartrose que é a criação de uma falsa articulação na fratura o que causaria dor e impossibilidade de ter uma vida normal.

Como saber se o osso saiu do lugar?

A luxação é uma lesão intra-articular em que um dos ossos é deslocado perdendo seu encaixe natural.
...
Os sinais e sintomas de uma luxação são:
  1. Dor local;
  2. Deformidade na articulação;
  3. Proeminência óssea;
  4. Pode haver fratura óssea exposta;
  5. Inchaço local;
  6. Incapacidade de realizar movimentos.

Por que leva meses para que uma fratura consolide?

Quanto tempo em média algumas fraturas demoram para colar

Alguns ossos podem demorar mais para colar devido a sua irrigação sanguínea. É o caso como o osso do escafóide (que fica no punho). Ele pode demorar até 4 meses para colar.

O que fazer para o osso colar mais rápido?

5 dicas para recuperar de um osso quebrado mais rápido
  1. Evitar fazer esforços. ...
  2. Ter uma alimentação rica em cálcio e vitamina C. ...
  3. Aumentar os níveis de vitamina D. ...
  4. Tomar colágeno. ...
  5. Fazer fisioterapia.

O que é bom para calcificar o osso?

9 alimentos que ajudam a fortalecer os ossos
  1. Leite e derivados. ...
  2. Ovo. ...
  3. Salmão. ...
  4. Semente de linhaça. ...
  5. Caruru. ...
  6. Ameixa seca. ...
  7. Vegetais verde escuros. ...
  8. Semente de abóbora.

Quanto tempo dura a dor de uma fratura?

Consequentemente, a área ao redor da fratura fica inflamada, ou seja, vermelha, inchada e sensível. O processo inflamatório alcança seu ponto máximo em alguns dias, mas demora semanas para desaparecer. Este processo causa a maior parte da dor que as pessoas sentem logo depois de uma fratura.

Quando a fratura começa a coçar?

Quando inicia-se a cicatrização, a inflamação vai diminuindo aos poucos e o incômodo também, até se transformar apenas em uma coceira. É sinal que o local ainda não desinflamou totalmente.

O que é reparo ósseo?

Perda da continuidade do osso e dos tecidos moles adjacentes, levando a interrupção da vascularização e à desorganização da medula óssea.

Como ocorre uma reparação óssea com a participação de cada célula do tecido ósseo?

O periósteo fornece novas células iniciadoras de osso imaturo, que une provisoriamente os pedaços separados. Com o passar do tempo, ocorre uma remodelação do calo ósseo e, aos poucos, a estrutura óssea é refeita com a participação de osteoclastos e osteoblastos, até que a fratura esteja consolidada.

Quando o osso sai do lugar e volta?

Luxação é o deslocamento repentino, parcial ou completo, das extremidades dos ossos que compõem uma articulação. Isso quer dizer que um osso se separa do outro e desaparecem os pontos de contato entre eles, o que pode provocar lesões nas estruturas próximas (ligamentos, vasos sanguíneos, etc.).

Como colocar o osso no lugar?

Os médicos recolocam os ossos no lugar com as mãos sem fazer uma incisão, aplicam uma tala e encaminham a pessoa a um ortopedista, pois muitas vezes é necessário cirurgia.

Quanto tempo demora para se recuperar de uma luxação?

Portanto, o tempo de recuperação de uma luxação de ombro pode variar de 1 mês à 6 meses.

Quais são as complicações tardias de uma fratura?

As complicações tardias são importantes visto que levam à incapacitação para o trabalho e para as atividades gerais. Alguns pacientes necessitam de calçados especiais pela presença de deformidades. Entre as complicações tardias, encontra-se a osteomielite, a mais temida, podendo em situações raras levar à amputação.

O que é sequela de fratura?

Consideramos como seqüelas as deformidades e alterações de mobilidade ou sensibilidade que permaneceram após a conclusão do tratamento da fratura. A avaliação das seqüelas foi baseada em critérios clínicos e radiográficos.

Artigo anterior
Qual meia usar com calça bege?
Artigo seguinte
O que o exame de creatinina detecta?