Porque o sistema UASB é hoje um dos sistemas de tratamentos de efluentes domésticos mais utilizados no Brasil?

Perguntado por: Luísa Inês de Soares  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (30 avaliações)

Atualmente, os reatores UASB se tornaram realidade no Brasil e no mundo, devido às várias vantagens apresentadas, como a remoção de cerca de 70% da matéria orgânica e a menor produção de lodo resultante de um processo anaeróbio.

O que é um reator UASB quais as vantagens desse sistema?

O reator UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket) é um reator anaeróbio de fluxo ascendente de alta eficiência para o tratamento de efluentes. Esse processo tem como objetivo a conversão da matéria orgânica ao mesmo tempo que promove a separação dos gases, sólidos e líquidos.

O que é um UASB quais as suas principais características comparadas a outros processos?

O reator UASB – Upflow Anaerobic Sludge Blanket – é um reator anaeróbio de fluxo ascendente de alta eficiência. Normalmente, o reator UASB é utilizado em processos primários para a estabilização da matéria orgânica inicial.

Para que servem os separadores trifásicos dos reatores UASB como é feita a coleta do efluente final dos reatores UASB?

Os separadores trifásicos (STF) têm a função de separar as fases gasosa, sólida e líquida, de forma a garantir condições para: i) a sedimentação das partículas que se desprendem da manta de lodo; ii) a coleta dos gases formados durante a digestão anaeróbia da matéria orgânica; e iii) a coleta do efluente líquido ...

Como é feita a coleta do efluente final dos reatores UASB?

Coleta do efluente

Coletou-se o efluente do reator UASB através de saída afogada e de tubos de PVC de 50 mm. No projeto do reator optou-se por não utilizar retentores de escuma.

Tratamento de Efluentes - Prof˚ Luiz Norberto

42 questões relacionadas encontradas

Como funciona o separador Trifasico?

O separador trifásico tem como funções promover a separação das três fases do fluido (água, óleo e gás) proveniente do reservatório de petróleo e amortecer as perturbações de carga atuando como tanque pulmão.

Quais as principais características dos reatores UASB?

O Reator UASB é uma tecnologia de tratamento biológico de esgotos baseada na decomposição anaeróbia da matéria orgânica. Consiste em uma coluna de escoamento ascendente, composta de uma zona de digestão, uma zona de sedimentação, e o dispositivo separador de fases gás-sólido-líquido.

O que acontece dentro dos reatores Rafa?

O Reator UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket), é também conhecido como: RAFA (Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente) de alta eficiência. O processo do UASB consiste, essencialmente, de um fluxo ascendente de efluente por meio de um leito de lodo denso e de elevada atividade microbiana.

O que é um reator anaeróbio de fluxo ascendente?

O Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (RAFA ou UASB) é uma tecnologia de tratamento biológico de esgotos baseada na decomposição anaeróbia da matéria orgânica.

Qual é a diferença de DBO e DQO?

A Demanda Química de Oxigênio (DQO) ou Chemical Oxygen Demand (COD), é a quantidade de oxigênio necessária para decompor quimicamente a matéria orgânica enquanto a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) ou Biochemical Oxygen Demand (BOD) é a quantidade de oxigênio necessária para fazer isso biologicamente por meio de ...

O que é um filtro anaeróbio?

O filtro anaeróbio é um tanque contendo material de enchimento que forma um leito fixo. Na superfície do material de enchimento ocorre a fixação e o desenvolvimento de microorganismos na forma de biofilme ou flocos.

Como funciona um reator aeróbio?

Funcionamento. O Reator Aeróbio promove a digestão e minimização da carga orgânica. A biomassa que se forma nos reatores utilizará a matéria orgânica como substrato (alimento) para se desenvolver.

Como funciona um reator biológico?

O reator biológico, no caso dos lodos ativados, mantém uma biomassa suspensa que é responsável pelo processo de tratamento. Essa biomassa deve ser separada da fração líquida em um decantador secundário. Parte dela retorna para o reator aeróbio e parte vai para o descarte de lodo.

Qual o principal objetivo da lagoa de maturação?

As lagoas de maturação, também denominadas lagoas de polimento, objetivam principalmente a desinfecção do efluente das lagoas de estabilização. Apresentam profundidades da ordem de 1,0 m, a qual permite a eficaz ação dos raios ultra-violeta sobre os organismos presentes em toda a coluna d´água.

Como funciona o sistema de lodos ativados?

O sistema de lodo ativado é um processo biológico de tratamento de efluentes, que consiste na formação de uma massa biológica, o lodo, através de um tanque de aeração, que consiste em fornecer oxigênio para os microorganismos, além de proporcionar a completa mistura do lodo com o efluente.

O que ocorre no decantador secundário?

Decantador secundário

Nos decantadores secundários, o sólido restante vai para o fundo e a parte líquida já está sem 90% das impurezas. Esta água não pode ser bebida. Ela é lançada nos rios ou reaproveitada para limpar ruas, praças e regar jardins.

Qual a função de um reator anaeróbio?

O reator anaeróbio compartimentado (em inglês, anaerobic baffled reactor – ABR) é uma opção para o tratamento de águas residuárias com altas frações de sólidos suspensos orgânicos, como são os efluentes da produção agropecuária, entre eles as águas residuárias de suinocultura.

Como funcionam as lagoas anaeróbias?

A lagoa anaeróbia é caracterizada por utilizar uma área pequena, se comparada à lagoa facultativa, e por todo processo de digestão de matéria orgânica ocorrer em ambiente anaeróbio, ou seja, na ausência de oxigênio. Esse estado é alcançado devido ao consumo de oxigênio ter taxa superior ao de produção dentro da lagoa.

Como funcionam as lagoas de estabilização?

Neste tipo de lagoa se introduz oxigênio no meio líquido através de um sistema mecanizado de aeração. Os aeradores superficiais criam turbulências necessárias para o oxigênio contido na atmosfera adentre ao meio líquido, garantindo, assim, oxigenação para os microrganismos que estão na lagoa.

Como é o funcionamento de uma ETE?

Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) a água com impurezas que retorna de casas, empresas e indústrias passará por várias etapas para ser despoluída e devolvida ao meio ambiente. Um processo que leva até vinte dias, na fase líquida e sólida, para que sejam retirados todos os dejetos.

O que acontece no tanque de aeração?

No tanque de aeração ocorre a decomposição aeróbia do substrato orgânico solúvel e a formação de flocos biológicos para posterior sedimentação no decantador secundário.

O que é um vaso separador?

Vasos separadores são unidades de segregação de fases comuns a inúmeras etapas de diferentes processos. Particularmente, são um dos principais pilares das etapas de upstream, que dentre outras atribuições, destinam-se ao transporte do óleo extraído até as refinarias.

O que são separadores bifásicos?

Os separadores bifásicos, que separam o gás do líquido, são normalmente utilizados nos sistemas mais simples, que encaminham a mistura água-óleo para outras instalações, como mostra a Figura 3 (PETROBRAS, 2007).

O que é o Dafa?

Digestor Anaeróbio de Fluxo Ascendente (DAFA): tanque tronco-cônico fabricado em Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (P.R.F.V.), composto pelos seguintes elementos: Defletores, Tubo de Sucção, Tubo de Limpeza, Suspiro e Tampa de Inspeção.

Artigo anterior
Pode tirar bebê com 38 semanas?
Artigo seguinte
Qual a dosagem de vitamina D por semana?