Porque o payback é importante?

Perguntado por: Artur Ângelo Rocha Fernandes Martins  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (5 avaliações)

O payback é um conceito fundamental para as finanças da empresa. Afinal, o primeiro passo de qualquer etapa de expansão, seja ela a melhoria do espaço físico, uma nova loja ou a contratação de mais funcionários, é calcular o tempo necessário para recuperar a quantia investida.

Qual a importância do payback?

A principal vantagem do payback é ele ser considerado como uma ferramenta financeira para a triagem na avaliação de projetos. É por meio dessa primeira análise do período de recuperação do investimento que os gestores conseguem testar se vale a pena investir.

Quais são as vantagens do payback?

Uma das principais vantagens do Payback está na simplicidade para efetuar o seu cálculo e analisar o resultado. Se comprar esse indicador com a Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Líquido entre outros, perceberá que para analisar esses elementos é necessário um vasto conhecimento de finanças e contabilidade.

Qual é o conceito de payback?

O Payback é uma das metodologias mais simples de análise de investimentos. Trata-se da estimativa de quanto tempo demora para que se obtenha o retorno sobre um valor investido. Para chegar ao chamado período payback, basta somar as entradas de caixa, mesmo aquelas ocorridas em períodos diferentes.

Qual é um bom payback?

No geral, o payback deve vir entre o 3º e 4ºano. Se vir antes, ótimo! Se vier após o 5º ano, então, este não é considerado um bom negócio, visto que em 5 anos o mercado muda completamente. Já no 1º ano dá pra sentir se o negócio irá decolar ou não.

Tudo sobre PayBack - EBITDA

21 questões relacionadas encontradas

Como saber se o payback é bom?

Projetos novos geralmente apresentam resultados negativos nos meses iniciais; mas, com o acúmulo de resultados positivos nos meses seguintes, o valor se converte em resultado positivo definitivo. Quando o projeto atingir esse resultado positivo, significa que o payback foi alcançado.

Quanto tempo é um bom payback?

Como calcular o payback simples

Ou seja: a empresa deve levar 30 meses ou 2 anos e meio para recuperar o investimento inicial e começar a lucrar com a máquina adquirida. Nesse caso, pode ser uma aplicação interessante para o negócio, se estiver em uma fase de expansão e o valor caiba nas projeções do caixa.

Como se faz o cálculo de payback?

Para calcular o Payback em meses ou anos, basta dividir o numero de peças necessárias para pagar o investimento, pelo numero estimado de peças a produzir no período.

Quais são as vantagens e desvantagens do método Pay Back?

Vale ressaltar que o método Payback simples apresenta alguns problemas:
  • não leva em consideração o valor do dinheiro no tempo;
  • não leva em conta a distribuição do fluxo de caixa dentro do período de recuperação do investimento.
  • não considera os fluxos de caixa após o período de recuperação.

Como fazer análise de payback?

A fórmula para calcular o payback é: payback = investimento inicial/ganho no período.

Quais são as desvantagens do payback?

Por outro lado, como desvantagem, podemos destacar o fato de que o payback não considera os fluxos de caixa produzidos depois que o investimento foi recuperado. Isso é uma desvantagem porque, após o investimento ter sido recuperado, ele pode continuar dando lucros.

Quais as desvantagens do payback?

Desvantagens do payback simples:
  • Não considera o valor do dinheiro no tempo;
  • Não considera os fluxos de caixa após o período de payback;
  • Não leva em conta o custo de capital da empresa.

Quais as vantagens do método de recuperação de investimentos?

Talvez a principal vantagem do Payback seja a de que ele pode ser considerado como uma ferramenta de triagem na avaliação de projetos. É através dessa primeira análise – mesmo que simplificada - do período de recuperação do investimento que gerentes podem testar se o mesmo realmente vale a pena.

Qual a importância de se utilizar o payback descontado associado ao fluxo de caixa?

Uma grande vantagem do método de Fluxo de Caixa Descontado é que por meio de sua análise é possível reduzir um investimento a um Valor Presente Líquido (VPL). Se esse valor for positivo, o investimento deverá ser um gerador de dinheiro.

Como se aplica o payback?

Como calcular o payback

O cálculo pela metodologia simples é feito pela divisão do investimento inicial pelo ganho no período. Para entender melhor, imagine que a sua empresa quer reduzir o custo de fabricação de um equipamento em 10%. O custo individual é R$ 500 e são produzidos 10 mil itens em 1 mês.

Quais são os problemas associados ao uso do período de payback para avaliar os fluxos de caixa?

O pior problema associado ao payback é que ele ignora o valor do dinheiro no tempo. Além disso, a seleção de um ponto de aceitação do payback é um exercício arbitrário que carece de qualquer regra ou método constante.

Como calcular payback e ROI?

De forma simples, o cálculo para ROI é o seguinte: ROI = Receita – Custo ÷ Custo. Neste caso, o Retorno Sobre o Investimento seria de 9 vezes o investimento inicial. Também pode-se calcular a porcentagem do retorno multiplicando o resultado por 100, ou seja, neste exemplo o retorno seria de 900%.

Como calcular o payback VPL e TIR?

Para calcular o payback, bastará dividir o investimento inicial pelo retorno no período de tempo (diário, mensal, anual etc.).

Quanto menor o payback mais atrativo e o investimento?

A premissa principal do método é que quanto maior for o período de payback, mais arriscado o investimento é, sendo menos atrativo para a empresa. O risco está associado à liquidez do investimento, quanto maior, maiores as chances de prejuízos para a organização.

Quais os tipos de payback?

Como falamos, existem dois tipos de payback: o payback simples e o payback descontado. No caso do payback descontado, ele seria o tempo de recuperação do investimento descontando os fluxos de caixas.

Quais são os três principais métodos de análise de investimentos?

Os métodos mais comuns para a análise de investimento são:
  • Payback.
  • Valor presente líquido – VPL;
  • Taxa interna de retorno – TIR.

Quais são os principais métodos de análise de investimentos?

5 principais ferramentas e métodos para análise de investimentos
  • Payback descontado. ...
  • Valor presente líquido (VPL) ...
  • Taxa interna de retorno modificada (TIRM)

Quais são os três principais critérios do VPL?

Interpretando o resultado do cálculo de VPL
  • VPL Negativo = despesas maiores que as receitas, ou seja, o projeto é inviável;
  • VPL Positivo = receitas maiores que as despesas, ou seja, o projeto é viável;
  • VPL Zero = receitas e despesas são iguais, ou seja, a decisão de investir no projeto é neutra.

Artigo anterior
É seguro morar em João Pessoa?
Artigo seguinte
O que sangue?