Qual a diferença entre infarto branco e infarto vermelho?

Perguntado por: Alícia Eva Oliveira Moreira Paiva  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (31 avaliações)

Tipos: Infarto branco: a área afetada fica mais clara (branca ou amarela) por não haver circulação arterial colateral ou esta é insuficiente (e.g., coração, rins, baço, encéfalo). Infarto vermelho: ocorre por obstruções arterial ou venosa.

Quais a característica do baço que contribuem para que o infarto seja branco?

É causado pela oclusão da artéria esplênica principal ou de uma de suas tributárias, levando a interrupção abrupta do fornecimento sanguíneo para esta área, provocando necrose coagulativa.

O que leva a pessoa ter um infarto?

A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.

Porque o infarto branco pode gerar uma necrose de coagulação?

A redução de volume circulatório dificulta a perfusão tecidual, e, com o avanço da gravidade do choque, há isquemia e hipóxia em todos os tecidos do organismo. Isso provoca em todos os órgãos, exceto cérebro, necrose de coagulação.

Quais os tipos de infartos e em quais órgãos acontece?

Infartos podem acontecer em qualquer parte do corpo, mas, quando afeta o músculo cardíaco, é chamado de infarto do miocárdio, ou infarto agudo do miocárdio, quando ocorre de forma súbita.

43 questões relacionadas encontradas

Quais são os 5 tipos de infarto?

É dividido em 5 tipos:
  • Tipo 1: Instabilidade de Placa. ...
  • Tipo 2: Desbalanço entre oferta e demanda. ...
  • Tipo 3: Morte Súbita. ...
  • Tipo 4: Relacionados à angioplastia. ...
  • Tipo 5: Relacionados à cirurgia cardíaca. ...
  • Conclusão. ...
  • Referências.

Quais são os tipos de infarto?

Quais são os tipos de infarto?
  1. Tipo 1: é o mais conhecido, desencadeado pela obstrução da passagem do sangue por uma artéria.
  2. Tipo 2: ocasiona a diminuição da irrigação sanguínea no músculo cardíaco por causa de eventos graves. ...
  3. Tipo 3 ou infarto fulminante: é o mais temido, pois leva à morte súbita.

Qual a principal causa da necrose de coagulação?

Necrose de coagulação: causada por isquemia, diminuição ou suspensão do aporte de sangue para determinada região. O tecido afetado tem aparência de um coágulo. Necrose de liquefação: o tecido danificado assume a aparência líquida.

O que ocasiona a necrose miocárdica que evolui para IAM?

O miocárdio morre e surge a necrose. Esta situação é irreversível, provocada por uma isquemia, a falta prolongada de oxigênio no músculo cardíaco. O corpo dá sinais de que isto está para acontecer e esses sinais podem chegar dias ou até semanas antes do processo evoluir por completo, antes de acontecer de fato.

Como ocorre o processo de necrose por coagulação?

Necrose de coagulação: Nesse tipo de necrose, observa-se a morte das células, em geral, por causa da hipóxia. Ela ocorre predominantemente em tecidos com alto teor de proteína, e, nesse processo, os tecidos continuam firmes e a sua estrutura permanece por alguns dias.

Qual a idade mais perigosa para infarto?

Portanto, a faixa etária mais vulnerável a este evento específico seria a terceira idade. “Após os 40 anos de idade o paciente já apresenta sinais e sintomas do comprometimento coronariano.

Como evitar um infarto na hora?

Prevenção
  1. não fumar;
  2. evitar bebidas alcoólicas em excesso;
  3. ter hábitos alimentares saudáveis, preferindo o consumo de produtos naturais como legumes, verduras e carnes magras;
  4. praticar atividade física de maneira regular;
  5. controlar os níveis de triglicérides e colesterol;
  6. controlar a diabetes e a pressão arterial;

O que a pessoa sente quando sofre um infarto?

Dor, sensação de peso ou queimação do peito, que pode ser localizada ou irradiar para o braço ou mandíbula; Sensação de indigestão; Falta de ar; Cansaço com suor frio.

São características do infarto branco?

Infarto branco: a área afetada fica mais clara (branca ou amarela) por não haver circulação arterial colateral ou esta é insuficiente (e.g., coração, rins, baço, encéfalo).

O que é um infarto branco?

Infarto agudo do miocárdio (exemplo de infarto anêmico). É uma necrose coagulativa do miocárdio de origem isquêmica (obstrução de uma artéria coronária), e recente (algumas horas a poucos dias). As fibras do miocárdio necróticas (figs à D.) caracterizam-se por ausência de núcleos.

Como identificar um princípio de infarto?

Dor ou desconforto em membros superiores - pode ser em um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula; Falta de ar - pode vir acompanhada ou não de dor no peito; Outros sintomas - incluem tontura, suor, indigestão ou náusea.

Quais as principais características da célula necrosada no IAM?

As características macroscópicas da necrose correspondem a: Necrose de coagulação: os tecidos apresentam maior firmeza, são de coloração acinzentada, apresentam-se opacos, turvos e secos, com aspecto da albumina coagulada. Há pouca retração e, até o contrário, os tecidos se incham. É causada por isquemia local.

Qual tipo de necrose acontece no infarto renal?

Infarto anêmico do rim (exemplo de necrose coagulativa). O rim, sendo órgão sólido e de consistência firme, tende a ter necrose do tipo coagulativo. Os infartos são necrose de origem vascular, e neste caso, houve obstrução de um ramo da artéria renal.

O que causa o infarto agudo do miocárdio?

Popularmente conhecido como ataque do coração, o infarto agudo do miocárdio pode chegar de repente e levar o paciente à morte. Ele acontece quando há a obstrução de uma das artérias coronárias que irriga o coração. “O mecanismo dessa obstrução é a formação de uma placa chamada de ateroma que é formado de gordura.

Qual a principal componente celular da necrose?

NECROSE. A necrose se caracteriza pelo tamanho celular aumentado (edema), alterações nucleares (picnose, cariorréxis, cariólise), membrana plasmática danificada e extravasamento de conteúdo celular para fora da célula, além do aumento da eosinofilia.

Qual é o exemplo típico mais comum de necrose de coagulação?

Necrose isquêmica ou de coagulação: Ex.: órgãos de circulação terminal. Coloração esbranquiçada; Tumefação (fazendo saliência na superfície do órgão ou na superfície do corte).

Quais fatores são determinantes para que ocorra o processo de necrose classificada como necrose Coagulativa?

Necrose de coagulação ou isquêmica: ocorre devido a uma hipóxia ou isquemia em qualquer tecido , exceto o cerebral, que sofre necrose por liquefação .

Qual é o tipo de infarto mais grave?

O infarto tipo 3 é conhecido também como infarto fulminante, que leva à morte súbita antes que algum tratamento possa ser realizado. O exame posterior à morte demonstra isquemia cardíaca (diminuição de oxigênio para as células cardíacas).

Qual a diferença entre infarto e infarto fulminante?

Chamamos de infarto fulminante aquele que causa o óbito do paciente antes que haja tempo de um atendimento médico, ou seja, o paciente morre antes de chegar ao hospital. Cerca de 15% dos infartos se manifestam com morte súbita, não dando chance ao paciente.

Quais os sintomas do infarto silencioso?

Nestas, o infarto pode se manifestar através de outros sintomas mais leves, como:
  • Enjoo e mal estar geral;
  • Cansaço excessivo sem causa aparente;
  • Sensação de falta de ar;
  • Desconforto na garganta, como se tivesse algo preso nesta região;
  • Dor ou desconforto no queixo;
  • Batimentos cardíacos irregulares.

Artigo anterior
Como calcular voltagem e amperagem?
Artigo seguinte
O que é mais importante em vendas?