Porque o IMC não é indicado para avaliar dados nutricionais?

Perguntado por: Cátia Luana Ribeiro Esteves Vieira  |  Última atualização: 3. Januar 2025
Pontuação: 4.8/5 (73 avaliações)

Essa referência é importante especialmente porque o sobrepeso e a obesidade são considerados fatores de risco para doenças crônicas. O índice é aceito pela comunidade médica e adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, o IMC não mede o estado nutricional, nem o percentual de gordura de cada indivíduo.

Porque o IMC não deve ser aplicado para todas as pessoas?

O IMC apresenta uma série de limitações.

São limitações do IMC: O índice não avalia se o peso está relacionado com o tecido muscular ou tecido adiposo. Isso significa que uma pessoa com grande quantidade de massa muscular pode ser considerada obesa quando analisamos apenas a proporção entre peso e altura.

Por que o IMC é falho?

Quando comemos, a gordura não utilizada para queima de energia é armazenada no tecido subcutâneo. Porém, há um limite. Ao atingi-lo, essa gordura é armazenada em lugares que não deveriam, como o abdômen e entre órgãos. Isso independe do peso da pessoa, e é por isso que o IMC vem sendo considerado falho.

Por que o IMC não pode ser considerado isoladamente em uma avaliação estética?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o IMC entre 18,5 a 24,9 representa a faixa de peso adequada e o menor risco para o desenvolvimento de algumas doenças. Entretanto, o IMC não deve ser avaliado isoladamente porque não diferencia sexo, composição corporal e local de distribuição da gordura.

Quando não calcular o IMC?

Quando não calcular o IMC
  1. Atletas e pessoas muito musculosas: porque não leva em consideração o peso dos músculos. ...
  2. Idosos: porque não leva em consideração a redução natural dos músculos nessas idades;
  3. Durante a gravidez: porque não leva em consideração o crescimento do bebê.

Como Calcular O IMC (Índice De Massa Corporal) + Tabela De Referência | Dicas De Nutrição

24 questões relacionadas encontradas

Quais as exceções do IMC?

O MS, no entanto, aponta algumas exceções em relação ao índice: 1) crianças, adolescentes e idosos (a partir de 60 anos), que possuem composições corporais específicas; 2) pessoas com muita massa magra (músculos) podem ter IMC mais alto, sem estarem com sobrepeso ou obesidade; 3) mesmo sem estar com sobrepeso ou ...

Quais métodos indicados para avaliar o estado nutricional?

As principais medidas antropométricas reco- mendadas para a avaliação nutricional são: peso corporal, medida direta ou indireta da estatura/ comprimento, índice de massa corporal (IMC), circunferências e as dobras cutâneas.

Como a Massa Corporal pode ser usada para avaliar o estado nutricional?

Índice de Massa Corporal (IMC) para avaliação do estado nutricional de adultos. O Índice de Massa Corporal (IMC) é o indicador utilizado para avaliar a proporção entre o peso e a altura de adultos. Desse modo, a unidade de medida deste indicador é Kg/m2.

Como calcular o IMC é o estado nutricional?

O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Diz-se que o indivíduo tem peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9.

O que o IMC avalia?

Criado no século 19 pelo matemático Lambert Quételet, o Índice de Massa Corporal, conhecido pela sigla IMC, é um cálculo simples que permite medir se alguém está ou não com o peso ideal.

Quais são os principais fatores que influenciam no resultado do IMC?

Isto acontece porque o crescimento é um processo dinâmico e complexo, e pode ser influenciado por vários fatores, como hereditariedade, ingestão de alimentos, atividade física, idade, sexo, os quais interferem sobre o tamanho e a forma do indivíduo2.

Qual o objetivo principal do IMC?

Como dito, o IMC é o Índice de Massa Corporal e tem o objetivo de definir qual é o peso ideal para cada indivíduo. Ele é calculado de uma forma bastante simples e, de acordo com a estatura da pessoa, chega-se ao resultado final.

Como o IMC pode ser afetado por fatores genéticos?

A existência de associação entre o IMC ou outros índices fenotípicos de obesidade (pregas cutâneas, conteúdo em gordura, entre outros) e alguns genes, foi encontrada com uma probabilidade associada inferior a 0,01 para alguns genes como: fosfatase alcalina 1 (ACP1), receptor de glicocorticóides (GR), fator de necrose ...

Pode confiar no IMC?

A Associação Médica Americana aprovou a adoção de uma recomendação que encoraja médicos a não confiar apenas no IMC (índice de massa corporal), métrica usada há muito tempo, mas potencialmente enganosa, para avaliar peso e saúde.

Por que é importante conhecer o IMC de um indivíduo?

Ele serve para avaliar se você está dentro do peso ideal, abaixo ou acima do peso. O termo é uma referência internacional reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é um cálculo simples que você pode fazer em casa ou com a ajuda de um profissional de saúde.

Por que o cálculo do Índice de Massa Corporal IMC não é indicado como método avaliativo para crianças e adolescentes?

Na prática clínica, o índice de massa corporal (IMC) é bastante utilizado para avaliar o sobrepeso e obesidade em pesquisas populacionais. Contudo, os resultados podem ser controversos, já que não há uma separação da massa gorda e da massa livre de gordura, sobretudo na infância.

Qual é o índice antropométrico mais usado na avaliação nutricional?

Índices antropométricos:

Os índices antropométricos mais amplamente usados, recomendados pela OMS e adotados pelo Ministério da Saúde para a avaliação do estado nutricional de crianças, são: Peso-para-idade (P/I): Expressa a relação entre a massa corporal e a idade cronológica da criança.

Qual a diferença entre estado nutricional e avaliação nutricional?

A avaliação nutricional é um instrumento diagnóstico, já que mede - de diversas maneiras - as condições nutricionais do organismo, determinadas pelos processos de ingestão, absorção, utilização e excreção de nutrientes; ou seja, a avaliação nutricional determina o estado nutricional, que é resultante do balanço entre a ...

Quais são os três métodos de avaliação da composição corporal?

Os métodos de avaliação da composição corporal são divididos em três grupos: direto, indiretos e duplamente indiretos.

Qual método é considerado subjetivo de avaliação nutricional?

RACIONAL: A avaliação nutricional subjetiva é método clínico de avaliação do estado nutricional, que considera não apenas alterações da composição corporal, mas também alterações funcionais do paciente. É método simples, de baixo custo e não-invasivo, podendo ser realizado à beira do leito.

Qual o melhor método de avaliação da composição corporal?

Bioimpedância Elétrica

Este método é amplamente utilizado por não ser invasivo, ser de fácil manuseio e ser um instrumento portátil, que apresenta as informações de maneira rápida. Assim, permite avaliar diferentes compartimentos corporais importantes como massa livre de gordura, massa gorda, e água.

Qual é a faixa de IMC geralmente considerada com sobrepeso?

Entre 25,0 e 29,9: Sobrepeso; Entre 30,0 e 34,9: Obesidade grau I; Entre 35,0 e 39,9: Obesidade grau II; Acima de 40,0: Obesidade grau III.

Como o IMC influência no menor risco de doenças crônicas?

Tanto a PAS quanto a PAD aumentam com o IMC, e os obesos correm mais risco de desenvolver hipertensão do que os indivíduos magros. O mesmo ocorre em relação à resistência à insulina e diabetes mellitus tipo II, em que o risco aumenta continuamente com o IMC e diminui com a perda de peso 6.

Porque o peso não pode ser um parâmetro preciso para analisar a evolução corporal de uma pessoa?

Por que o peso não pode ser um indicador preciso para analisar a evolução corporal de uma pessoa? O peso corporal não considera a composição corporal, ou seja, a quantidade de gordura e massa muscular do indivíduo. Duas pessoas com o mesmo peso podem ter composições corporais muito diferentes.

Artigo anterior
Quem tem TOC tem problema de memória?
Artigo seguinte
Qual é a resolução de 2K?