Como conformidade ou causa?

Perguntado por: Eva Clara de Miranda  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (57 avaliações)

1º Se a oração subordinada for introduzida pela conjunção “como”, ou seja, se ela aparecer antes da principal, como nos exemplos I e III, haverá duas possibilidades: ou estabelecerá ideia de causa ou de conformidade (acordo). Então, é preciso analisar o efeito de sentido, ou seja, a ideia estabelecida naquele contexto.

Como sentido de conformidade?

São chamadas conjunções conformativas aquelas que iniciam uma oração subordinada em que se exprime a conformidade de um pensamento com o da oração principal. Exemplos: Conforme, como (no sentido de conforme), segundo, consoante. Conforme o presidente, os juros têm que cair no próximo semestre.

Como expressando causa?

Conjunção causal (causa)

A principal conjunção subordinativa causal é o porque, mas também destacamos as conjunções e locuções causais pois, pois que, já que, uma vez que, visto que.

Como causa ou explicação?

CAUSA OU EXPLICAÇÃO???

Exemplo: – Larguei o trabalho, PORQUE o estresse estava me consumindo. ... A verdade é que toda causa é uma explicação, mas nem toda explicação é uma causa. Como podemos dizer que o conteúdo semântico da segunda oração é a causa, também é uma explicação.

Como é uma causa?

substantivo feminino Aquilo que faz com que uma coisa seja, exista ou aconteça. O que é princípio, razão ou origem de alguma coisa; motivo. O que pode acontecer; fato ou acontecimento. [Jurídico] O motivo pelo qual alguém se propõe a contratar: causa lícita, ilícita.

? Diferença entre Causa e Consequência [Prof. Alda]

44 questões relacionadas encontradas

Como explicação?

Exemplo: Como você cresceu! Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é. Exemplo: Algumas pessoas tem dons muito especiais, como o médico, a enfermeira, o bombeiro, etc.

O que é a causa em um texto?

O efeito de causalidade característico de um texto argumentativo revela a relação entre duas ideias: uma é a causa, outra, a consequência. Conhecer as relações estabelecidas por essas conjunções é um requisito importante para o aluno ampliar sua capacidade de compreender e de produzir textos cada vez melhores.

Porque explicação ou causa?

Nas causais, a conjunção estabelece uma relação de causa: Ex.: Não fui à festa porque estava cansada. Enquanto a causal, em geral, sugere "estar na origem de", a explicativa propõe "deduz-se de". ... Não encontro uma relação de causalidade entre as duas orações, isto é, vais sentir-te melhor não é a causa de senta-te.

Qual a diferença entre conclusão é explicação?

c) Conclusivas (ideia de conclusão): pois, logo, portanto, por isso, por conseguinte, assim, então, etc. d) Explicativas (ideia de explicação): pois, que, porque, porquanto. Conjunções subordinativas: a) Integrantes (oração subordinada substantiva): quem, se, como.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como é causa ou consequência?

Exemplo: “A rua está molhada porque choveu”. Evidentemente que a chuva (causa) levou a rua a ficar molhada (consequência).

O que é ideia de causa?

A idéia de causa está diretamente ligada àquilo que provoca um determinado fato. As orações subordinadas adverbiais que exprimem causa são chamadas causais. A conjunção subordinativa mais utilizada para a expressão dessa circunstância é "porque".

Como causa ou consequência?

O dicionário nos diz que causa é o que faz com que algo exista ou aconteça; uma origem, um motivo ou uma razão. Por exemplo, girar a chave do carro é a razão para que o motor ligue. Assim, causalidade é a relação entre causa (origem ou motivo) e seu efeito (consequência).

O que é uma conjunção Conformativa?

→ Conjunções conformativas: introduzem uma oração que expressa uma concordância, uma associação com o que está contido na outra oração.

O que é uma oração subordinada Conformativa?

f) Orações subordinadas adverbiais conformativas: expressam a ideia de conformidade. Elas são introduzidas pelas conjunções conforme, como, segundo, consoante. Exemplo: Fiz a dieta conforme orientou a nutricionista.

Qual o sentido da conjunção como?

A conjunção, em se tratando desse caso, representa o sentido de conformidade, classificando-se como conformativa. Você é educada como sua irmã. Aqui, ela já possui o sentido de comparação, classificando-se como comparativa. Como choveu bastante, não pudemos ir ao cinema.

Quando é conclusão?

O que é Conclusão:

Conclusão é o ato de finalizar ou concluir uma ideia, processo, texto, trabalho e demais atividades que requerem um término para uma sequência de etapas.

O que é a conclusão de um trabalho?

Conclusão é o fechamento de um trabalho, que pode ser um processo, projeto, ideia ou um texto. Em uma redação, a conclusão é uma das partes mais importantes, por ser o momento de finalizar o que foi desenvolvido no conteúdo e reforçar a ideia principal.

Porque é uma conclusão?

CONCLUSIVAS (sentido de conclusão em relação à oração anterior): logo, portanto, pois (posposto ao verbo). ... CAUSAIS (iniciam a oração subordinada denotando causa.): que, como, pois, porque, porquanto. Também as locuções: por isso que, pois que, já que, visto que... Ela deverá ser aprovada, pois estudou com dedicação.

Qual a diferença entre explicativa e causal?

Resumindo: será adverbial causal a oração que tiver uma relação de causa-efeito, com diferença de tempo entre as ações/fatos (causa sempre anterior ao efeito numa linha cronológica) e será coordenada explicativa uma justificativa para ordem ou a explicação para uma hipótese.

Porque explicativa?

O “porque” (junto e sem acento) é uma conjunção causal ou explicativa, e tem o mesmo valor de “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”. Exemplos: 23 de abril é o Dia Nacional do Choro porque Pixinguinha nasceu nesse dia.

Porque conjunção explicativa?

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que. Há, contudo, diversas outras conjunções explicativas.

Como por exemplo é certo?

Por exemplo: É a forma correta. Exemplo: O Natal, por exemplo, é um dos melhores feriados do ano. Como por exemplo: É redundante, pois a palavra "como" já dá a intenção de exemplo.

COMO USAR COMO?

Pronome relativo

O pronome relativo como aparece precedido das palavras “modo”, “maneira”, “forma” e “jeito” (em alguns casos essas palavras estarão subentendidas) e equivale a com o (a) qual, pelo (a) qual e demais variações. – A forma como o professor de matemática explica é sensacional!

Artigo anterior
O que foi Peter Drucker?
Artigo seguinte
Como deixar o músculo mais denso?