Qual foi a principal causa das guerras médicas?

Perguntado por: Telmo Paulo Leal  |  Última atualização: 4. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (24 avaliações)

A causa da guerra se deveu ao fato de que os persas estavam expandindo o seu território, a conquistar colônias gregas e dominavam, assim, o comércio do Mar Egeu.

Qual foi o motivo das Guerras Médicas?

A principal causa dessas guerras foi a luta pela independência das cidades jônicas, colônias gregas na Anatólia (região da atual Turquia), que os persas em sua expansão territorial passaram a dominar, comprometendo o comércio grego no Oriente.

O que foram as Guerras Médicas cite motivos e consequências?

- A principal causa foi a disputa entre gregos e persas pelo controle do comércio marítimo no Mar Egeu. - Os persas foram liderados por Dario I. - Os atenienses venceram os persas nas batalhas marítimas. - Os persas foram comandados por Xerxes I.

Qual a causa das Guerras Médicas na Grécia antiga?

Inicialmente, os persas venceram os gregos na Batalha das Termópilas e na Batalha de Artemísio, permitindo-os invadir a maior parte da Hélade e incendiar Atenas. A frota ateniense, porém, comandada por Temístocles, conseguiu destruir a frota persa na Batalha de Salamina e mudou o rumo da guerra.

O que foram as Guerras Médicas explique?

As Guerras Médicas foram conflitos ocorridos durante o que chamamos de Período Clássico da Grécia Antiga, especialmente entre os anos de 490 e 479 a.C., entre os gregos e os persas. Por isso muitas vezes elas são chamadas também de Guerras Greco-Persas. ... À época os gregos estavam em processo de expansão e colonização.

Guerras Médicas

32 questões relacionadas encontradas

O que foram as Guerras Médicas e de que maneira elas contribuiu para a construção da hegemonia?

As Guerras Médicas foram os confrontos entre gregos e persas durante o século V a.C. que foram provocados pela disputa sobre a região da Jônia na Ásia Menor. As colônias gregas tentaram se livrar do domínio persa e garantir a hegemonia sobre um importante ponto estratégico de comércio.

Quem derrotou o Império Persa?

Reorganizados os atenienses, derrotaram os Persas na batalha naval de Salamina, forçando Xerxes a retirar-se. Depois de Platéias, os Gregos venceram triunfalmente os Persas em Mycale, perto de Mileto, em 479 a. C., tendo sido o seu herói o pai de Péricles. A Grécia estava salva da ameaça persa.

Quem ganhou a guerra entre gregos e persas?

Sob a liderança de Milcíades, Atenas saiu vitoriosa da guerra após a batalha de Maratona (490 a.C.). A derrota enfraqueceu o Império Persa, que só teve condições de enfrentar os gregos novamente em 480 a.C., quando teve início a segunda Guerra Médica.

Quais foram as causas da Guerra do Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso começou com a quebra do Tratado de Trinta Anos por conta das rivalidades entre as cidades gregas e do apoio de Esparta e Atenas nesses confrontos regionais. O tratado foi rompido em 440 a.C., quando a cidade de Samos, que fazia parte da Liga de Delos, revoltou-se contra Atenas.

Como os gregos chamavam os persas?

Foi durante a Primeira Guerra Médica (os gregos chamavam os persas de medos, nome de um dos povos que formavam a Pérsia) que ocorreu um dos episódios mais conhecidos da Grécia Antiga.

O que foram as Guerras Médicas e quais as suas consequências para as cidades gregas?

As guerras trouxeram conseqüência, sendo elas hegemonia de Atenas sobre as demais cidades gregas; revigoramento da democracia; decadência do Império Persa; formação da confederação de Delos e rivalidade entre Atenas e Esparta.

Qual foi o resultado das Guerras Médicas?

Com essas sucessivas vitórias, os gregos conseguiram impedir a invasão dos persas à Grécia Continental, bem como recuperaram a autonomia política das cidades localizadas na Ásia Menor. Sob a liderança dos atenienses, a Pérsia foi finalmente derrotada com a assinatura do Tratado de Susa, estabelecido em 448 a.C..

Qual foi a motivação das Guerras Médicas travada entre gregos e persas?

As Guerras Médicas foram travadas entre gregos e persas pela Jônia, região importante para o comércio no Mar Mediterrâneo. As Guerras Médicas foram conflitos entre gregos e persas durante o século V a.C. Eles disputavam a Jônia, na Ásia Menor, localidade de grande importância para o comércio marítimo da época.

Qual a importância de uma guerra?

A guerra sem duvida nenhuma desempenha um papel fundamental na história da humanidade e através dela que a sociedade transformou no que é hoje a historia da humanidade e a história das guerras estão associadas sendo que ascensão e quedas de impérios, reinos e civilizações dependem da aplicação de forças militares.

Quais foram as principais causas e consequências da Guerra do Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso foi um conflito que aconteceu de 431 a.C. a 404 a.C., sendo motivado pela rivalidade entre Atenas e Esparta, as duas maiores pólis da Grécia Antiga. ... O conflito teve como estopim o imperialismo ateniense e suas interferências em assuntos de interesse de Corinto, cidade aliada de Esparta.

Qual foi a principal consequência da Guerra do Peloponeso?

Contudo, a consequência mais drástica resultante da Guerra do Peloponeso, foi o empobrecimento extremo da população grega. O que resultou na ruína econômica de muitas cidades, algumas que eram consideradas poderosas durante o comando da Liga de Delos.

O que foi a Liga do Peloponeso e suas consequências?

A Liga do Peloponeso foi uma aliança formada entre várias cidades-estado gregas entre os séculos VI e V a.C. A disputa pelo poder na Grécia Antiga, especialmente entre Esparta e Atenas, ocasionou na formação da Liga do Peloponeso e culminou na Guerra do Peloponeso.

Qual foi a principal consequência das guerras enfrentada pelos gregos no período clássico?

As consequências da guerra foram o fim do domínio ateniense, o curto domínio espartano, e a invasão dos macedônicos.

Quem derrotou Xerxes?

Após derrotar o exército de Leônidas, Xerxes saqueou e incendiou a acrópole ateniense. Mas a frota grega se reorganizou no estreito entre a Ática e a ilha de Salamina e conseguiu derrotar Xerxes.

Quem venceu a guerra dos 300?

Graças ao sacrifício liderado pelos 300 espartanos, as tropas gregas tiveram tempo para se rearticular e vencer confrontos decisivos contra os persas, em uma guerra que só se encerraria 12 anos depois – com a vitória dos gregos.

Quantos soldados os 300 mataram?

Logo, o Rei Leônidas dispensou os gregos não-espartanos da batalha, restando 300 soldados que se recusaram a abandonar a batalha e decidiram morrer lutando para retardar o avanço persa. O combate foi feroz e os gregos foram sendo empurrados contra as montanhas, enquanto seus números iam diminuindo gradativamente.

O que foi o Tratado de Susa?

Nesta altura é assinado o Tratado de Susa, também conhecido como Paz de Kallias, em que os persas reconheceram o domínio grego na Ásia Menor e prometem não atacar mais o território grego. Os gregos alcançam, assim, a hegemonia do comércio e o império Persa entra em decadência.

Quais os acontecimentos do período clássico grego?

O Período Clássico Grego, que se desenvolveu entre os séculos V e IV a.C., é visivelmente marcado por uma série de invasões e conflitos que transformaram a Hélade em um cenário de guerra acalorado. Entretanto, mesmo com tais confrontos, muitos compreendem esse como sendo o apogeu da própria civilização grega.

O que foi a confederação ou liga de Delos?

Após o afastamento da ameaça persa, os espartanos deixaram a liga, ocasionando um atrito com Atenas, que dominava Delos. A Liga de Delos foi, portanto, a base do poder e da hegemonia ateniense no século V a.C., considerado o período clássico ateniense.

O que foram as Guerras Médicas Qual foi o seu desfecho?

A maior parte dos historiadores divide os conflitos em duas fases: a 1 ª Guerra Médica, em 490 a.C, e a 2 ª Guerra Médica, entre 480 e 479 a.C.. ... Mas, como as rivalidades entre gregos e persas só terminaram em 448 a.C., com a Paz de Cálias, alguns estudiosos falam em uma 3 ª Guerra Médica.

Artigo anterior
Quanto custa o quilo do feijão?
Artigo seguinte
Como criar trajeto no google maps?