Porque o contrato de seguro é aleatório?

Perguntado por: Lara Jesus de Sá  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (39 avaliações)

Aleatório: É um contrato aleatório porque não há equivalência entre as prestações de serviços. A Companhia de Seguros assume o compromisso e obrigação de indenizar seu cliente, o Segurado, por um risco que pode ou não ocorrer. ... Nominado: É considerado um contrato nominado porque é estabelecido por lei.

O que é um contrato aleatório?

Trata-se do contrato bilateral e oneroso em que pelo menos um dos contraentes não pode antever a vantagem que receberá, em troca da prestação fornecida. Caracteriza-se pela incerteza, para as partes, sobre as vantagens e sacrifícios que dele podem advir.

Qual a classificação do contrato de seguro?

Segundo a classificação dos contratos, o contrato de seguro pode ser classificado em bilateral, sinalagmático, oneroso, aleatório, consensual, de execução sucessiva ou continuada, de adesão, de boa-fé.

Qual a natureza jurídica do contrato de seguro?

O contrato de seguro tem natureza onerosa porque uma das partes sofre um prejuízo patrimonial que corresponda a uma vantagem que pleiteia. O segurado paga um prêmio para se garantir contra riscos futuros.

O que caracteriza o contrato de seguro?

“O contrato de seguro é aquele pelo qual uma das partes (segurador) se obriga para com a outra( segurado),mediante pagamento de um prêmio, a garantir-lhe interesse legítimo relativo a pessoa ou a coisa e a indenizá-la de prejuízo decorrente de riscos futuros previstos no contrato”.

O Que é Contrato de Seguro?

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os 5 elementos do contrato de seguro?

A operação de Garantia Estendida possui os cinco elementos básicos do seguro que são: o risco (possibilidade do evento aleatório ocorrer acarretando prejuízo ao consumidor do produto), o segurado (dono da mercadoria – consumidor final – pessoa física ou jurídica que possui interesse econômico no bem exposto ao risco), ...

Quais são os elementos de um contrato de seguros?

Portanto, do cotejamento deste dispositivo legal verifica-se que são elementos essenciais ao contrato de seguro: o prêmio, o risco e a indenização, sendo que o risco está vinculado a um evento futuro e incerto e não depende exclusivamente da vontade das partes.

Qual a natureza do seguro de vida?

O seguro de vida é o contrato pelo qual o segurador se obriga, em contraprestação ao recebimento do prêmio, a pagar ao próprio segurado ou a terceiro, determinada quantia sob a forma de capital ou de renda, quando da verificação do evento previsto. ... Configura-se, pois, como seguro sobre a vida de outrem.

Quais são as espécies de contrato de seguro?

a) Específica - Somente em risco. b) Plúrima - Vários riscos em um mesmo contrato. c) Aberta - Risco se desenvolve ao longo da atividade.

Qual a diferença entre apólice é contrato de seguro?

Já o contrato formaliza as obrigações das duas partes envolvidas, isto é, o segurado e a seguradora. ... Por último, a apólice é, na verdade, o documento mais importante na hora em que se contrata um seguro. Isto porque a emissão da apólice implica na aceitação da proposta e do contrato de seguro por parte da seguradora.

O que é um contrato de seguro e quais as suas três condições?

Na qualidade de contrato típico, o contrato de seguro pode ser caracterizado como sendo aquele em que “o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou coisa, contra riscos predeterminados” [5].

Quais são as etapas de contratação de um seguro?

São cinco os passos principais para a contratação de um seguro: a cotação de seguro, vistoria do carro, análise de proposta, entrega de documentos e assinatura do contrato.

Como exemplos de contratos aleatórios temos?

São aqueles contratos nos quais as partes se arriscam a uma contraprestação ainda desconhecida ou desproporcional. Diz respeito a coisas futuras. Ex: - contratos de seguro, jogo, aposta, etc.

O que são contratos comutativos e aleatórios?

Os contratos comutativos apresentam grande semelhança com os contratos bilaterais. ... O aleatório, por sua vez, é o contrato em que as prestações de uma ou de ambas as partes são incertas, por que sua quantidade ou extensão está na dependência de um fato futuro e imprevisível e pode redundar em perda ou lucro.

Qual a diferença entre contrato aleatório e contrato de compra e venda de coisa futura?

483. A compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura. Neste caso, ficará sem efeito o contrato se esta não vier a existir, salvo se a intenção das partes era de concluir contrato aleatório. ... Já no contrato aleatório, a incerteza se revela como sua principal característica.

Quais os tipos de seguros mais comuns?

As coberturas mais comuns são:
  • seguro de vida;
  • seguro funeral;
  • seguro de acidentes pessoais;
  • seguro desemprego e outros.

Quais os nomes dos seguros?

Seguradoras mais confiáveis
  1. Marítima Seguros (Atual Sompo Seguros) A Marítima Seguros possui 70 anos de empresa. ...
  2. Itaú Seguros Auto e Residência. Fundada em 1972, a Itaú Seguros ficou com nota 7.9 na avaliação geral do Reclame Aqui. ...
  3. Porto Seguro. ...
  4. HDI Seguros. ...
  5. Allianz Seguros.

Como preencher seguro de vida?

Leia atentamente as instruções abaixo e preencha corretamente o formulário.
  1. 1 - Cabeçalho: preenchimento obrigatório de todos os campos.
  2. 2 - Campo Nome dos Beneficiários (preenchimento obrigatório) ...
  3. 3 - Campo % Participação do Beneficiário no Seguro (preenchimento opcional) ...
  4. 4 - Campo Parentesco (preenchimento obrigatório)

Quais são as três principais características de um seguro?

seguradora de indenizar e garantir o interesse legítimo do segurado; o risco deve ser previsto e possível; a formalidade exigida; e a boa- fé entre os contratantes.

Como saber se o falecido deixou algum seguro de vida?

Vai depender do beneficiário. Se ele souber que o falecido tinha uma apólice de seguro de vida, basta entrar em contato com a seguradora com a certidão de óbito, CPF do titular e apólice em mãos para dar entrada no pedido de recebimento da indenização.

O que é contrato preliminar exemplo?

O contrato preliminar bilateral faz com que ambas as partes tenham obrigações, sendo recíproco seu consentimento, como, por exemplo, no compromisso de compra e venda. ... No contrato unilateral, cabe apenas uma das partes exigir o cumprimento, e a outra parte cumpri-lo, como, por exemplo, no contrato de doação.

Pode-se classificar os contratos aleatórios como bilaterais e onerosos?

Admite-se que o objeto do contrato seja coisa futura. ... Nos contratos aleatórios existe equivalência entre as prestações e contraprestações avençadas. E. Pode-se classificar os contratos aleatórios como bilaterais e onerosos.

Quais são os contratos gratuitos?

Contratos gratuitos são aqueles em que existem vantagens apenas para uma das partes e ônus para outra. Exemplo: doação, mútuo. Contratos consensuais são aqueles que se formam com um simples acordo de vontades. Exemplo: compra e venda, doação, locação.

Como contratar um seguro?

Dicas para contratar seguro veicular
  1. Verifique se o carro é muito visado.
  2. Escolha bem as suas coberturas.
  3. Passe todas as informações corretas na hora da contratação do seguro veicular.
  4. Calcule se vale mais a pena aumentar o valor do prêmio ou a franquia.
  5. Conte com uma corretora que lhe dê suporte.

O que é condutor eventual?

3. Motorista eventual. O motorista eventual é aquele que usa o caro as vezes, mas, com alguma certa regularidade. ... Para receber a indenização em casos de motoristas eventuais, esses devem constar na apólice de seguros.

Artigo anterior
O que é um recurso não provido?
Artigo seguinte
Como pagar com cartão e boleto?