Porque não fazer o exame de toque retal?

Perguntado por: Jaime Filipe Matos de Coelho  |  Última atualização: 3. Juni 2024
Pontuação: 5/5 (69 avaliações)

Os pesquisadores acreditam que uma das razões pelas quais o toque retal pode estar falhando em detectar cânceres, particularmente em homens mais jovens, é porque as mudanças no tecido da próstata podem ser muito pequenas para serem detectadas com um dedo.

Qual o exame que substitui o toque retal?

O exame de toque retal para determinar a existência de câncer da próstata está agora sendo questionado. Um quadro internacional de especialistas sugeriu recentemente a substituição do exame de "vigilância ativa" por imagens de ressonância magnética.

É necessário fazer o toque retal?

O exame de próstata com o toque retal é de suma importância para o diagnóstico precoce da doença, afinal ele é responsável pela morte de 1 em cada 41 homens com a doença no país e, quando descoberto ainda na fase inicial, o câncer de próstata tem maiores chances de cura, especialmente com os métodos mais modernos de ...

Qual o melhor exame PSA ou toque?

O exame de toque retal é menos eficaz que o exame do PSA no sangue para a detecção do câncer de próstata, mas às vezes pode sugerir a possibilidade de câncer em homens com níveis normais de PSA. Por essa razão, pode ser incluído como parte do rastreamento do câncer de próstata.

O que substitui o exame de toque?

Exame tríplice da próstata substitui, com vantagens, o temido Exame de Toque.

👉10 SINTOMAS INICIAIS de CÂNCER de PRÓSTATA

19 questões relacionadas encontradas

Tem como fazer o exame de próstata sem o toque?

Uma das perguntas mais comuns entre os homens que ainda receiam o toque retal da próstata é se o exame PSA não pode substituir o toque. A resposta é “Não”.

Por que ainda há tanto preconceito e medo da realização do toque retal?

O toque, que envolve penetração, pode estar associado à dor, tanto física quanto simbólica, que se associa também à violação (GOMES, 2008). No momento do exame retal pode ocorrer ereção, o que gera outro medo a ser considerado, pois o homem tende a associá-la ao prazer e não a uma reação fisiológica.

Qual o exame de próstata mais eficaz?

O exame PSA é mais eficaz quando feito junto com o exame de toque retal. A capacidade de detecção de um câncer chega a 90% quando esses dois métodos são realizados.

Por que ainda se usa exame de toque retal para diagnóstico de câncer de próstata?

O toque rectal permite identificar os tumores da próstata que são palpáveis, ou seja, que se situam na parte posterior do órgão - e que são os mais frequentes. Se o médico suspeitar de um tumor, este exame permite identificar de forma precisa a sua localização, tamanho e volume.

Qual o melhor exame para detectar câncer de próstata?

Qual exame confirma/diagnostica o câncer de próstata? Para confirmar o câncer de próstata é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.

Qual a idade máxima para fazer exame de próstata?

No entanto, a idade para fazer o exame de próstata é bem antes dessa fase da vida. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) orienta que todos os homens, com histórico familiar de câncer de próstata ou da etnia negra, devem realizar anualmente os exames preventivos a partir dos 45 anos.

Qual a idade ideal para fazer exame de próstata?

— Se há na sua família alguém que tenha tido câncer de próstata, você deve começar o preventivo mais cedo, a partir dos 45 anos. Se não tem nenhum histórico na família, aí, sim, você pode começar aos 50 anos.

Qual o nível de PSA que indica câncer?

Ainda assim, um nível abaixo desse valor não é uma garantia de que um homem não tenha câncer. Homens com níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 25% de ter a doença. Se o PSA for superior a 10, a chance de ter câncer de próstata é superior a 50%.

Porque o exame de toque dói tanto?

O exame de toque é sempre feito com luvas esterilizadas para não haver risco de infecção. Algumas grávidas afirmam que o exame dói, no entanto ele deve apenas provocar um ligeiro desconforto, devido à pressão dos dedos no colo do útero.

O que o exame de toque retal detecta?

O “exame de próstata”, também chamado toque retal, tem como objetivo analisar a presença de alterações no formato e consistência da próstata. A avaliação das alterações precisa ser complementada, a fim de definir se é compatível com hiperplasia, infecções, inflamações ou câncer.

Quando o resultado do PSA é preocupante?

O PSA é medido em nanogramas por mililitro (ng/ml). Se o valor for maior que 4 ng/ml, é considerado alto e é necessário consultar o urologista para que ele solicite a repetição do exame e outros exames complementares. A partir dos 70 anos de idade, o nível pode chegar a 6.5 ng/ml.

Porque o PSA aumenta com a idade?

Hiperplasia Prostática Benigna

É caracterizada pelo crescimento de uma das regiões da próstata e costuma ocorrer a partir dos 50 anos de idade. Com o aumento das células prostáticas, a consequência é um PSA mais elevado no sangue.

Quais os primeiros sinais de inflamação na próstata?

A prostatite aguda é caracterizada por uma inflamação na próstata, que pode aparecer repentinamente. Os sintomas mais comuns são dor na região genital (e pélvica), febre, tremores, dor na virilha, mal-estar, urina com cheiro forte e aspecto turvo.

O que o médico sente no exame de próstata?

Exame​ de toque retal

Com a polpa do dedo, o médico consegue tocar a próstata e sentir alterações no seu tamanho, consistência (normalmente é borrachóide) ou a presença de nódulos (caroços) que vão ajudar o médico a seguir em frente no pedido de exames para um melhor diagnóstico.

É possível detectar o câncer pelo hemograma completo?

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Porque o exame de próstata é um tabu?

O tabu do toque retal

O exame de toque retal é, sem dúvida, o principal motivo de tabu entre os homens. Porém, ele se faz necessário para que os cuidados adequados sejam adotados. O preconceito é fruto de uma cultura machista ainda muito arraigada e que leva os homens a se recusarem a fazer o exame.

Quando iniciar toque retal?

Resumindo: de acordo com a American Cancer Society, os pacientes de risco médio devem realizar o Toque Rectal a partir dos 50 anos, os de raça negra e com histórico familiar de doença antes da sexta década de vida a partir dos 45 anos e aqueles com mais de um parente em primeiro grau com cancro precoce a partir dos 40.

Como examinar a próstata em casa?

O exame de toque da próstata não deve ser feito em casa. É importante esclarecer que, embora a preocupação com a saúde da próstata seja válida, a realização do exame de toque retal deve ser feita por um profissional de saúde treinado.

Quem faz o PSA precisa fazer o toque?

O Exame de PSA é certamente um teste importante para a detecção do tumor. No entanto, ao contrário do que muitos homens imaginam, ele não descarta a necessidade da realização do exame de toque retal.

Qual o PSA ideal para 50 anos?

Até aos 50 anos: até 2,5 ng/ml. Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

Artigo anterior
Como saber se ele está gostando de outra?
Artigo seguinte
Qual a característica morfológica do tumor maligno?