Porque minha vitamina D não sobe?

Perguntado por: António Carlos Nogueira  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 5/5 (22 avaliações)

“Algumas doenças impedem o metabolismo da vitamina D. A doença celíaca e a insuficiência renal crônica (IRC) são as mais conhecidas. Os estudos sobre a vitamina D não param de crescer, pois sua deficiência cresce exponencialmente na população mundial”, informa a nutricionista Ana Paula Moura.

O que dificulta a absorção da vitamina D?

Uma alimentação rica em carboidratos refinados, como pães, massas e doces dificulta a absorção desta vitamina. ... O uso em excesso de protetor solar ou se expor ao sol com muita roupa atrapalha a absorção da vitamina.

O que acontece quando a vitamina D está muito baixa?

A vitamina D é muito importante para a saúde dos ossos e músculos. Quando está em níveis baixos no nosso organismo, pode acarretar desconforto nas articulações, na estrutura óssea e dores musculares. Dores na coluna lombar também são muitos comuns em casos de pessoas com vitamina D baixa.

Como aumentar a vitamina D rapidamente?

A vitamina D é obtida principalmente por exposição à luz solar.
...
10 alimentos com alto teor de vitamina D
  1. 1 – Óleo de fígado de bacalhau. ...
  2. 2 – Bife de fígado. ...
  3. 3 – Gema de ovo. ...
  4. 4 – Atum. ...
  5. 5 – Sardinha. ...
  6. 6 – Salmão selvagem. ...
  7. 7 – Queijo fortificado. ...
  8. 8 – Cogumelos.

Quando a vitamina D está baixa?

A deficiência da vitamina é considerada quando a pessoa apresenta valores menores que 10 ng/mL; insuficiente entre 10 e 30 ng/mL; suficiente entre 30 e 60 ng/mL e tóxico quando os valores estão acima de 100 ng/mL.

Porque minha Vitamina D não sobe ? Conheça os remédios que bloqueiam.

20 questões relacionadas encontradas

Qual o nível ideal de vitamina D?

Os valores de referência nos quais foi baseado este estudo seguem informações do fabricante, onde se considera deficiência de vitamina D valores abaixo de 20 ng/mL, insuficiência, de 20 ng/mL a 29,9 ng/mL, e valores normais acima de 30,0 ng/mL.

Qual as frutas e verduras que tem vitamina D?

Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.

Basicamente, a vitamina D está presente apenas em alimentos de origem animal. A única exceção são os cogumelos1, que, assim como os humanos, conseguem sintetizar o nutriente quando ficam expostos ao sol.

O que é bom para repor a vitamina D?

As principais fontes alimentares de vitamina D são os carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.

Qual parte do corpo absorve mais vitamina D?

Não existe uma parte do corpo que absorve melhor a vitamina D. Este processo ocorre da mesma forma em todas as partes do corpo. A quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.

Como se dá a absorção da vitamina D?

A vitamina D é lipossolúvel, ou seja, para ser absorvida no intestino, precisa da presença de gorduras, quando adquirida por meio de alimentos.

Como absorver melhor a vitamina D do sol?

Para produzir vitamina D, o ideal é tomar sol sem filtro solar com o máximo de partes do corpo expostas por pelo menos 20 minutos ao dia. O sol do início da manhã e do final da tarde produzem menos vitamina D que o horário de pico, entre 12 e 14 horas.

Como o corpo absorve a vitamina D do sol?

O processo se inicia bem rápido, poucas horas após a radiação atingir as células da pele. “Os raios ultravioleta B entram pela pele, vão para os rins e fígado, onde ocorre a transformação em vitamina D e a sua absorção”, explica a nutricionista Adriana Ávila.

Quais sucos que contém vitamina D?

Suco de laranja

A laranja, uma das mais clássicas das frutas cítricas, não é apenas uma fonte rica em cálcio e vitamina C: ela também é rica em vitamina D! Com tantos nutrientes, o suco de laranja pode se tornar uma opção saudável e refrescante para incluir nos lanches – principalmente para a criançada.

Como aumentar vitamina D naturalmente?

Para aumentar os níveis de vitamina D, é indicada a exposição ao sol de braços e pernas antes das 10 horas da manhã, durante 15 a 20 minutos, três vezes por semana, sem protetor solar, pois fatores de proteção acima de 8 já impedem a produção do nutriente pela pele, segundo Cristiane Perroni.

Quanto tempo ficar no sol para adquirir vitamina D?

Segundo Michael Holick, o tempo médio seria de 15 a 20 minutos ao sol, sem nenhum protetor solar nos braços, pernas, abdomen e costas, mas com o rosto sempre protegido. Ele explica que o filtro solar impede que a Vitamina D seja metabolizada.

Qual o melhor horário para tomar sol para pegar vitamina D?

Profissionais da área da saúde indicam que o melhor horário para tomar sol é entre 10h e 15h. Apesar de o horário variar um pouco entre um especialista e outro, é fato que, para a pele absorver a quantidade ideal da vitamina D, o sol deve estar a pino.

Que horas pode tomar sol de manhã?

O melhor horário para tomar sol é quando há maior concentração de raios UVB, que são capazes de estimular a produção de vitamina D, o que acontece no horário entre 10h e 16h.

Qual é o melhor horário para tomar sol?

O melhor horário para a exposição solar é antes das 10 horas e depois das 16 horas, período em que a radiação ultravioleta é menor. O protetor solar pode ser usado e deve ser passado pelo menos 20 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada duas horas ou após entrar na água.

Quanto tempo demora para fazer efeito a vitamina D?

O tempo varia de 10 a 20 minutos (pele mais clara, menos tempo) no horário de maior incidência do sol e não use filtro solar.

Artigo anterior
O que eram os moicanos?
Artigo seguinte
Qual a carga horária de um assistente social?