O que é um produto farmacêutico intercambiável?
Perguntado por: Joaquim Duarte Marques de Abreu | Última atualização: 20. April 2022Pontuação: 4.5/5 (4 avaliações)
Produto Farmacêutico Intercambiável: equivalente terapêutico de um medicamento de referência, comprovados, essencialmente, os mesmos efeitos de eficácia e segurança.
O que é remédio intercambiável?
Medicamentos considerados intercambiáveis são aqueles que apresentam junto a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sa- nitária) a sua eficácia e segurança através de estudos de bioequivalência (BQV)¹/biodisponibilidade², bioisenção3 ou equivalência farmacêutica4 com o seu originador.
O que significa dois medicamentos serem comprovadamente Intercambiaveis?
Dois medicamentos são intercambiáveis entre si se forem equivalentes terapêuticos de um medicamento de referência, comprovados, essencialmente, os mesmos efeitos de eficácia e segurança. ... Caso o medicamento seja prescrito pelo nome genérico, poderá ser dispensado o genérico ou o referência.
Como eu sei se um medicamento similar é intercambiável?
Um medicamento similar só pode substituir seu respectivo medicamento de referência após passar por testes laboratoriais que comprovem a equivalência, iguais aos que são exigidos para os genéricos. Os que já cumpriram esse processo são chamados de “similares intercambiáveis” ou “similares equivalentes”.
Quais são os 3 tipos de medicamentos no mercado?
O mercado farmacêutico do país conta com três categorias de medicamentos: os remédios de marca, os genéricos e os similares.
Intercambialidade: Medicamento de Referência, Similar e Genérico
Quais são os tipos de medicamentos que existem?
- Medicamento Fitoterápico. É o medicamento feito exclusivamente à base de plantas. ...
- Medicamento Alopático. ...
- Medicamento Homeopático. ...
- Medicamento Similar. ...
- Medicamento Genérico. ...
- Medicamento de Referência. ...
- Medicamento Manipulado.
Quantos tipos de remédios existem?
No Brasil, por determinação de lei, existem três classes de medicamentos, referência, genéricos e similares.
Porque os medicamentos similares não são Intercambiaveis?
O medicamento similar é intercambiável com o medicamento genérico? Não. A resolução de intercambialidade não estabelece a troca entre medicamento similar e o genérico, ou tampouco entre genérico e similar, pois não foi feito teste de bioequivalência (BQV)1 entre eles.
Por que os genéricos não são intercambiáveis com medicamentos similares?
Na prática, os genéricos e similares são cópias dos medicamentos de referência, sendo a diferença entre eles o fato de os genéricos utilizarem o nome do princípio ativo e os similares, o nome comercial.
O que caracteriza os medicamentos similares?
Medicamento similar: é aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em ...
Como funciona a intercambialidade dos medicamentos?
A intercambialidade de medicamentos permite ao farmacêutico substituir o medicamento de referência pelo seu medicamento genérico correspondente e vice-versa, e o medicamento de referência pelo seu medicamento similar intercambiável e vice-versa.
Qual a resolução para os medicamentos intercambiáveis?
A Lei 9.787/1999 e a RDC 16/2007 preveem a intercambialidade entre o medicamento genérico e o seu medicamento de referência. Portanto, medicamentos genéricos podem ser dispensados quando a prescrição menciona a DCB, a DCI ou o nome de marca do medicamento de referência correspondente.
Como fazer intercambialidade?
- Discriminar a substituição do que foi prescrito na receita médica ou odontológica;
- Carimbar o receituário com nome e número de inscrição do Conselho Regional de Farmácia, colocar a data e assinar.
O que é intercambialidade?
Intercambialidade é uma característica que avalia a possibilidade de se realizar a substituição de um medicamento utilizado pelo paciente por outro equivalente.
O que acontece com o medicamento devolvido por motivo de desvio de qualidade?
Os medicamentos devolvidos deverão ser segregados do estoque e devidamente identificados visto que não estão em condições de uso, por possuírem desvio de qualidade, motivo da sua devolução.
Qual a importância da intercambialidade?
A intercambialidade consiste em optar entre dois medicamentos com a mesma finalidade terapêutica, capaz de garantir a mesma eficácia e segurança no tratamento atingindo os resultados terapêuticos desejados (TORRES; CHINCHILA, 2012). O medicamento genérico poderá ser intercambiável pelo farmacêutico.
Qual a diferença entre medicamento genérico similar e de referência?
A diferença é que não pode ter marca – a embalagem deve apresentar apenas o princípio ativo que está na fórmula, como Paracetamol ou Ácido acetilsalicílico, por exemplo. O efeito, contudo, é o mesmo: o genérico passa pelos mesmos testes de ação e eficácia, impostos pela Anvisa, que as drogas de referência.
Pode ser realizada a substituição de um medicamento de referência por um medicamento similar?
Se o médico prescreve um medicamento pelo nome de referência, ele poderá ser substituído pelo farmacêutico por um medicamento genérico ou medicamento similar equivalente. Se o médico prescreve pelo nome genérico, poderá ser dispensado um medicamento genérico ou um de referência, jamais por medicamentos similares.
Qual o procedimento para substituir o medicamento genérico por similar?
Segundo o médico e presidente do CRF-SP, Marcos Machado, a substituição do medicamento de referência pelo genérico correspondente somente pode ser realizada pelo farmacêutico. A exceção é se o prescritor descrever na receita que não autoriza a intercambialidade.
Qual é a lei dos medicamentos similares?
L13235. LEI Nº 13.235, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2015. Altera a Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976, para equiparar o controle de qualidade de medicamentos similares ao de medicamentos genéricos.
Quando for prescrito o medicamento de referência poderá ser dispensado o similar intercambiável?
Caso seja prescrito um similar intercambiável, poderá ser dispensado o próprio similar intercambiável ou referência. Entretanto, se for prescrito um medicamento similar, que não seja similar equivalente, somente o medicamento similar prescrito pode ser dispensado.
Como a intercambialidade funciona na prática?
De acordo com a RDC 58/14 da Anvisa, que criou a categoria de similares equivalentes, a intercambialidade poderá ser feita pelo próprio farmacêutico no ato da compra, mesmo que a receita esteja indicando a preferência do médico pelo medicamento de referência.
Qual a RDC da intercambialidade?
Todos os medicamentos similares intercambiáveis constantes da lista também , terão na bula do medicamento a informação a respeito da intercambialidade, conforme determina a RDC 58/2014. Tal informação será apresentada por meio da frase: MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA.
O que é a intercambialidade de peças?
A possibilidade de se substituir umas peças por outras ao montar ou consertar um equipamento (ou conjunto mecânico) denomina-se intercambiabilidade.
O que significa 58 2014?
A Anvisa publicou a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) Nº 58/2014, que estabelece os procedimentos para a intercambialidade de medicamentos similares com o medicamento de referência.
Por que Bodas de turquesa?
O que é um indicador industrial?