Porque fazer acesso venoso central?

Perguntado por: Matilde Reis de Andrade  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (30 avaliações)

O cateterismo venoso central, também conhecido como CVC, é um procedimento médico realizado para facilitar o tratamento de alguns pacientes, especialmente em situações como necessidade de infusão de grandes volumes de líquidos na circulação sanguínea, uso do acesso venoso por longos períodos, para uma melhor ...

Para que serve um cateter venoso central?

O cateterismo venoso central é, às vezes, usado para monitorar a pressão venosa central (pressão na veia cava superior, a veia de grande porte que devolve sangue ao coração a partir da parte superior do corpo). A pressão venosa central reflete a pressão no átrio direito quando ele está cheio de sangue.

Qual a importância do acesso central?

O cateter venoso central (CVC), também chamados de acesso venoso central, é indispensável no manejo do paciente grave na emergência ou unidades de terapia intensiva. O acesso venoso central é definido como colocação de um cateter com a sua extremidade posicionada na veia cava superior ou no átrio direito.

Quando é indicado acesso venoso central?

O Acesso Venoso Central é um procedimento médico delicado recomendado para a medicação de remédios que não podem ser ingeridos ou inseridos convencionalmente na veia. Normalmente é indicado em cirurgias de grande porte ou naqueles pacientes mais graves, internados em unidades de terapia intensiva.

Qual a diferença entre acesso venoso central e periférico?

Existem dois tipos de cateteres: o cateter venoso periférico, que é a introdução de um cateter nos membros, como braço, mão e perna; e o cateter venoso central, que é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro, bem como de medicações específicas, como quimioterapia ou dieta parental.

Acesso venoso central - Aula de Procedimentos SanarFlix

19 questões relacionadas encontradas

O que é um acesso central?

O acesso venoso central (AVeC) envolve um cateter de grosso calibre inserido em uma veia no pescoço, na parte superior do tórax ou na área da virilha (femoral) para administrar fármacos que não podem ser administradas por boca ou por acesso venoso convencional (cânula ou tubo em veia do braço).

O que é acesso venoso periférico?

Acesso venoso periférico (AVP): Trata-se de cateter inserido em veias periféricas, geralmente em veias dos membros superiores e em região cefálica em lactentes. Principais cuidados: Escolha do sítio de inserção: avaliar as condições da rede venosa, idade e diagnóstico.

São Contra-indicações do uso do cateter venoso central?

As contraindicações para passagem de acesso venososo central são apenas relativas e incluem: -Coagulopatia; -Trombocitopenia; -Hemotórax ipsilateral ou trombose ou pneumotórax, estenose ou infecção no local proposto para inserção do acesso.

Quais as indicações do acesso venoso periferico?

Indicações do Acesso Venoso Periférico

Algumas situações clínicas, como parada cardíaca, requerem tratamento com medicações intravenosas; os hemoderivados devem ser administrados por via intravenosa.

Quais locais devemos evitar uma punção venosa?

Não devemos escolher lugares com terapia ou hidratação intravenosa, locais com cicatrizes ou queimadura, perto de onde foi realizado uma mastectomia, cateterismo ou qualquer outro procedimento cirúrgico, áreas com hematomas, abscessos, que já sofreram trombose (pouco flexíveis) e com múltiplas punções recentes.

Quais são os acessos centrais?

Locais de inserção do acesso central

Veia subclávia; Veia femoral; Veia jugular externa; Veia antecubital.

Quais os tipos de acessos centrais?

Tipos de acesso venoso central
  • Veia subclávia;
  • Veia jugular interna;
  • Veia femoral.

Quais são os tipos de acesso?

Tipos de acesso venoso. Pode ser dividido em duas principais modalidades: acesso venoso central e acesso venoso periférico. Cada um deles tem suas especificidades e indicações, que serão discutidas abaixo.

Quanto tempo pode ficar um cateter central?

O período máximo de tempo em que um cateter venoso central totalmente implantado pode permanecer no local ainda não foi determinado, mas tem sido relatado como sendo usado por até 5 anos.

Quantos dias pode ficar com acesso central?

Tempo de permanência: curto (até 7 dias); longo (após 7 dias); temporário (até 30 dias) e definitivo (mais de 30 dias).

Qual o objetivo da punção venosa periférica?

OBJETIVOS

Fornecer via de acesso venoso para a administração de sangue e hemoderivados, líquidos, eletrólitos, contrastes, nutrientes e medicamentos; • Coletar sangue.

Quais os tipos de punção venosa?

As punções variam de acordo com a sua finalidade. - PUNÇÃO VENOSA – superficial (subcutâneo) ou profunda (centrais). - PUNÇÃO BIÓPSIA - hepática, pulmonar, renal, pericárdica, miocárdica, prostática...

Quais as vantagens e desvantagens do uso do cateter venoso central?

As principais vantagens de inserção do cateter PICC, de acordo com a SOBETI, são: confiabilidade de acesso, permanência prolongada, inserção menos traumática, menor risco de ocorrer flebite química, extravasamento e infiltração de fluidos, possibilidades de administração de soluções irritantes e vesicantes, diminuição ...

Quais os cuidados de enfermagem com cateter venoso central?

Cuidados com Cateter Venoso Central
  1. Realizar a higiene das mãos antes e após manuseio do cateter;
  2. Manter curativo sempre limpo e seco (com data e turno da troca);
  3. Trocar equipo de medicação a cada 72 horas;
  4. Trocar equipo da administração de hemocomponenente a cada transfusão;

Quais as complicações do acesso venoso central?

As complicações relacionadas à cateterização venosa central incluem punção de artéria carótida, pneumotórax, hemotórax, tamponamento cardíaco, infecções, embolia e hidrotórax.

O que é Jelco e Scalp?

Scalp e cateter jelco são dois dos materiais mais utilizados em hospitais nos procedimentos de acesso venoso periférico.

Quais as complicações da terapia intravenosa periférica?

Entre as principais complicações predominam-se os hematomas, infiltrações, extravasamento, oclusão, infecção local, trombose e flebite.

Como se faz um acesso central?

Passo a passo do Acesso Venoso Central
  1. Realizar a punção de acordo com os referenciais anatômicos da veia central a ser puncionada;
  2. Introduzir lentamente a agulha em aspiração contínua até refluir sangue;
  3. Retirar a seringa e inserir o fio-guia com a ponta em “J” direcionada para baixo;

Quem pode fazer acesso central?

“Art. 1º – É lícito ao Enfermeiro, a Inserção de Cateter Periférico Central. Art. 2° – O Enfermeiro para o desempenho de tal atividade, deverá ter-se submetido a qualificação e/ou capacitação profissional”.

O que significa PICC na enfermagem?

O PICC é um dispositivo de acesso vascular inserido perifericamente, tendo a ponta localizada em nível central, na altura do terço distal da veia cava, podendo possuir lúmen único ou duplo.

Artigo anterior
Como planejar o futuro profissional?
Artigo seguinte
O que é interesse processual CPC 2015?