Como contabilizar recebimento de sinistro de veículo?
Perguntado por: Leandro Lourenço de Cardoso | Última atualização: 4. März 2022Pontuação: 4.3/5 (58 avaliações)
O valor correspondente à indenização em decorrência de sinistro de bens do Ativo Imobilizado será tratado, contabilmente, como outras receitas operacionais. Contabilmente, o bem sinistrado será baixado do patrimônio, e a contrapartida será registrada na conta Ganho ou Perda de Capital, na conta de Resultado.
Como contabilizar o recebimento de sinistro?
No programa do imposto de renda 2020, as indenizações de seguro devem ser informadas na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, sob o código 03 - Capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado, prêmio de seguro restituído em qualquer caso e pecúlio recebido de entidades de previdência privada ...
Como contabilizar o recebimento de seguro?
Na prática, deve se registrar o valor do prêmio pago a débito da conta "Prêmios de Seguro a Apropriar (AC)" contra uma conta do grupo "Ativo Circulante (AC)" caso seja pago à vista, ou, em uma conta do grupo "Passivo Circulante (PC)" caso seja pago parceladamente.
Como contabilizar baixa de imobilizado por sinistro?
Quando a empresa perde um bem do seu Ativo Imobilizado (AI) em decorrência de sinistro, o valor correspondente será considerado como ganho ou perda de capital, conforme a apuração do valor líquido contábil do bem seja negativo ou positivo, respectivamente.
Como lançar seguro de veículos na contabilidade?
A apropriação contábil das despesas com seguros deve ser feita em função do prazo da cobertura prevista na apólice correspondente. A contabilização em conta representativa de custo ou despesa se verifica através de quotas mensais.
? Sinistro de Automóvel como Funciona no Seguro?
Como lançar seguro no balanço patrimonial?
Os seguros funcionam da mesma forma que assinaturas de jornais ou pagamento de alvará por exemplo. Na contratação do seguro temos: D - Seguros a apropriar ou Prêmio de Seguros (dentro do grupo despesas do exercício seguinte no ativo circulante) R$ 5.000,00. C - Seguros a pagar (passivo circulante) R$ 5.000,00.
Como contabilizar baixa de imobilizado?
O registro contábil da baixa dos bens obsoletos ou sucateados será um débito na conta de depreciação acumulada e um crédito na conta do custo do bem, cujas contrapartidas serão lançadas em uma conta de resultado do período que irá registrar o valor líquido do bem baixado.
Como fazer a baixa do ativo imobilizado?
Venda. A alienação por meio da venda é o modelo mais comum de baixa de um ativo imobilizado, procedimento que deve ser feito com a utilização de todos os documentos capazes de comprovar e apurar o resultado real, seja relativo ao ganho ou perda na operação.
Como ocorre a baixa de um ativo imobilizado?
A baixa do ativo imobilizado normalmente não ocorre quando ele é considerado totalmente depreciado, ou seja, o seu valor na contabilidade chegou a zero. Este item só terá a baixa contábil quando ele definitivamente não fizer mais parte do patrimônio da empresa.
Como contabilizar recebimento de reembolso?
Lançar despesas no sistema
As quantias do reembolso devem primeiro ser lançadas no cálculo de passivos. Isso porque o gasto acontece antes para, só depois, ser reembolsado. Mesmo assim, depois disso a conta dos ativos precisa receber os valores destinados ao reembolso.
Como fazer lançamento de compensação de impostos?
Contabilmente, os valores passíveis de compensação devem ser controlados em conta do Ativo Circulante (AC) do Balanço Patrimonial (BP) da empresa ("Tributos e Contribuições Sociais a Compensar (AC)", por exemplo), com a correspondente atualização (Taxa Selic), de acordo com a legislação de regência.
O que é valor do prêmio do seguro?
3- O que é prêmio do seguro? É o valor que o segurado paga à seguradora pelo seguro para transferir a ela o risco previsto nas Condições Contratuais. Pagar o prêmio é uma das principais obrigações do segurado.
Como declarar recebimento de sinistro no Imposto de Renda?
Os valores recebidos a título de indenização de seguros devem ser informados na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, sob o código 3. Basta informar o valor recebido a título de indenização.
Como declarar recebimento de sinistro no IRPF 2020?
A quantia deve ser ser colocada na ficha de “rendimentos isentos e não tributáveis” sobre o código 3, que trata do capital de apólices de seguro ou pecúlio pago em razão da morte do segurado, que é o tipo de declaração que deve ser feita pelo recebimento de indenização paga pelo seguro de vida.
Como contabilizar o valor da franquia?
Possíveis formas de contabilização
A aquisição da franquia, quando por prazo indeterminado, é considerada uma aquisição definitiva. Em outras palavras, deve ser contabilizada como Investimento no Ativo Permanente e é considerada um fundo de comércio, adquirido à vista ou a prazo.
Qual o CFOP para baixa de ativo imobilizado?
CFOP: 5927 Lançamento efetuado a título de baixa de estoque decorrente de perda, roubo ou deterioração: Classificam-se neste código os registros efetuados a título de baixa de estoque decorrente de perda, roubou ou deterioração das mercadorias .
Como baixar ativo Intangivel?
Baixa. O ativo intangível deve ser baixado: por ocasião de sua alienação; ou. quando não são esperados benefícios econômicos futuros com a sua utilização ou alienação.
O que é perda de capital?
São ganhos ou perdas de capital os resultados obtidos na alienação, inclusive por desapropriação, na baixa por perecimento, extinção, desgaste, obsolescência ou exaustão, ou na liquidação de bens ou direitos integrantes do ativo não circulante, classificados como investimentos, imobilizado ou intangível.
Como fazer lançamento de venda de imobilizado?
A nota fiscal de venda será o documento que comprova a saída/venda desse ativo. Nesse caso o bem terá que ser baixado do ativo totalmente após sua venda. O bem estando totalmente depreciado (custo corrigido menos depreciação acumulada) igual a zero, todo valor obtido na sua venda será um ganho de capital tributável.
Como calcular ganho ou perda de capital?
Como calcular o ganho de capital? O resultado não operacional, enfatizadas as disposições especiais, será igual à diferença, positiva (ganho) ou negativa (perda/prejuízo), entre o valor pelo qual o bem ou direito houver sido alienado ou baixado (baixa por alienação ou perecimento) e o seu valor contábil.
Como fazer lançamento de compra de imobilizado?
Na hipótese de aquisição do imobilizado com pagamento à prazo ou à vista, basta debitar o valor correspondente á aquisição e creditar a conta de fornecedor (se compra à prazo) ou Caixa/Bancos Cta. Movimento (se à vista). Nota: registrar, também, o ICMS sobre a aquisição do imobilizado, quando cabível.
Como contabilizar despesa antecipada de seguros?
Como contabilizar despesas antecipadas? Na contabilidade, as despesas pagas antecipadamente são registradas como ativos da empresa. O registro é feito então na área de Ativo Circulante do balanço patrimonial. Isso porque o benefício é recebido no ato do pagamento.
Como lançar seguros pagos antecipadamente?
Seguros pagos antecipadamente consistem numa despesa antecipada, que é registrada no ativo. Então, no momento do pagamento, há apenas uma permuta entre contas do ativo. O seguro vai ser apropriado como despesa durante o período de vigência do seguro, de acordo com o regime de competência.
O que é lançamento de apropriação?
O programa Apropriação de Despesa Direta [PR04817] possibilita dar entrada nas notas fiscais no módulo do Contas a Pagar, podendo também este documento ser escriturado (com livros) ou não (sem livros).
Qual o nome da injeção de 3 meses?
Quando usar logotipo?