Porque existe o UDP quais funcionalidades o UDP adiciona aos datagramas IP?

Perguntado por: Laura Benedita Faria Rocha  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (3 avaliações)

O UDP não adiciona nenhum serviço ao protocolo IP (protocolo da camada de rede) sendo, então, uma extensão desse protocolo. A principal função do UDP é multiplexar na origem e demultiplexar no destino os datagramas transmitidos.

Como o UDP verifica a integridade do datagrama?

O UDP é pouco confiável, sendo um protocolo não orientado para conexão. Não existem técnicas no protocolo para confirmar que os dados chegaram ao destino corretamente. O UDP usa número de porta de origem e de destino de 16 bits.

Porque existe o UDP?

Já o UDP é o protocolo orientado a data gramas. Isso ocorre porque não há sobrecarga para abrir, manter e encerrar uma conexão. O UDP é eficiente para o tipo de transmissão de rede de broadcast e multicast, como já exemplificado anteriormente.

Qual a relação entre os protocolos TCP UDP e IP?

O TCP preza pela confiabilidade agregando em seu header bits de controle de fluxo e recebimento. Já o UDP dispensa esses bits de controle. Pode se dizer que o TCP é orientado a conexão através do seu Acknowledgment e o UDP não, uma vez que não é criada uma conexão, há apenas o envio direto de dados.

Porque o DNS usa o protocolo UDP?

O DNS usa TCP para transferência de zona e UDP para nome e consulta regular (primário) ou reverso. O UDP pode ser usado para trocar pequenas informações, enquanto o TCP deve ser usado para trocar informações maiores do que 512 bytes.

Curso de Redes - Introdução ao Protocolo UDP

28 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características do protocolo UDP?

Algumas das principais características do UDP (User Datagram Protocol): Diferente do TCP ele não é orientado à conexão; Não é confiável como o TCP, ele não garante a entrega completa dos dados; É preciso que dividamos manualmente os dados em datagramas (entidades de dados);

Qual é a característica do UDP?

O que é uma característica do UDP? UDP reagrupa os datagramas recebidos na ordem em que foram recebidos. UDP só passa dados para a rede quando o destino está pronto para receber os dados. Os datagramas UDP seguem o mesmo caminho e chegam na ordem correta ao destino.

Qual a diferença entre o protocolo UDP e o TCP IP?

A principal diferença entre TCP e UDP é a velocidade, já que o TCP é comparativamente mais lento que o UDP. No geral, o UDP é um protocolo muito mais rápido, simples e eficiente; no entanto, a retransmissão de pacotes de dados perdidos só é possível com TCP.

O que o UDP acrescenta ao IP?

O UDP usa o IP para identificar hosts (destino final), mas acrescenta a capacidade de distinguir entre vários destinos (aplicativos) dentro de determinado host, utilizando as Portas. Então o UDP fornece o mecanismo principal utilizado pelos programas aplicativos para enviar datagramas a outros programas.

Quais são as diferenças entre TCP e IP?

TCP e IP são dois protocolos de rede de computadores separados. IP é a parte que obtém o endereço para o qual os dados são enviados. TCP é responsável pela entrega dos dados assim que o endereço IP for encontrado.

Qual é o propósito dos números de portas TCP UDP?

Quando uma mensagem é entregue usando o TCP ou o UDP, os protocolos e os serviços são identificados por um número de porta. Uma porta é um identificador numérico dentro de cada segmento que é usado para rastrear conversas específicas e serviços destino solicitados.

Quais são as principais vantagens benefícios do protocolo de transporte UDP?

A grande vantagem do protocolo UDP em relação ao TCP é que ele é rápido, não causa sobrecarga e pode oferecer suporte à comunicação de um ponto a outro ponto e de um ponto a vários outros pontos.

Por que o SNMP foi elaborado para utilizar o UDP na maioria dos casos e não o TCP?

A vantagem é que o UDP requer uma carga baixa e não causa impacto na rede. Em uma rede com muito tráfego de dados, o SNMP por meio do TCP seria uma má ideia. O SNMP usa a porta UDP 161 para envio e recebimento de solicitações, e a porta UDP 162 para receber traps dos dispositivos gerenciados.

O que acontece se um datagrama UDP não é entregue ao destino?

O UDP não é confiável – as mensagens enviadas podem não alcançar o destino. O TCP trata disso tentando garantir a entrega da mensagem ao destino. O UDP não ordena os datagramas enviados – se chegarem fora de ordem, não serão reordenados.

O que é checksum UDP?

O Checksum é um campo de 16bits utilizado na detecção de erros fim-a-fim em UDP. Embora o UDP forneça verificação de erros, ele não recupera esse erro. Algumas implementações de UDP simplesmente descartam o segmento danificado, outras passam o segmento errado à aplicação acompanhado de algum aviso.

O que um protocolo da camada de transporte fornece?

Dois dos principais protocolos desta camada são o UDP e o TCP. A camada de transporte oferece para o nível de aplicação um conjunto de funções e procedimentos para acesso ao sistema de comunicação de modo a permitir a criação e a utilização de aplicações de forma independente da implementação da rede.

Qual protocolo de rede é usado para rotear endereços IP?

Dentre os protocolos de roteamento mais usados, pode-se citar o RIP (Route Information Protocol), o OSPF (Open Shortest Path First) e o BGP (Border Gateway Protocol). O endereço usado no Protocolo da Internet é o endereço IP.

Qual a principal função da camada de transporte?

Camada de Transporte:: transporta e regula o fluxo de informações da origem até o destino, de forma confiável. A principal função da camada 04 é fornecer controle fim-a-fim usando janelas móveis, além de oferecer confiabilidade nos números de seqüência e nas confirmações .

Qual protocolo utiliza porta TCP e UDP?

Os protocolos que usam principalmente portas são os protocolos da camada de transporte, tais como o Protocolo de controle de transmissão (TCP) e User Datagram Protocol (UDP) do conjunto de protocolos da internet.

Quais são as principais características do protocolo TCP?

As características do protocolo TCP são entregar ordenadamente os datagramas provenientes do protocolo IP, verificar a onda de dados para evitar uma saturação da rede, formatar os dados em segmentos de comprimento variável para 'entregá-los' ao protocolo IP, permitir o multiplex dos dados, ou seja, fazer circular ...

Quais as características descrevem uma conexão FTP escolha duas?

Permite a transferência de grande volume de dados

O protocolo FTP é aconselhável quando se tem um grande número de arquivos que devem ser compartilhados. Isso porque sua tecnologia permite uma troca e recebimento de dados que não causa impacto na velocidade da sua internet ou sobrecarga no servidor.

Quais são duas características da camada de aplicação do modelo TCP IP?

A camada de aplicação é responsável por gerenciar e deixar disponível ao usuário, todos os sistemas e ferramentas a ele destinados, por ex: ERP, SSH, TELNET, FTP, SGDB, SNMP, e muitos outros aplicativos e recursos disponíveis em uma rede, seja de pequeno ou grande porte.

Quais são os dois tipos de aplicativos mais adequados para o UDP?

Existem três tipos de aplicativos mais adequados para UDP: Vídeo ao vivo e aplicativos de multimídia – Esses aplicativos podem tolerar alguma perda de dados, mas exigem pouco ou nenhum atraso.

Quais são as camadas que compõem o protocolo TCP IP?

O TCP/IP
  • Comparação com modelo OSI. Comparativamente ao modelo OSI, pode-se observar como se relacionam as 4 camadas TCP/IP e suas funções:
  • Aplicação (Camada 4) ...
  • Transporte (Camada 3) ...
  • Internet ou Rede (Camada 2) ...
  • Enlace ou Física (Camada 1) ...
  • Características do TCP. ...
  • Características do IP.

Quando o UDP é preferível ao TCP?

O TCP é preferível sobre o UDP para transmissão de áudio em tempo real, já que não possui estado. São protocolos da camada de transporte. São protocolos da camada de rede.

Artigo anterior
Qual o maior guerreiro grego?
Artigo seguinte
Quem foi o primeiro a usar o termo paisagem?