Porque Ex-diretor tem hífen?

Perguntado por: Manuel Bernardo Andrade de Branco  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (43 avaliações)

Sempre serão separados do segundo elemento por meio de hífen: a)os prefixos “ex-”, “sota-”, “soto-”, “vice-” e “vizo-”: Exemplos do Acordo Ortográfico: ex-almirante, ex-diretor, ex-hospedeira, ex-presidente, ex-primeiro-ministro, ex-rei, sota-piloto, soto-mestre, vice-presidente, vice-reitor, vice-rei.

Porque Ex-diretor tem hífen?

O prefixo ex- tem origem latina e exprime as ideias de separação, afastamento. O substantivo que lhe segue indica aquilo que alguém foi mas já não é. Sempre deve ser seguido por hífen, ou seja, diante de qualquer palavra.

Tem hífen depois de ex?

1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.

Quando separar por hífen?

Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.

Quando utilizamos hífen?

# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.

HÍFEN – Como usar? Saiba as regras! || Prof. Letícia

24 questões relacionadas encontradas

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quais palavras não tem mais hífen?

Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas.

Qual a nova regra do hífen?

O hífen é usado na formação de palavras por derivação prefixal. De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

Como se escreve ex presidente ou Ex-presidente?

Pessoa que já foi presidente. Plural: ex-presidentes. Plural: ex-presidentes.

Quando se usa ES ou ex?

Ex -- abreviação da palavra exemplo, ou ainda, palavra usada para designar o passado de alguma coisa. És -- forma verbal do verbo "Ser", conjugado na 2° pessoa do singular.

Como se escreve Ex-diretor?

a)os prefixos “ex-”, “sota-”, “soto-”, “vice-” e “vizo-”: Exemplos do Acordo Ortográfico: ex-almirante, ex-diretor, ex-hospedeira, ex-presidente, ex-primeiro-ministro, ex-rei, sota-piloto, soto-mestre, vice-presidente, vice-reitor, vice-rei.

Porque Vice-diretor tem hífen?

O prefixo vice- tem origem latina e exprime as ideias de substituição, sucessão, alternativa, assim como indica alguém que está abaixo de outro. Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é vice-diretor, com hífen.

Como se escreve ex marido na nova ortografia?

Significado de Ex-marido

substantivo masculino Aquele que deixou de ser marido de alguém, que não está mais casado com essa pessoa; ex-cônjuge. [Gramática] Também usado na sua forma reduzida ex: fui casada, mas desde que me separei nunca mais estive com meu ex. Etimologia (origem da palavra ex-marido).

Qual o nome do ex presidente da Argentina?

Cristina Elisabet Fernández de Kirchner (La Plata, 19 de fevereiro de 1953) é uma política e advogada, atual vice-presidente da Argentina desde 2019. Anteriormente, foi presidente da Argentina de 2007 até 2015 e senadora pelas províncias de Santa Cruz e Buenos Aires.

Quais os Ex-presidentes do Brasil?

  • Michel Miguel Elias Temer Lulia.
  • Dilma Vana Rousseff.
  • Luiz Inácio Lula da Silva.
  • Fernando Henrique Cardoso.

Quais são as principais mudanças do novo acordo ortográfico?

Entre as mudanças na língua portuguesa ocasionadas pela reforma ortográfica, podemos citar o fim do trema, alterações da forma de acentuar palavras com ditongos abertos e que sejam hiatos, supressão dos acentos diferenciais e dos acentos tônicos, novas regras para o emprego do hífen e inclusão das letras w, k e y ao ...

Como ficou o uso do hífen a partir da obrigatoriedade do novo acordo ortográfico da língua portuguesa?

O hífen deixou de ser usado em dois casos: quando a segunda parte da palavra começar com s ou r (contra-regra passou a ser contrarregra), com exceção de quando o prefixo terminar em r (super-resistente), e quando a primeira parte da palavra termina com vogal e a segunda parte começa com vogal (auto-estrada passou a ser ...

Não tem hífen?

O novo acordo ortográfico decretou o fim do hífen com o elemento “não”, seja advérbio de negação ou fazendo papel de prefixo. Devemos escrever sem hífen: organização não governamental, tratado de não agressão, diante do não pagamento, o relatório apresentou muitas não conformidades...

Porque pé de moleque não tem hífen?

A reforma ortográfica cassou o tracinho dos compostos por justaposição com um termo de ligação. São em geral três palavras que, soltas, nada têm a ver uma com as outras. Mas, juntas, formam um terceiro vocábulo. É o caso de pé de moleque.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

O que é Ex-cônjuges?

Pessoa que já foi casada com alguém, em relação a essa pessoa; ex-marido ou ex-mulher. Plural: ex-cônjuges. Plural: ex-cônjuges.

Qual é o significado de um ex?

1. [Informal] Pessoa que já teve com outra uma relação de casamento ou namoro, em relação a esta última (ex.: tem uma relação conflituosa com as suas duas ex). 2. [Informal] Pessoa que deixou de ser alguma coisa.

Como chama o marido da Ivy?

Rogério Fernandes postou fotos com Thatiane Carvalho, com quem fez uma viagem romântica no último fim de semana. Não foi só para Ivy Moraes que a fila andou depois do fim do casamento com Rogério Fernandes, com quem ela tem um filho, Luiz Miguel, de 4 anos.

Artigo anterior
Qual o desembargador mais jovem do Brasil?
Artigo seguinte
Quantos bits tem um número binário?