Qual a diferença entre cimento e cimento Portland?

Perguntado por: Alícia Ramos Oliveira  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (55 avaliações)

Cimento CP-I (NBR 5.732) ou Cimento Portland Comum: recebe este nome porque não possui nenhum tipo de aditivo, apenas o gesso, que tem a função de retardar o início de pega do cimento para possibilitar mais tempo na aplicação. Tem alto custo e menos resistência. Sua produção é direcionada para a indústria.

O que significa a sigla RS no cimento?

Para obras em ambientes agressivos, como redes de esgotos e de efluentes industriais, o Cimento Portland RS (resistente a sulfatos) é a melhor solução. Ele pode ser usado em todos os tipos de estruturas.

Qual a diferença de cimentos?

Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação. ... Por fim essas são as diferença entre os cimentos CP2 e CP3.

Quais as principais características do cimento portland?

O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à ação da água, o cimento portland não se decompõe mais.

Qual tipo de cimento portland mais usado?

Cimento Portland comum (ou CP I)

É o cimento mais básico disponível no mercado e é indicado para obras que não requerem propriedades especiais do cimento.

ENTENDENDO OS TIPOS DE CIMENTO E SUAS APLICAÇÕES

19 questões relacionadas encontradas

Qual o tipo de cimento Portland mais utilizado na construção civil?

CP I: Cimento Portland Comum

É um cimento de baixa resistência e é mais utilizado para a área da indústria.

Quais são os tipos de cimento Portland?

Tipos de cimento Portland
  • Cimento Portland Comum (CP I) ...
  • Cimento Portland Composto (CP II) ...
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
  • Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

Qual a característica do cimento?

O cimento é um dos principais materiais utilizados numa obra. Ele pode ser definido como um pó fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação de água. As principais matérias-primas do cimento são calcário, argila e gesso.

Quais são as principais características de resistência do cimento?

Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa. Cimento CP-IV (NBR 5.736) ou Cimento Portland Pozolânico: tem em sua composição de 15% a 50% de material pozolânico. Por isso, proporciona estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos.

Qual a principal característica do cimento Portland de alta resistência inicial?

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alta reatividade em baixas idades em função do grau de moagem a que é submetido, proporcionando maior rendimento ao concreto. É largamente utilizado em produção industrial de artefatos, concreto protendido pré e pós-tensionado, pisos industriais e argamassa armada.

Qual é o cimento mais forte?

Diferentemente do CP II, o cimento CP III é um tipo de cimento que contém adição de 35% a 70% de escória em sua composição, e o resultado disto é que lhe confere maior impermeabilidade e durabilidade, resistência a sulfatos e à expansão além, é claro, de baixo calor de hidratação.

Qual tipo de cimento mais forte?

À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum. CP V – ARI – O cimento ARI (alta resistência inicial) não possui aditivos. Porém, seu clínquer possui dosagem diferenciada. Esse tipo de cimento pode atingir até 26 MPa com 1 dia de cura!

Qual tipo de cimento seca mais rápido?

CPV: O último dos tipos de cimento mais conhecidos de cimento é considerado de alta resistência inicial, ou seja, ele é capaz de acelerar o tempo de secagem inicial. Dentre todos os tipos de cimentos, este é o mais recomendado para desforma rápida.

O que significa o número 32 no cimento?

Em CP II-32, as duas letras são a sigla de cimento portland, os algarismos romanos especificam seu tipo (se tem mais ou menos adição de materiais na composição) e os últimos números (25, 32 ou 40) indicam sua resistência.

O que significa o 3-2 no cimento?

O cimento Portland Composto com escória, CP II-E-32 pode ser aplicado em argamassas de assentamento, revestimento, contrapiso e chapisco, em concretos simples, armado, rolado ou projetado, em blocos de concreto e elementos pré-moldados de cimento, pavimentos e calçadas, além de solo-cimento (mistura de cimento e terra) ...

O que é um cimento pozolânico?

SIGNIFICADO DE CIMENTO POZOLÂNICO

Este cimento tem uma adição de Pozolana entre 15 e 50%, o que lhe confere uma menor porosidade. É aplicado em obras correntes, sob a forma de argamassa, concreto simples, armado e protendido, elementos pré-moldados e artefatos de cimento.

O que é classe de resistência do cimento?

O Fck do concreto é a sua resistência característica à compressão, e a unidade de medida usada para definir os seus valores é o Mega Pascal, abreviado para MPa. ... O Fck do concreto é o conceito, o número que indica a sua resistência característica à compressão e que é utilizado nos cálculos estruturais.

Como se caracteriza a resistência do cimento Portland?

CP-RS – Cimento Portland resistente a sulfatos

É necessário geralmente quando o concreto está submetido à meios agressivos sulfatados como redes de esgotos, ambientes industriais e água do mar. Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.

O que significa as letras do cimento?

Os tipos de cimento

CP I-S (Cimento Portland comum com adição); CP II-E (Cimento Portland composto com escória); CP II-Z (Cimento Portland composto com pozolana); CP II-F (Cimento Portland composto com fíler);

Qual o uso do cimento?

O cimento é um pó fino, com propriedades aglutinantes, que pode ser utilizado para diversos fins, como na composição de argamassa, reboco de parede, na fabricação de concreto, etc.

O que é o FCK do concreto?

A sigla FCK (do inglês, Feature Compression Know) foi traduzida para o português como Resistência Característica do Concreto à Compressão, um conceito imprescindível para calcular com exatidão a medida de material com relação à estrutura que será utilizada.

Para que serve a pozolana no cimento?

A pozolana é um dos componentes do cimento utilizada na preparação de argamassas pozolânicas, misturada com água e cal hidratada, melhorando as características dos betões e permitindo a sua utilização dentro de água.

Quais os tipos de cimento para construção?

8 tipos de cimento e suas aplicações
  • Cimento Portland Comum CP I e CP I-S (NBR 5732)
  • Cimento Portland CP II (NBR 11578)
  • Cimento Portland de Alto Forno CP III (com escória – NBR 5735)
  • Cimento Portland CP IV (com pozolana – NBR 5736)
  • Cimento Portland CP V ARI – (Alta Resistência Inicial – NBR 5733)

O que é cimento portland de composto?

Cimento Portland composto com Escória (CP II-E)

Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.

Qual o melhor tipo de cimento?

Cimento CP IV

Quando é necessário um cimento com baixa permeabilidade o cimento ideal é o CP IV, que possui uma adição de material pozolânico maior que o CP II – Z. Ele tem como característica maior durabilidade, podendo ser utilizado nas fundações de obras de pequeno porte, devido a baixa permeabilidade.

Artigo anterior
O que e filiacao?
Artigo seguinte
Como calcular produtividade por hora?