Porque Auto-escola e junto?

Perguntado por: Sofia Mónica Gaspar  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (67 avaliações)

E isso acontece, porque a regra diz que devemos escrever tudo junto quando o prefixo terminar com uma letra diferente da letra que começa a palavra seguinte. Assim, como AUTO termina com O e ESCOLA começa com E, devemos escrever sem hífen, tudo junto.

Quando usar hífen em auto?

Segundo o novo acordo ortográfico, com o prefixo auto, só devemos usar hífen se a palavra seguinte começar por “h” ou por vogal igual: auto-hipnose, auto-observação. Com as demais letras, devemos escrever sem hífen ou, como se diz popularmente, “tudo junto”.

Porque Super-homem tem hífen?

Super-homem escreve-se com hífen, porque a palavra homem começa por h. ... A regra é a seguinte: com os prefixos hiper- inter- e super-, quando o segundo elemento começa por qualquer letra que não seja r, não se utiliza o hífen.

Para que serve o hífen?

O hífen é utilizado quando desejamos dividir as sílabas de uma palavra. Exemplo: ro-sa, ca-chor-ro, me-xi-ca-no, ca-ri-nho, en-gra-ça-do. Ainda, ele deve estar presente nos momentos em que uma linha acaba e as demais sílabas de uma palavra devem ir para a linha abaixo.

O que é hífen exemplos?

Exemplo: antiácido; autoestrada; hidroelétrica. 5. O hífen é utilizado nas palavras derivadas por sufixação em que o primeiro elemento terminar de forma tônica ou com acento gráfico e o segundo elemento for os sufixos "açu", "guaçu", "mirim".

Você conhece os seus direitos de consumidor de autoescola?

26 questões relacionadas encontradas

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Quando se usa hífen em super?

O prefixo super- só pede hífen quando seguido de h ou r. No mais, é tudo junto como unha e carne: super-homem, super-história, super-herói, super-região, super-rico, super-racional, super-rapidez, superativo, supereficiente, supermercado.

Como se escreve Super-homem no novo Acordo Ortográfico?

Pelas novas regras ortográficas, como uso o hífen em segunda-feira, super-homem e bem-vindo? A grafia dessas palavras não foi modificada com o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde janeiro de 2009 (até o fim de 2012, tanto as regras antigas como as novas são aceitas).

Quando o prefixo super tem hífen?

O hífen só se utiliza quando o prefixo super- precede palavras que começam por h ou r. Por exemplo: super-herói ou super-resistente.

Como se escreve auto explicativo ou autoexplicativo?

Que se explica por si só; que é capaz de ser compreendido sem explicação (ex.: o título é auto-explicativo ). Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoexplicativo. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: auto-explicativo.

Como se escreve a palavra auto?

Auto é um substantivo que também veio do latim, actus. Veja como o dicionário Aurélio descreve a palavra: “Ato público; solenidade. Registro escrito e autenticado de qualquer ato.

Quando tem hífen?

# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.

Qual o correto auto escola ou Auto-escola?

"Autoescola" ou "auto-escola"? Após a reforma ortográfica, o hífen deixou de ser empregado quando o prefixo terminar em vogal diferente da vogal que iniciar o segundo elemento. Logo, o correto é autoescola, sem hífen.

Como se escreve corretamente a palavra auto escola?

Escola de condução. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoescola. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: auto-escola. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autoescola.

Quanto tempo dura o curso na auto escola?

Você terá 12 meses para concluir todas as etapas obrigatórias para tirar a CNH. Se você não concluir todo o processo dentro de 12 meses, terá que reiniciá-lo do zero. Algumas pessoas demoram um pouco menos, outras um pouco mais. Tudo depende da sua disponibilidade de tempo e da sua dedicação.

Como se escreve o nome do Super-homem?

Seu verdadeiro nome é Kal-El (nome originário de Krypton, planeta natal), mas foi batizado pelos pais adotivos na Terra como Clark Kent, nome que conhecemos melhor.

Como se escreve Super-herói na nova ortografia?

Depois do prefixo “super”, o hífen só é usado antes das palavras começadas por “h” ou “r”. Por exemplo: super-herói, super-real, super-humano, super-resistente.

Como se escreve super Superman?

Superman ou Super-Homem é um super-herói de histórias em quadrinhos publicadas pela DC Comics.

Qual o sentido do prefixo super?

Exprime a noção de posição superior, excesso, proeminência. Nota: é seguido de hífen quando o segundo elemento começa por h ou r (ex.: super-homem, super-rápido).

Porque super-resistente tem hífen?

- quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. No entanto, O hífen permanece quando o prefixo termina com r (hiper, inter e super) e a primeira letra do segundo elemento também é r. Exemplos: hiper-requintado, super-resistente.

O que indica no texto o prefixo super?

prefixo Prefixo que indica acima ou excesso; que ocupa uma posição superior; que demonstra proeminência, superioridade: super-humano.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual o uso dos porquês?

Dicas para o uso dos porquês

Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por'' com um pronome relativo. ... Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

Como e quando usar?

Quando a conjunção ou é usada em enumerações com objetivo enfático: Pode vir quem vier: você, ou minha mãe, ou meu pai, ou minha avó, ou meu avô, ou o presidente, ou o papa. Ninguém me fará mudar de ideias!

Artigo anterior
Como calcular a quantidade de salgados para casamento?
Artigo seguinte
Qual a principal diferença entre isômeros geométricos e estereoisômeros?