Porque aumentar a PEEP?

Perguntado por: Gil Guilherme Cardoso de Sá  |  Última atualização: 29. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (69 avaliações)

Níveis mais altos de PEEP melhoram a oxigenação em distúrbios como edema pulmonar cardiogênico e SARA. A PEEP permite usar níveis mais baixos de fração inspirada de oxigênio (FiO2) enquanto preserva a oxigenação arterial.

Por que aumentar a PEEP?

Uma estratégia ventilatória consistente de baixo estiramento dinâmico (baixo Vc) e grande estiramento estático (PEEP mais elevada) diminui diversos marcadores de lesão pulmonar e mortalidade, o que sugere que o estiramento estático é menos danoso que o estiramento dinâmico.

Qual a importância do PEEP?

A PEEP é a pressão nos pulmões (pressão alveolar) no final de cada respiração (expiração). Nos pacientes em ventilação mecânica, a PEEP trabalha contra o esvaziamento passivo do pulmão e o colapso dos sacos de ar (alvéolos).

Qual o efeito protetor da PEEP?

Durante a ventilação mecânica, são introduzidos gases nas vias aéreas do paciente através de um sistema mecânico externo. O uso da PEEP é uma das estratégias de proteção pulmonar que visa aumentar a oxigenação e a sobrevivência dos pacientes.

Quando diminuir a PEEP?

Redução progressiva do valor da PEEP, após recrutamento máximo, avaliando-se a oximetria de pulso. Recomendamos a realização curva pressão x volume (avaliando-se a pressão de abertura pela relação PEEP x complacência).

Por que aumentamos PEEP e FiO2? | Lei de Fick

38 questões relacionadas encontradas

Qual é o PEEP ideal?

Um pulmão pode ter 70% dos alvéolos recrutados com uma PEEP de 15 cmH2O, ideal para um paciente com SDRA grave; Uma PEEP de 10 cmH2O é suficiente em pacientes com formas leves ou moderadas de SDRA.

Qual o valor máximo de PEEP?

. Não recomendamos a utilização de PEEP acima de 5cmH20 (PEEP minimo após intubação traqueal).

O que significa PEEP baixa?

Em contraste, se a PEEP é demasiadamente baixa, pode resultar em abertura e fechamento cíclicos dos espaços aéreos, o que, por sua vez, pode causar LPAV decorrente das forças de cisalhamento repetitivas resultantes. É importante ter em mente que a curva pressão-volume varia em diferentes regiões do pulmão.

Como fazer o cálculo da PEEP ideal?

Para o cálculo da PEEP incremental (PEEPi), iniciou-se com 6 cmH2O, aumentando-se 2 cmH2O a cada 5 ciclos respiratórios, até que fosse atingida a PEEP de 20 cmH2O ou até a pressão de platô ≥ 45 cmH2O. O cálculo da PEEP decremental (PEEPd) procedeu-se da mesma maneira, decrescendo-se os valores até 6 cmH2O.

Qual é um dos efeitos da ventilação excessiva?

A ventilação excessiva é desnecessária e deve ser evitada, pois ocasiona distensão gástrica, resultando em complicações, como, por exemplo, regurgitação e broncoaspiração 32-34.

Como diminuir a auto PEEP?

POSSIVÉIS AJUSTES PARA CORREÇÃO DAS ASSINCRONIAS

Na presença de auto-PEEP, uma PEEP extrínseca pode ser aplicada entre70 e 85% da auto-PEEP11. Caso o paciente esteja sendo ventilado em modo PCV aconselha-se tentar minimizar o tempo inspiratório e, caso esteja em VCV, elevar o fluxo inspiratório ou reduzir a pausa.

Qual o volume pulmonar que é modificado pela PEEP?

A pressão expiratória final positiva (PEEP) é usada rotineiramente em prematuros ventilados para manter o volume pulmonar 8, e na deficiência de surfactante, pneumonia e outras doenças pulmonares, a ventilação mecânica com PEEP mostrou melhorar a oxigenação28-29.

O que é CPAP PEEP?

PEEP é a sigla utilizada para a terapia com pressão positiva no final da expiração. A PEEP pode ser administrada em conjunto com a ventilação mecânica e pode ser controlada pelo paciente e também durante a ventilação espontânea com o uso de um aparelho CPAP.

Qual seria o PEEP indicado para SDRA?

PEEP alvo: 20 cmH2O (IMC < 30 kg/m2) – para atingir subir 2 pontos de PEEP a cada minuto.

Como corrigir acidose respiratória no ventilador?

Tratamento da acidose respiratória

O tratamento consiste no fornecimento de ventilação adequada por entubação endotraqueal ou ventilação com pressão positiva não invasiva (para indicações específicas e procedimentos, ver Visão geral de insuficiência respiratória.

Quais são os parâmetros da ventilação mecânica?

Os parâmetros podem variar de uma rotina para outra, mas de uma forma geral eles consistem em:
  • Fração inspirada de oxigênio. ...
  • Frequência respiratória. ...
  • Volume corrente. ...
  • Fluxo inspiratório. ...
  • Relação inspiração: expiração. ...
  • Sensibilidade. ...
  • PEEP (pressão expiratória final positiva)

O que é PEEP titulada?

Abstract: Dentre as estratégias de ventilação mecânica invasiva (VM), o recrutamento alveolar e a titulação da pressão positiva expiratória final (PEEP) são utilizados para melhorar a oxigenação em pacientes com insuficiência respiratória hipoxêmica por COVID-19.

Como se titular a PEEP?

A estratégia de titular a PEEP conforme a complacência se baseia em calcular a complacência pulmonar para diferentes níveis de PEEP. Partimos de uma PEEP mais baixa em direção a PEEP mais elevada, em geral até aquelas praticadas pela “low PEEP table” ou o que for tolerável sem elevação substancial da pressão de platô.

O que provoca a acidose respiratória?

A acidose respiratória é definida como o pH inferior a 7.35 com uma PaCO2 maior que 45 mmHg. A acidose é causada pelo acúmulo de CO2 que combina-se com a água no organismo para produzir gás carbônico, formando o ácido carbônico e assim diminuindo o pH do sangue.

O que significa perda de PEEP no ventilador?

caso o peep monitorado ultrapasse o valor, tanto para mais ou para menos, o ventilador ira acionar o alarme de "perda de peep", que com esse alarme pode se ter a informação que está ocorrendo o auto-peep.

Como ventilar um paciente com DPOC?

Na ventilação com volume-controlado, recomenda-se inicialmente o uso de fluxo quadrado ou constante como opção inicial em valores que otimizem a relação I:E através do controle do TI, o que em geral corresponde a taxas que variam entre 40 e 80 L/min ou 5 e 6 vezes o volume minuto ( E).

O que é um shunt pulmonar?

Shunt refere-se a perfusão sem ventilação. Mais especificamente, o shunt intrapulmonar se refere a áreas onde a perfusão no pulmão excede a ventilação. O shunt pulmonar é minimizado pela constrição reflexa normal da vasculatura pulmonar à hipóxia.

Qual o valor normal de FiO2?

O ideal é tentarmos uma FiO2 a mais baixa possível, mas que seja suficiente para manter uma saturação entre 93 a 97% (exceção aos pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica, que não podem ter uma saturação excessivamente elevada pelo risco de carbonarcose).

O que o CPAP faz no pulmão?

Ambos são aparelhos que aumentam a pressão de ar no sistema respiratório, causando alterações positivas na passagem de ar que trazem alívio respiratório aos portadores de algumas doenças específicas.

Qual é a diferença entre BiPAP e CPAP?

Qual a diferença entre CPAP e BiPAP? A principal diferença entre o CPAP e BiPAP é a possibilidade de ajustar uma pressão para inspirar (IPAP) e outra mais suave para exalar (EPAP), disponibilizadas pelos dispositivos biníveis.

Artigo anterior
Qual teste de gravidez caseiro funciona?
Artigo seguinte
Onde têm mais bactérias?