Pode ocorrer a substituição do curador da pessoa interditada?

Perguntado por: Jaime Melo de Faria  |  Última atualização: 3. August 2024
Pontuação: 4.5/5 (31 avaliações)

A substituição da curatela pode ser requerida pelo curador ou por pessoa legitimada a qualquer tempo no processo de interdição, mediante requerimento ao Juiz e em petição fundamentada. Via de regra ela é requerida nos casos de morte, impedimento por motivos de saúde, mudança de domicílio, dentre outros.

Quando o curador não quer mais ser curador?

Para a remoção do cargo de curador é necessária prova robusta de que ele esteja causando prejuízos materiais ao curatelado e lhe faltando com os cuidados pessoais imprescindíveis ao seu bem-estar.

Onde distribuir ação de substituição de curatela?

O requerimento de substituição de curador deve ser processado perante o próprio juízo de família no qual tramitou a ação de interdição.

Quando a curatela pode ser revogada?

Em certas circunstâncias, a curatela pode ser revogada. Isso pode acontecer quando a pessoa incapaz demonstra uma melhora em sua capacidade e passa a ser capaz de tomar decisões por si mesma. A revogação também pode ocorrer em casos de óbito da pessoa incapaz.

Precisa renovar curatela definitiva?

Todos os tutores e curadores precisam realizar o recadastramento anual e junto com o formulário de recadastramento é necessário que nos envie documento que comprove a permanência como tutor ou curador.

Como requerer a "substituição do Curador" (ação de interdição).

24 questões relacionadas encontradas

Quem pode pedir substituição de curatela?

A substituição da curatela pode ser requerida pelo curador ou por pessoa legitimada a qualquer tempo no processo de interdição, mediante requerimento ao Juiz e em petição fundamentada. Via de regra ela é requerida nos casos de morte, impedimento por motivos de saúde, mudança de domicílio, dentre outros.

Quais documentos necessários para substituição de curatela?

* RG, CPF e certidão de nascimento ou casamento (DOCUMENTO INDISPENSÁVEL); * Comprovante de rendimentos da pessoa a ser interditada (comprovante de benefício do INSS, se houver); * Se o interditando possuir bens imóveis, trazer a matrícula do imóvel (pegar no Registro de Imóveis), se bens móveis (ex.

Como substituir o curador?

O sujeito que busca substituir a curatela deve alegar as razões para o pedido. É preciso comprovar que o atual curador não possui competência para gerir os atos da vida civil do curatelado. Ou seja, é preciso ficar claro para o juiz que o novo curador atuará de forma mais benéfica ao curatelado.

Como destituir o curador?

A remoção de curador, deve ser determinada, deve estar embasada em elementos de convicção seguros e restar evidenciada situação de risco para o incapaz, situação que restou evidenciada nos autos.

Qual o prazo de validade de uma curatela definitiva?

O Código Civil , ao tratar do instituto da curatela, não delimita prazo, como regra, à sua vigência. Ao revés, a orientação normativa seguida pela Caixa Econômica institui o prazo de dois anos para a validade do termo de curatela definitiva.

Como reverter processo de curatela?

A curatela poderá ser levantada quando a causa que a determinou cessar. O levantamento da curatela poderá ser requerido pelo próprio curatelado, pelo curador ou pelo Ministério Público. O juiz nomeará um perito para realizar um novo exame e, quando necessário, designará audiência de instrução e julgamento.

É possível a conversão da ação de curatela em tomada de decisão apoiada?

Sobre o tema, foi aprovado na VIII Jornada de Direito Civil, em 2018, o Enunciado 640, segundo o qual “a tomada de decisão apoiada não é cabível, se a condição da pessoa exigir aplicação da curatela.” À pessoa com deficiência a ser apoiada não se aplica o art. 84, § 1º, do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Quem é citado na ação de interdição?

Cônjuge ou companheiro; Parentes ou tutores; Representante da entidade em que se encontra abrigado o interditando e. Ministério Público.

O que o curador não pode fazer?

V- Quais são as condutas vedadas ao curador/ O que o curador não pode fazer?
  1. condutas incompatíveis com a curatela;
  2. causar prejuízo ao patrimônio do curatelado;
  3. causar dano físico ou moral ao curatelado.

Quem fiscaliza o curador?

A partir da sentença de curatela ou da decisão que deferiu a curatela provisória, os bens e os rendimentos e, excepcionalmente, a pessoa do curatelado ficarão sob os cuidados do curador, que passará a exercer a função, sob fiscalização do Ministério Público e nos limites fixados pelo juiz.

É possível ter dois curadores?

Não há impedimento legal para que exista mais de um curador e, além disso, a curatela é um múnus que deve ser exercido sempre em favor do melhor interesse do curatelado. Assim, no caso concreto, comprovado que o pedido atende aos interesses da curatelada, deve ser determinada a curatela compartilhada.

Quem precisa concordar com a curatela?

Nos termos da lei, o cônjuge ou companheiro será preferencialmente o curador do outro, desde que não estejam separados judicialmente ou de fato. Se não houver cônjuge ou companheiro, dá-se preferência ao pai ou mãe. E, na falta dos genitores, será nomeado curador o descendente mais apto e mais próximo ao curatelado.

Quem tem mais de 70 anos pode ser curador?

747, do Novo Código de Processo Civil (NCPC), poderão ser curador de um idoso as seguintes pessoas, nessa ordem: a) o cônjuge ou companheiro, não separado judicialmente ou de fato; b) na falta do cônjuge ou companheiro, é curador legítimo o pai ou a mãe; c) na falta destes, o descendente que se demonstrar mais apto ( ...

Qual a diferença entre ação de curatela e interdição?

DIFERENÇA ENTRE CURATELA E INTERDIÇÃO

Na verdade, não existe diferença. A curatela é a consequência da interdição. A interdição é o resultado da apuração da incapacidade da pessoa em expressar suas decisões ou vontades. A curatela é o documento que estabelece quem será o curador e quais serão as suas responsabilidades.

Quem pode exigir prestação de contas do curador?

A lei permite que as contas sejam exigidas pelo juiz com a periodicidade que achar conveniente. Em nosso escritório, há mais de vinte anos representamos os interesses de uma curadora.

O que o curador tem direito?

Por outro lado, o curador tem o direito de ser ressarcido de todos os gastos pessoais que fizer em favor do interditado e que tenham ultrapassado o valor determinado judicialmente. Para isso, ele deverá realizar a comprovação dos gastos por meio de notas ficais.

Quais são os limites da curatela?

O EPD estabelece que a curatela poderá afetar tão somente questões relativas ao patrimônio da pessoa com deficiência (artigo 85), não podendo ter ingerência em questões de natureza existencial. Essa limitação converge com a liberdade e a valorização da vontade que se pretende dar à pessoa com deficiência.

Quem assina a procuração do interditado?

Na procuração pública, a pessoa que dá a autorização é chamada de outorgante, enquanto a que recebe é chamada de outorgada. No caso da interdição, há a figura do curador, que é a pessoa designada pelo juiz para representar o interditado em questões legais e financeiras.

Quem tem a curatela têm direito à herança?

5. O curador tem direito a herança do curatelado? Se o curador for um dos herdeiros dispostos em lei, ou seja, ascendentes, descendentes, cônjuge ou parentes colaterais (sempre respeitando a ordem sucessória) terá direito em receber a herança do curatelado.

Quanto custa um processo para interditar uma pessoa?

No estado de São Paulo, no ano de 2019, foi determinado pela OAB que os honorários advocatícios mínimos para propositura de um processo de interdição para defesa em juízo de primeiro grau são de R$ 5.954,25.

Artigo anterior
Qual o helicóptero mais caro?
Artigo seguinte
Como educar as novas gerações?