Porque as comunidades quilombolas são importantes locais de vivência e memória dos brasileiros?
Perguntado por: Renata Mónica Vicente de Cardoso | Última atualização: 16. Juni 2025Pontuação: 4.3/5 (44 avaliações)
Os quilombos representaram formas de resistência e luta contra a opressão vivenciada por africanos e seus descendentes ao longo da história brasileira, tendo emergido diante de uma situação de confronto e conflito.
Qual é a importância das comunidades quilombolas no Brasil?
O território dos remanescentes de quilombo é utilizado para garantir a sua reprodução física, social, econômica e cultural, pois é nele que acontecem os conflitos, as relações sociais, as paixões humanas, além de ser um elemento base na formulação de políticas voltadas para estes atores sociais.
Por que é importante guardar a memória dos quilombos?
uma forma de preservar suas crenças e sua ideologia, pois aquilo que o depoente acredita é, para ele, mais importante do que aquilo que realmente aconteceu. Os quilombos foram construídos como uma unidade básica de resistência do negro contra as condições de vida impostas pelo sistema escravista.
Por que os quilombolas escolheram viver em comunidade?
Nesses locais viviam em liberdade, produzindo o que necessitavam para viver. Eram locais onde tinham a possibilidade de resgatar suas tradições culturais e religiosas.
Quais são os principais objetivos das comunidades quilombolas no Brasil atualmente?
Ainda hoje existem comunidades quilombolas que resistem à urbanização e tentam manter seu modo de vida simples e em contanto com a natureza, vivendo, porém, muitas vezes em condições precárias devido à falta de recursos naturais e à difícil integração à vida urbana e não tribal.
OS QUILOMBOS HISTÓRIA EM MINUTOS
Qual foi a importância dos quilombolas?
Os quilombos, de maneira geral, funcionavam como válvula de escape para a intensa violência da escravidão nas senzalas. Além disso, eram considerados pontos centrais de oposição ao modelo escravagista, os quais resistiram a diversos confrontos com aqueles que se afirmavam superiores, os senhores de engenho.
Qual a importância das comunidades quilombolas para a garantia da diversidade cultural brasileira?
Um dos direitos mais importantes dos Povos quilombolas é o direito a terra. Essas comunidades têm o direito de ocupar e utilizar as terras que tradicionalmente ocupam, de acordo com suas práticas culturais e de subsistência. Essa garantia é fundamental para a preservação de sua identidade e modo de vida.
Como vivem as comunidades quilombolas nos dias de hoje?
Na atualidade, quilombolas são pessoas que vivem em comunidades remanescentes de quilombos e têm identificação histórica, com os costumes e com o território. Com base na Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, a identificação de uma pessoa como quilombola é autodeclaratória.
Quais são os direitos das comunidades quilombolas?
As comunidades quilombolas tiveram também garantido o direito à manutenção de sua cultura própria através dos artigos 215 e 216 da Constituição. O primeiro dispositivo determina que o Estado proteja as manifestações culturais afro-brasileiras.
Qual a importância dos quilombos para a memória histórica brasileira?
Além do significado de resistência que carregam, os quilombos representam também a integração dos diversos povos africanos trazidos para o Brasil e os povos originários. Pela violência do processo colonial, ambas populações tiveram suas vidas e identidades culturais sequestradas repentinamente.
Qual a importância das comunidades quilombolas para a preservação da memória e identidade dos afrodescendentes no Brasil?
A ANCESTRALIDADE QUILOMBOLA E A PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE
As comunidades, remanescentes de quilombos4, simbolizam a resistência a diferentes formas de dominação, decorrentes dos processos maciços de escravização e de desconsideração aos seus costumes e tradições culturais.
Como os quilombolas preservam a sua cultura?
Os remanescentes de quilombos ainda preservam vários daqueles ritmos que movimentavam o corpo e a alma do negro escravizado. É uma tradição de matriz africana mais pura, que recebeu menor influência das outras culturas.
Quais as vantagens de uma comunidade quilombola?
Com a inclusão no Bolsa Família, a população quilombo- la, além da renda, tem garantido o acesso aos serviços de saúde e educação, que são exigências do programa.
Qual a importância das comunidades quilombolas na preservação do meio ambiente?
Nesse sentido as comunidades quilombolas podem ser importantes aliadas da conservação, visto que seus territórios, mantém a natureza por elas manejada e integrada em suas culturas e modos de vida.
O que significa ser um quilombola nos dias de hoje?
Ser quilombola é se sentir pertencente a uma determinada comunidade, é se identificar com os valores, costumes e também ter a ligação com o território, viver próximo de outros indivíduos que compartilham de um mesmo laço identitário.
Quais são os principais problemas enfrentados pelas comunidades quilombolas?
Falta de água, de emprego e renda, de acesso às políticas públicas existentes. Esses elementos fazem parte das condições de vida das comunidades quilombolas no Brasil. Contudo, o maior “problema da comunidade é quando os meninos estão pedindo as coisas para comer e não tem.
Quais são as principais características de uma comunidade quilombola?
As comunidades quilombolas são grupos étnicos, predominantemente constituídos de população negra rural ou urbana, descendentes de ex-escravizados, que se autodefinem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.
Quais atividades são desenvolvidas atualmente nas comunidades quilombolas?
Extrativismo, artesanato, produção cultural, turismo de base comunitária e a venda de produtos feitos a partir de matérias primas produzidas pela comunidade também contribuem para complementar a renda.
Onde vivem os povos quilombolas no Brasil?
Dos estados brasileiros, a Bahia é o que tem o maior número de localidades quilombolas: são 1.046 no total. Em seguida vem o estado de Minas Gerais, com 1.021, Maranhão, com 866, e o Pará, com 516 localidades quilombolas.
Como as comunidades quilombolas conseguiram as terras que moram hoje?
A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, por meio do seu artigo 68, houve o reconhecimento da propriedade das terras dos remanescentes das comunidades quilombolas no Brasil. Foi a primeira constituição a garantir os direitos dos quilombolas em ter as suas terras e organizações preservadas por lei.
Qual é a religião dos povos quilombolas?
Nas comunidades quilombolas, hoje, existem três religiões predominantes: o catolicismo, o candomblé e o evangelismo. Algumas possuem apenas uma religião, porém, o mais comum é que, numa mesma comunidade, predominem duas ou três religiões diferentes.
Quais os desafios enfrentados pelos quilombolas remanescentes hoje em dia?
Os remanescentes de quilombos enfrentam problemas sérios, principalmente no que diz respeito à titulação de suas terras. Segundo pesquisa elaborada pelo Centro de Cartografia da Universidade de Brasília, das 2.228 comunidades quilombolas no Brasil, apenas 119 tiveram território regularizado até meados deste ano.
Quais são os costumes e tradições dos quilombolas?
O povo do quilombo é um povo alegre, que gosta de música e de dança. O canto está sempre presente em seu cotidiano e nas festas. Entre os quilombolas há um grande número de cantores e compositores, que relatam em suas músicas a vida, a luta e a esperança de seu povo.
Qual a importância de preservar a biodiversidade e os modos de vida dos quilombos?
Nessas comunidades a importância da natureza é imprescindível para a manutenção e reprodução social do grupo. Em tempos de grandes crises ambientais, as comunidades tradicionais têm muito a nos ensinar sobre práticas coerentes de manejo e conservação da biodiversidade.
Quanto tempo demora uma cirurgia de retirada de ovário?
Como chama quem cuida de cachorro?