Porque algumas pessoas têm os dentes fracos?

Perguntado por: Bruna Érika de Freitas  |  Última atualização: 22. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (63 avaliações)

Vários fatores distintos podem deixar os dentes fracos. Entre eles, a falta de higiene, algumas doenças bucais e até mesmo maus hábitos alimentares. Conhecer os motivos e saber como evitar as principais causas é importante para manter seus dentes fortes e saudáveis por muito tempo.

O que provoca fraqueza nos dentes?

Existe o mito de que uma pessoa pode “herdar dentes fracos”. Isso não existe. A fraqueza nos dentes é resultado de maus hábitos seja aqueles que colocam tensão na arcada, higienização ou alimentação. Assim, qualquer pessoa pode prevenir quebras dentárias com cuidados com sua saúde bucal.

Como fortalecer os dentes fracos?

Se você quer aprender como fortalecer os dentes quebradiços, saiba que é preciso seguir uma receita simples: Manter uma boa higiene bucal, sempre escovando os dentes com regularidade, passando fio dental e usando enxaguante. Também é muito importante visitar o dentista regularmente; Comer menos doces.

O que deixa os dentes frágeis?

Ela acontece, na grande maioria das vezes, devido a dois motivos: o desgaste na esmaltação do dente ou pela retração gengival. Nesses casos, alguns alimentos acabam se tornando martírios para os pacientes, que precisam restringir ou até mesmo eliminar o seu consumo.

Qual vitamina é boa para dentes fracos?

A Academia de Nutrição e Dietética recomenda que se deve ingerir alimentos ricos em vitamina C e fósforo, além do próprio cálcio. A vitamina C ajuda a promover a saúde das gengivas, enquanto o fósforo, que se encontra em alimentos como feijão, ovos e carnes, é importante para garantir dentes fortes.

Desgaste no colo dos dentes⎮Causas e Solução ⎮Abfração dentária

33 questões relacionadas encontradas

Qual é o remédio para fortalecer os dentes?

Confira a seguir quais são as vitaminas e minerais necessários para fortalecer os dentes e saiba em quais alimentos você pode encontrá-los.
  1. Vitamina C. ...
  2. Cálcio. ...
  3. Vitamina D. ...
  4. Vitamina A. ...
  5. Vitaminas do complexo B. ...
  6. Vitamina K. ...
  7. Magnésio. ...
  8. Fósforo.

O que tomar para fortalecer os dentes?

O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano, e 99% do estoque de cálcio do corpo sustenta a estrutura e função dos ossos e dentes. Segundo a Associação Americana de Odontologia (ADA) o cálcio fortalece a camada externa dura do dente, chamada de esmalte, ajudando a combater a erosão e as cáries.

Tem como recuperar dentes desgastados?

Quando esse desgaste ocorre, os dentes se tornam vulneráveis, podendo sofrer diversos problemas que afetam, inclusive, as gengivas. Esse é um problema complexo e seus danos são irreversíveis, ou seja, não é possível recuperar a camada desgastada.

O que mais estraga os dentes?

Como se pode imaginar, balas duras e açucaradas, que ficam na boca por bastante tempo ou quebradas em pedacinhos, danificam seriamente o esmalte e põem em risco a saúde da boca. As balas são repletas de açúcares, que se aderem aos dentes e levam muito tempo para se dissolverem, expondo gengivas e dentes a danos.

O que realmente estraga os dentes?

Os alimentos e bebidas ricos em açúcar, como bolos, balas ou refrigerantes, prejudicam os dentes e as gengivas pois estes alimentos levam ao desenvolvimento de bactérias na boca, que transformam o açúcar em ácido, destruindo o esmalte dos dentes.

Qual fruta fortalece os dentes?

Pera. A pera é uma fruta cheia de fibras, o que é excelente para promover a limpeza natural dos dentes, pois ajuda a eliminar a placa bacteriana. E ela vai além no processo de fortalecimento e proteção dos dentes: aumenta o fluxo de saliva, fator muito importante para proteger contra cáries e doenças da gengiva.

Como recuperar o cálcio dos dentes?

Alimentos ricos em cálcio ajudam a ter dentes fortes
  1. Vegetais escuros, como acelga, couve e espinafre são os mais ricos em cálcio, que é responsável por dentes fortes e sadios. ...
  2. Um pires de acelga contém 73 mg de cálcio. ...
  3. Um quarto de xícara de amêndoas contém 92 mg de cálcio. ...
  4. Um pires de brócolis contém 88 mg de cálcio.

Como fortalecer os dentes após os 40 anos?

É fundamental a utilização de creme dental com flúor, em três escovações ao dia, aliada ao fio dental, no mínimo uma vez ao dia. A periodicidade das limpezas de consultório e exames preventivos com o dentista deve passar a ser semestral.

É normal o dente se mexer um pouco?

Denominado mobilidade dental, esse movimento nos dentes pode ocorrer tanto de forma natural, como estimulada devido a mastigação dos alimentos, entretanto é preciso ficar atento! Mobilidade dentária exagerada pode indicar o início de algum problema grave que pode provocar a perda dos dentes.

O que não se deve fazer com os dentes?

Conheça alguns hábitos prejudiciais para a saúde bucal aos quais devemos estar atentos.
  • Escovar os dentes e a gengiva com muita força. ...
  • Roer unhas. ...
  • Mastigar gelo. ...
  • Ranger ou apertar os dentes. ...
  • Uso de produtos de tabaco. ...
  • Chupar o dedo. ...
  • Uso de palitos de dente. ...
  • Uso indevido dos dentes.

Como saber se eu perdi o esmalte do dente?

Outro sintoma que indica que o esmalte pode estar se desgastando é a cor amarelada dos dentes, que aparece quando uma parte maior da dentina (o tecido que forma grande parte do dente e fica abaixo do esmalte) fica exposta (a dentina tem uma cor naturalmente amarelada).

É possível regenerar os dentes?

Nossos dentes têm capacidade limitada de regeneração. Produzem uma camada fina de dentina, logo abaixo do esmalte, se a polpa dental é exposta, mas não conseguem consertar uma grande cavidade. É por isso que dentistas usam obturações, que podem necessitar de substituição várias vezes durante a vida do dente.

O que acontece com o dente sem esmalte?

Os dentes sem esmalte são altamente suscetíveis a danos, cárie e traumas. E embora o esmalte não possa ser reposto, os dentes podem ser tratados para melhorar seu estado delicado. O tipo de tratamento depende da extensão da perda do esmalte, dos dentes que precisam ser tratados e da idade do paciente.

Como deixar os dentes mais duros?

A Associação Dental Americana recomenda o uso de produtos que contenham flúor, que unem cálcio e fósforo em sua saliva para tornar o esmalte mais duro e resistente à deterioração.

Qual é a melhor vitamina para os dentes?

O Cálcio e a Vitamina C fomentam a saúde bucal.

Se tem demostrado que algumas vitaminas em particular oferecem benefícios na formação de dentes saludáveis, como é o caso do cálcio e a vitamina C.

É normal perder os dentes com a idade?

Por isso, ao contrário do que se diz na cultura popular, a perda de dentes não é um processo natural em decorrência do envelhecimento. Na verdade, ela acontece devido à má rotina de higiene oral e a falta de tratamento adequado para problemas bucais como cárie e doença periodontal.

Porque os dentes amolecem na fase adulta?

Podemos listar diversos motivos que podem levar ao amolecimento de um dente permanente, mas existem três que são os principais: periodontite, traumatismo dentário e bruxismo.

Tem como endurecer um dente mole?

“Pode sim. Com o tratamento adequado, é possível estabilizar o quadro de mobilidade. Ele é feito por meio de acompanhamento radiográfico e a conduta do cirurgião dentista é bem importante, mas depende do tipo e causa do trauma. Em geral, a estabilização leva cerca de duas semanas e é acompanhada a cada três meses.

Quais são os sintomas da falta de cálcio no organismo?

Quais os principais sintomas da falta de cálcio? Os principais sintomas relacionados com a falta de cálcio no organismo são: o aumento de peso, câimbras, estresse, ansiedade, depressão, hipertensão arterial, constipação intestinal, insônia, diarreia, cáries, unhas quebradiças e perda de memória.

Porque os dentes quebram na menopausa?

A menopausa também facilita a perda de massa óssea, fazendo com que a osteoporose se desenvolva. Essa perda de massa óssea pode atingir o maxilar, podendo levar à perda de dentes. Por isso, é muito importante que durante o período da menopausa, as mulheres façam um acompanhamento com dentista.

Artigo anterior
O que é atenção dividida?
Artigo seguinte
Quem pode receber o alvará judicial?