Quando é atingido o equilíbrio químico?

Perguntado por: Benedita Henriques Figueiredo  |  Última atualização: 14. April 2025
Pontuação: 5/5 (63 avaliações)

O equilíbrio químico ocorre quando em uma reação reversível (ocorre paralelamente nos dois sentidos), a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa. Quando esse equilíbrio é alcançado, as quantidades de reagentes e produtos envolvidas na reação permanecem estáveis.

Quando a reação química atinge o equilíbrio químico?

Uma reação química atinge o equilíbrio quando as velocidades das reações direta e inversa se igualam, e as concentrações dos reagentes e produtos permanecem inalteradas.

Em qual instante o equilíbrio químico é atingido?

Conforme exposto, um equilíbrio químico só ocorrerá: Se a reação for reversível; Quando a velocidade da reação direta for igual à da reação inversa; Se a reação ocorrer em ambiente fechado (no caso de gases).

Quando o sistema atinge o estado de equilíbrio?

O estado de equilíbrio é caracterizado quando as taxas de desenvolvimento (velocidade) das reações direta e inversa igualam-se sob temperatura constante.

O que afeta o equilíbrio químico?

Os fatores que podem afetar um sistema em equilíbrio químico são: concentração, pressão e temperatura.

Equilíbrio Químico - Quadro de Equilíbrio

43 questões relacionadas encontradas

O que não afeta o equilíbrio químico?

A adição de um gás inerte não afeta o equilíbrio químico de uma reação, apesar dele aumentar a pressão total do sistema. Isso ocorre porque ele não participa da reação e as concentrações e as pressões parciais dos gases participantes da reação não são alteradas.

Como a pressão afeta o equilíbrio químico?

EQUILÍBRIO E PRESSÃO

Se a pressão aumentar, o sistema terá o equilíbrio deslocado no sentido do menor volume, à direita – a reação direta será favorecida, produzindo mais do produto que ocupa volume menor. Se, ao contrário, a pressão sobre o sistema for reduzida, a reação se deslocará para a esquerda.

Como a temperatura afeta o equilíbrio químico?

Assim, se aumentarmos a temperatura do sistema, o equilíbrio químico será deslocado no sentido da reação endotérmica, que nessa reação é para a direita. Isso ocorre para que o calor seja absorvido e se atinja novamente o equilíbrio.

O que é uma reação de equilíbrio?

Uma reação está em equilíbrio quando a velocidade da reação direta é a mesma da reação inversa, ou seja, os reagentes se transformam em produtos com a mesma velocidade com que os produtos se transformam em reagentes.

Quais são os tipos de equilíbrios químicos?

O equilíbrio químico no qual todas as substâncias que fazem parte são de mesma fase ou estado físico é chamado de equilíbrio homogêneo. O equilíbrio heterogêneo é aquele no qual uma substância, no mínimo, está em uma fase diferente das outras.

Como deslocar o equilíbrio químico?

Segundo os estudos realizados por Le Chatelier, os únicos fatores capazes de promover o deslocamento de um equilíbrio químico são:
  1. Concentração do participante;
  2. Temperatura;
  3. Pressão.

O que altera a constante de equilíbrio?

Temperatura e pressão podem alterar as condições de equilíbrio de um sistema. Não pare agora...

O que diz a Lei de Chatelier?

Princípio de Le Chatelier: quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar no sentido de diminuir os efeitos dessa força. Alterações da acidez e basicidade agem como forças externas em equilíbrios químicos. O sistema precisa então se deslocar para amenizar os efeitos dessa força.

O que é necessário para que ocorra o equilíbrio químico?

Para calcular a constante de um equilíbrio químico, utilizamos a concentração molar ou as pressões parciais dos participantes da reação. O cálculo da constante de equilíbrio envolve uma relação entre os participantes do produto e do reagente de uma reação química que se encontra em equilíbrio.

São exemplos de reações de equilíbrio químico no dia a dia?

Em nosso cotidiano muitos sistemas se caracterizam como um equilíbrio químico. A formação de estalactites e as lentes fotocromáticas dos óculos são exemplos que estão relacionados à reversibilidade das reações químicas.

Quais fatores alteram o equilíbrio químico e como alteram?

Existem três fatores que podem gerar essa espécie de “perturbação” numa reação em equilíbrio químico e assim provocar o seu deslocamento, que são: concentração das substâncias participantes na reação, temperatura e pressão.

Como a temperatura pode afetar a velocidade de uma reação química?

O aumento na temperatura aumenta a energia cinética das partículas dos reagentes, aumentando a quantidade de choques efetivos e a velocidade das reações. Ouça o texto abaixo! Quanto maior for a temperatura, maior será a velocidade de uma reação.

Quanto mais alta a temperatura menor será a pressão?

Temperatura – quanto maior a temperatura menor a pressão. ar quente é menos denso que o ar frio; • a medida que aumenta a temperatura diminui a pressão. Umidade – a medida que aumenta a umidade diminui a pressão. o ar úmido é menos denso que o ar seco; • quanto maior umidade menor pressão.

Quais são os 4 tipos de perturbações externas que podem afetar o equilíbrio químico segundo Chatelier?

Mas quais são as ações ou perturbações externas que afetam o equilíbrio dos sistemas? A resposta é: concentração, pressão e temperatura.

Como a temperatura afeta o KC?

-Temperatura (KC varia): O aumento da temperatura promove o aumento nas velocidades tanto na reação direta quanto inversa.

Para que serve o equilíbrio químico?

- Equilíbrio químico é a parte da físico-química que estuda as reações reversíveis e as condições para o estabelecimento desta atividade equilibrada. - Qualquer sistema em equilíbrio representa um estado dinâmico no qual dois ou mais processos estão ocorrendo ao mesmo tempo e na mesma velocidade.

Como saber se uma reação é reversível?

Observe que os produtos da primeira reação são os reagentes da segunda reação e vice-versa. Assim, se essas duas reações ocorrerem ao mesmo tempo, em um único meio, dizemos que é um processo reversível. Desse modo, concluímos que uma reação reversível é aquela que se desloca nos dois sentidos simultaneamente.

Quais são as três características gerais do equilíbrio químico?

A principal característica de um equilíbrio químico é a Velocidade da ordem direta da reação ser igual da ordem inversa. Outra característica é que quando se atinge o equilíbrio químico, as concentrações dos produtos e dos reagentes tornam-se constantes.

Artigo anterior
O que é uma pessoa Espiritada?
Artigo seguinte
O que são alimentos saudáveis?