Porque a seguradora recusa a fazer o seguro?

Perguntado por: Helena Luna Figueiredo  |  Última atualização: 20. April 2025
Pontuação: 5/5 (53 avaliações)

Uma seguradora pode se negar a oferecer seguro auto quando achar que a proteção do veículo não é vantajosa para ela. Isso costuma acontecer quando o veículo está sob grande risco de sofrer colisão, por exemplo.

Quais os motivos que uma seguradora pode recusar uma proposta?

As causas para a recusa da proposta de seguro são diversas, entre elas, as mais comuns são:
  • fornecimento de informações erradas ou incompletas;
  • restrições financeiras no nome do cliente;
  • mau histórico com outros seguros, se houver;
  • alto risco de sinistros.

Quando a seguradora pode negar o seguro?

Qualquer tentativa de enganar ou tirar vantagem da seguradora pode resultar na recusa do pagamento do seguro. Alguns exemplos incluem fornecer informações falsas durante a contratação do seguro ou forjar um sinistro para receber a indenização.

Por que não consigo fazer o seguro do meu carro?

O custo das peças de veículos importados é muito maior do que o de carros convencionais. Além disso, em caso de roubo ou acidentes, o valor da indenização terá que ser muito alto. Por esses motivos, as seguradoras evitam esse tipo de veículo.

O que impede de fazer seguro de carro?

O que impede de fazer seguro de carro?
  1. Não ser aprovado na vistoria;
  2. Veículos com chassi remarcado;
  3. Veículos com emplacamento e documentação irregulares;
  4. Veículos com mais de 15 anos de uso;
  5. Veículos que saíram de linha;

11 SITUAÇÕES EM QUE A SEGURADORA PODE NEGAR A INDENIZAÇÃO

44 questões relacionadas encontradas

Porque seguradoras consultam o Serasa?

Essa consulta tem como objetivo certificar o status do CPF e também a confirmação da titularidade no momento da realização de cotação para contratação ou renovação de seguro.

Por que as seguradoras consultam o CPF?

No caso do seguro auto, as seguradoras precisam do seu CPF para poder fornecer os valores do seu seguro, pois ele é necessário para análise, incluindo a análise de crédito!

O que eles olham na vistoria do seguro?

Quebras, rachaduras, trincados, entre outras irregularidades nos vidros do veículo podem comprometer a aprovação na vistoria cautelar. Além disso, as películas de proteção, ou insulfilm, devem ser instaladas seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Elas não podem ser muito escuras, nem do tipo refletivas.

Porque meu seguro Pier não foi aprovado?

Aqui na Pier, sempre buscamos oferecer um serviço de qualidade para todos os nossos membros. Por isso, nossos algoritmos trabalham para definir se temos ou não condições de assumir os riscos de uma nova proteção agora.

O que quer dizer restrição técnica?

Restrição técnica, no Seguro Auto online da Youse, é quando não podemos aprovar um seguro porque algum dado do segurado não está de acordo com algumas exigências da seguradora.

O que a seguradora investiga?

Como a seguradora investiga o sinistro? Quando ocorre um sinistro, a seguradora precisa investigar para entender o que aconteceu. Para isso, ela leva em conta os documentos fornecidos pelo segurado como o boletim de ocorrência, fotos, vídeos e também relatos de testemunhas, se houver.

O que fazer quando a seguradora nega o sinistro?

Se a seguradora não cumprir o prazo para pagamento do sinistro, o segurado pode ingressar com uma reclamação junto aos órgãos reguladores do mercado de seguros, como a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), ou até mesmo ingressar com uma ação judicial para exigir o cumprimento do prazo.

Qual o prazo em que seguradora pode recusar uma proposta de seguro?

A aceitação da proposta de seguro está sujeita à análise de risco pela seguradora, a qual poderá recusá-la dentro do prazo de 15 (quinze) dias a contar do seu recebimento, mediante comunicação formal e expressa ao proponente, seu representante legal ou corretor de seguros, sob pena de se caracterizar a anuência tácita ...

O que é sinistro recusado?

O sinistro negado é uma situação que ocorre quando a seguradora se recusa a fazer o pagamento da indenização ao segurado após um evento coberto pela apólice.

Sou obrigado a aceitar a oficina da seguradora?

Você é Obrigado a Utilizar a Rede de Oficinas Referenciada ou Credenciada da Seguradora? Não, você não é obrigado a utilizar a rede de oficinas referenciada ou credenciada da seguradora.

Qual a obrigação da seguradora?

Quais são as suas obrigações? A obrigação essencial é pagar o valor da indenização dentro do prazo estipulado na Lei.

Quanto tempo leva para o seguro ser aprovado?

Após a entrega de toda a documentação necessária, a seguradora tem o prazo de 12 dias úteis para concluir a análise.

Quanto tempo demora para o seguro ser aprovado?

Você pode acompanhar a análise do seu recurso do seguro-desemprego pelo portal de serviços ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O tempo médio de análise de recurso seguro-desemprego dependerá do tipo de notificação, mas em regra a análise dura em torno de 30 dias.

Quanto tempo para aprovar seguro?

Nos casos de renovação do seguro, é necessário que a proposta seja repassada antes do término da apólice anterior. Depois desse processo, a seguradora possui um prazo de 15 dias de análise até emitir a apólice.

O que acontece se for reprovado na vistoria?

Reprovado:

O laudo de vistoria reprovado impede a emissão de um novo documento de propriedade (CRV) ou a troca de placas e não autoriza a circulação do veículo. O proprietário deverá providenciar a correção dos itens reprovados para depois realizar uma nova vistoria.

O que reprova em uma vistoria cautelar?

Fique atento: itens como câmbio, motor e chassi podem reprovar no laudo por divergência do número da peça e do documento do veículo. O chassi também reprova caso esteja ilegível (corroído ou raspado, que pode caracterizar carro clonado ou adulterado).

Porque as seguradoras não aceitam carros sinistrados?

Para ter o pedido de seguro aceito, as empresas estabelecem alguns critérios. E um veículo sinistrado tem menos chance de atender os requisitos. Isto é, um carro que já passou por um acidente, por exemplo, pode não atender os critérios de segurança. E esse é um dos motivos para a recusa no pedido de seguro.

Como saber se meu CPF está em risco?

Nos meios da Serasa, é possível conferir se existem pendências no CPF de forma gratuita.
  1. Acesse o site da Serasa aqui e clique em Consultar CPF;
  2. Digite seu login e senha. Se não tiver, faça um cadastro;
  3. Clique em Meu CPF e faça a consulta. Você também pode verificar seu Score.

Como saber se o CPF está ruim?

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

Onde as empresas consultam o CPF?

Sim, é possível saber quais empresas consultaram seu CPF. A Serasa disponibiliza um serviço chamado "Consulta de CPF", que permite ao consumidor visualizar um relatório completo de todas as consultas realizadas em seu nome nos últimos seis meses.

Artigo anterior
Qual a importância das práticas agrícolas para ocupação do território brasileiro?
Artigo seguinte
O que motivou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial?