Porque a integral é o inverso da derivada?

Perguntado por: Flávio Lucas de Campos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (73 avaliações)

A integral é uma antiderivada, da mesma forma que o inverso de somar é subtrair o inverso de derivar é a integral (a recíproca é verdadeira). Por exempro a derivada d/dx (x)= 1, então a integral S 1 dx= x + c, isto significa a integral serve para achar a função original antes de ser derivada.

Qual a relação entre integral é derivada?

A derivada também tem sua inversa, que é chamada de antiderivada ou integral. A integral pode ser definida ou indefinida, e dentro disto também temos inúmeros tópicos (sendo necessários o cálculo II, III, IV, E.D.O., dentro de outras várias matérias, só para explicar isto). A integral é representada por ∫.

Qual é o inverso da derivada?

Integral: inversa da derivada.

Por que Derivação é integração são processos inversos?

O teorema fundamental do cálculo é a base das duas operações centrais do cálculo, diferenciação e integração, que são considerados como inversos um do outro. Isso significa que se uma função contínua é primeiramente integrada e depois diferenciada (ou vice-versa), volta-se na função original.

O que são derivadas é integrais?

A derivada pode ser usada, também, para determinar a taxa de variação. A integral de uma função determina a área sob uma curva no plano cartesiano, e é usada, por exemplo na determinação da posição em todos os instantes de um objeto, se for conhecida a sua velocidade em todos os instantes."

Por que a integral é a anti derivada? Explicação intuitiva (cálculo 1)

16 questões relacionadas encontradas

Como fazer integração por partes?

Para os propósitos da integraç˜ao por partes, basta tomar v = −cos x, menospre- zando a constante arbitrária da integral v = ∫ senx dx, pois uma tal escolha da funç˜ao v é suficiente para validar a fórmula 16.2. Exemplo 16.2 Calcular ∫ xlnx dx. Soluç˜ao. Tomamos u = lnx, e dv = x dx.

Como calcular soma de Riemann?

A soma é dada pela divisão da região a ser calculada em formas (retângulos, trapézios, parábolas ou cubos) que juntos formam uma região que é similar àquela a ser medida, então calcula-se a área de cada uma das formas, e finalmente soma-se todas essas áreas menores juntas.

Como fazer a inversa de uma função?

Para encontrar a lei de formação da função inversa, precisamos inverter as incógnitas, ou seja, trocar x por y e y por x, e posteriormente isolar a incógnita y. Para isso, é importante que a função seja inversível, ou seja, bijetora. Encontre a lei de formação da função inversa de f(x) = x + 5.

Quais são as regras de derivação?

Regras de derivação
  • Regras de derivação.
  • i) Se f (x) = a, então f ' (x) = 0.
  • ii) Se f (x) = ax, então f ' (x) = a.
  • iii) (Regra do tombo) Se f (x) = xa, então f ' (x) = a·xa 1.
  • iv) (Derivada da soma) [f (x) + g (x)]' = f ' (x) + g' (x).
  • v) [af (x)]' = a·f ' (x).

O que é a função derivada?

As derivadas determinam a inclinação da reta tangente a uma função f (x). A inclinação, que é a taxa de variação, serve para resolver os mais variados tipos de problemas matemáticos. Para determinar essa inclinação, deve-se calcular o limite, que é a definição da derivada, calculada pela equação que segue.

Para que serve limite derivada é integral?

Os limites são usados no cálculo diferencial e integral e em outros ramos da análise matemática para definir derivadas, continuidade de funções, soma de Riemann, integrais definidas e integrais impróprias.

Qual é o conceito de integral?

A integral definida pode ser interpretada como a área resultante de uma região. Além disso, ela é um valor em seu resultado final, ou seja, não depende da variável x podendo esta ser trocada por qualquer outra variável sem a alteração do valor da integral.

Como integrar o produto de duas funções?

A primitivação por partes é uma técnica que nos permitirá calcular integrais onde aparece o produto de duas funções de tal forma que não seja possível aplicar a técnica de substituição. Essa expressão diz que, para calcular uma determinada integral, a transformamos numa expressão que envolve outra integral.

Como integrar por substituição?

A ideia básica da integração por substituição é fazer uma troca de uma parte da função(x) por uma variável simples(u), possibilitando a integração. Após a equação ser integrada substituímos a variável simples pela parte substituída. Se tomarmos u=x2+1, então =2x, o que implica du=2xdx.

Qual é a derivada da tangente?

Vamos seguir a mesma metodologia para derivar, a formula de derivada de tangente y=tan(u) → y'=u'/ cos²(u) sendo que o nosso u para o exercício é [1/(x²-4)] .

Como integrar em cálculo?

Em cálculo, a integração é a operação inversa da derivação.
...
Você deve se lembrar das seguintes integrais:
  1. A integral de cos(x) é sen(x) + C. ...
  2. A integral de sen(x) é -cos(x) + C. ...
  3. Com essas duas regras é possível derivar a integral de tan(x), que é equivalente ao sen(x)/cos(x).

Como calcular a integral de uma constante?

A integral de uma constante k é a própria constante k multiplicada pelo x mais c.

Como resolver integrais trigonométricas?

Integrais Trigonométricas
  1. ∫ s e n ( x ) d x = − c o s ( x ) + c.
  2. ∫ c o s ( x ) d x = s e n ( x ) + c.
  3. ∫ s e n m ( θ ) . c o s n ( θ )

Artigo anterior
Quais são os usos do Will?
Artigo seguinte
O que diferencia as pessoas?