São argumentos dedutivos?

Perguntado por: Enzo Santiago Pinho  |  Última atualização: 15. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (68 avaliações)

Um argumento dedutivo é aquele no qual a conclusão se segue necessariamente das razões ou premissas. Isso quer dizer que, se as premissas forem verdadeiras, a conclusão também será verdadeira, pois não existe a menor possibilidade de que seja falsa.

Quais são os argumentos dedutivos?

O silogismo ou argumento dedutivo é aquele que procede de proposições cada vez mais universais para proposições particulares, proporcionando o que chamamos de demonstração, pois que sua inferência (a conclusão é extraída das premissas) é a inclusão de um termo menos extenso em outro de maior extensão.

O que é argumento dedutivo filosofia?

Argumentos ou raciocínios dedutivamente válidos (raciocínio dedutivo) são aqueles nos quais a conclusão se segue necessariamente das premissas. A validade está relacionada à estrutura ou à ordem das premissas, de modo que não seria possível partir de premissas verdadeiras e obter uma conclusão falsa.

O que é o método dedutivo?

O que é o método dedutivo:

Método dedutivo é um processo de análise da informação que utiliza o raciocínio lógico e a dedução para obter uma conclusão a respeito de um determinado assunto. ... Por isso, ele é também denominado de método hipotético-dedutivo.

Como saber se um argumento é dedutivo ou indutivo?

argumentos dedutivos têm a conclusão necessariamente verdadeira, se as premissas forem verdadeiras; argumentos indutivos têm a conclusão provavelmente verdadeira, se as premissas forem verdadeiras.

Argumentos Dedutivos e Indutivos - Brasil Escola

24 questões relacionadas encontradas

O que é método indutivo é dedutivo exemplos?

Método Dedutivo e Indutivo

Método dedutivo: esse argumento é feito do maior para o menor, ou seja, de uma premissa geral em direção a outra, particular ou singular. ... Método indutivo: esse raciocínio vai do menor ao maior ou de uma premissa singular ou particular para outra, geral.

O que é o método indutivo?

O método indutivo é uma forma de raciocínio que parte da observação. Somente a partir dessa análise é possível desenvolver uma teoria, na qual serão apresentadas premissas com o intuito de chegar a conclusões que podem ou não serem verdadeiras.

O que é dedução de um exemplo?

Dedução corresponde a determinar a conclusão. Utiliza-se da regra e sua premissa para chegar a uma conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. Choveu hoje.

O que é método dedutivo Segundo autores?

Método Dedutivo segundo os conceitos de alguns autores: ... O método dedutivo garante que os teoremas devem ser verdadeiros se forem verdadeiros os axiomas e postulados. Embora o conteúdo dos teoremas já esteja fixado nos axiomas e postulados, ele está longe de ser óbvio. (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007).

Como identificar um argumento dedutivo?

Um argumento dedutivo é aquele no qual a conclusão se segue necessariamente das razões ou premissas. Isso quer dizer que, se as premissas forem verdadeiras, a conclusão também será verdadeira, pois não existe a menor possibilidade de que seja falsa.

Quais são os tipos de argumentos na filosofia?

4 Tipos de argumentos
  • Argumento de autoridade.
  • Argumento indutivo.
  • Argumento por analogia.
  • Argumento dedutivo.
  • Tipos de argumentos inválidos.
  • Referências e leitura adicional.

O que é indução e dedução na filosofia?

Qual a diferença entre dedução e indução? A dedução é um processo de raciocínio lógico que parte de uma certeza para a interpretação de dados ou fatos (da causa para os efeitos). Já a indução é o processo inverso, parte-se de dados ou fatos semelhantes para a definição de uma certeza comum (dos efeitos para as causas).

Quais são os tipos de raciocínio?

Raciocínio
  • Raciocínio significa o ato ou maneira de pensar ou raciocinar. É sinônimo de argumento, pensamento ou juízo. ...
  • Um raciocínio pode ser classificado como um pensamento, cálculo, deliberação ou dedução. ...
  • A lógica determina três tipos de raciocínio: dedução, indução e abdução.

O que é argumentação e inferência dedutiva?

Sabemos que argumentos são raciocínios lógicos, que podem ser corretos ou incorretos. Todo raciocínio dedutivo envolve pelo menos uma premissa e uma conclusão. Há argumentos formados por apenas uma premissa e uma conclusão. ... Inferência é um processo pelo qual, através de determinados dados, chega-se a alguma conclusão.

O que é argumento indutivo de um exemplo?

Um argumento indutivo é aquele no qual se parte de experiências sobre fatos particulares e se infere daí conclusões gerais. Quando dizemos que todos os homens que nascerem irão morrer porque até hoje ninguém deixou de morrer, estamos usando um argumento indutivo.

O que é o método indutivo para o Aristóteles?

O método indutivo aristotélico refutado por Bacon é, como vimos, a indução por enumeração, a generalização a partir de poucos exemplos, que são escolhidos para comprovar a conclusão. ... Por isso, seu método também é conhecido por “indução eliminativa”.

Quem criou o método Hipotético-dedutivo?

Na continuidade da evolução do pensamento, Kall Popper (1975) propõe o Método Hipotético-Dedutivo, que é um método que procura uma solução, por meio de tentativas (conjecturas, hipóteses, teorias) e eliminação de erros. Esse método pode também ser chamado de “método de tentativas e eliminação de erros”.

Quais são os teóricos notáveis que ficaram marcados pelo uso do método dedutivo?

René Descartes, Baruch Spinoza, Gottfried Leibniz. GABARITO: Pois nela estão todos teóricos do Racionalismo e este foi marcado pelo método dedutivo.

Como se faz uma dedução?

Uma dedução é uma espécie de argumento no qual a forma lógica válida garante a verdade da conclusão se as premissas forem verdadeiras. Por exemplo: Temos duas premissas verdadeiras: "P1: Todos os homens são mortais." "P2: Sócrates é homem."

O que é a palavra dedução?

1 Ação ou efeito de deduzir. 2 Consequência tirada de um princípio. 3 Filos Modo ou processo de raciocinar, partindo de uma ou várias proposições consideradas verdadeiras e que encerram uma evidência. ... 5 Mat Raciocínio que dá veracidade a uma proposição ou teoria.

Como ocorre a dedução?

A dedução consiste em se chegar a uma verdade particular e/ou específica a partir de outra mais geral ou abrangente. ... 2) existe um X que é igual a A (caso particular ou premissa menor); 3) logo, este X é igual a B (conclusão).

Quais são as características do método indutivo?

Se baseando na dedução, ou seja, na análise de algo específico, o método pretende observar uma situação para chegar a uma verdade. Neste caso, a conclusão genérica pode ser verdadeira ou falsa. Dessa forma, a conclusão pode ser um resultado que não estava previsto na premissa, ou seja, na ideia inicial. ...

Onde é usado o método indutivo?

Esse método tem o intuito de chegar a uma conclusão. ... O método indutivo tem como ponto de partida a observação para, daí, elaborar uma teoria. Sendo assim, ele é muito utilizado nas ciências no qual parte de premissas verdadeiras para chegar em conclusões que podem ou não serem verdadeiras.

O que é indução exemplo?

A indução é um tipo de raciocínio que consiste em afirmar uma verdade generalizada a partir da observação de alguns elementos. Exemplo: “Mário é brasileiro e gosta de futebol, assim como João, Pedro, Henrique, Maria, Joana e outros. Portanto, todo brasileiro gosta de futebol”.

Qual a diferença entre o método dedutivo e indutivo?

Na pesquisa indutiva a teoria geral (ampla) é criada (inferida) a partir de situações particulares enquanto que na pesquisa dedutiva as situações particulares são deduzidas a partir da teoria geral (ampla).

Artigo anterior
Quais são as características do Toyotismo?
Artigo seguinte
Por que o detergente limpa por quê polui?