Porque a gravidade varia de um lugar para o outro?

Perguntado por: Enzo Luís Mota de Ribeiro  |  Última atualização: 31. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (28 avaliações)

A aceleração na Terra varia pouco, devido principalmente a diferentes altitudes, variações na latitude e distribuição de massas do planeta.

Por que a gravidade varia?

A gravidade depende de fatores como a massa e o raio do planeta e é igual para todos os corpos, independentemente de suas massas.

O que pode alterar a gravidade?

O fator que se altera é a força de atração entre o corpo e o planeta. Os estudos realizados a partir do século XX são denominados de Física moderna. A explicação de Albert Einstein para a gravidade está relacionada com a curvatura gerada no espaço em virtude da presença de um corpo muito massivo.

Como a distância afeta a gravidade?

9 - A força da gravidade entre a Terra e um objeto é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre ele e o centro do planeta.

Quanto maior a distância maior a gravidade?

Quanto mais distantes estivermos do centro da Terra, menor será a gravidade a acelerar-nos.

Descoberta que mudou a física! A gravidade NÃO é uma força!

19 questões relacionadas encontradas

Como funciona a gravidade no espaço?

Todo objeto no espaço exerce gravidade, e está sendo atraído para algo mais massivo. Consequentemente, todo lugar do universo está sujeito às influências gravitacionais, pelo menos é o que sabemos até agora. Mesmo muito longe de qualquer objeto, a deformação poderá ser sentida.

Onde a gravidade é mais forte?

Lugares com mais massa, como montanhas, têm forças gravitacionais mais fortes. Locais com menos massa no subsolo, como vales e fossas oceânicas profundas, têm forças gravitacionais mais fracas. A massa cria gravidade. Se você vê uma mudança na gravidade, você vê uma mudança na massa.

Porque a gravidade e menor no Equador?

Pela fórmula, também nota-se que, no equador, a gravidade é ligeiramente menor que nos pólos, devido ao formato achatado da Terra.

Qual planeta não tem gravidade?

Planetas anões não possuem gravidade suficientemente forte para atrair o material espacial que os rodeia, por isso, orbitam o Sol levando consigo uma grande quantidade de asteroides e poeira espacial.

Onde a gravidade e menor?

Onde a gravidade é menor, como na Lua ou em Marte, o seu peso é menor. Por isso quando os astronautas pousaram na Lua eram capazes de dar grandes saltos. Mas em planetas como Júpiter, onde a gravidade é maior, você é muito mais pesado.

Qual é o planeta que têm mais gravidade?

Sendo assim, a aceleração da gravidade (intensidade do campo gravitacional) de um objeto massivo no universo é proporcional às dimensões desse corpo. Logo, o maior planeta do Sistema Solar, Júpiter, exerce, por consequência, a maior atração gravitacional entre todos os planetas da nossa vizinhança.

O que Einstein fala sobre a gravidade?

Em suma, conclui-se que a gravidade é uma forma de aceleração, sem forças envolvidas. Essa última afirmação pode parecer violar um dos pilares da Física Clássica: é possível existir aceleração sem força. A aceleração pode ser descrita como o quociente entre força e massa.

O que diz a teoria da gravidade?

Esta lei Newtoniana conclui que “duas partículas se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa”. A aceleração da gravidade é uma aceleração física de um objeto causado pela força da gravidade.

Qual é o erro da gravidade?

Dizer que a força gravitacional é inversamente proporcional à distância sem citar o quadrado da distância é um erro que descaracteriza essa grandeza. Se a distância entre dois objetos for duplicada, a força gravitacional entre eles diminuirá quatro vezes.

Porque a gravidade desacelera o tempo?

A gravidade, em uma explicação simples, é um objeto com massa capaz de distorcer esse ambiente quadridimensional. Dessa forma, mais gravidade significa maior distorção no espaço tempo.

Quais as três leis da gravidade?

As leis de Newton são: Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação.

Onde termina a gravidade da Terra?

A Terra tem uma influência gravitacional sobre a Lua e a Lua tem uma influência gravitacional sobre a Terra. Não há um ponto zero (além do infinito). No entanto, à medida que nos aproximamos da Lua, a atracção da Terra torna-se cada vez mais fraca e a atracção da Lua torna-se cada vez mais forte.

Onde fica a gravidade da Terra?

A gravidade aparente na superfície da Terra varia em torno de 0,7%, de 9,7639 m/s² na montanha de Huascarán no Peru a 9,8337 m/s² na superfície do Oceano Ártico. Em cidades grandes, ela varia de 9,766 m/s² em Kuala Lumpur, Cidade do México e Singapura a 9,825 m/s² em Oslo e Helsínquia.

O que aconteceria se a Terra tivesse um pouco mais de gravidade?

Não haveria tempo para formar estrelas, planetas e até a vida, como ocorre na Terra. Por outro lado, se a força da gravidade fosse mais fraca, as galáxias, estrelas e planetas também não se formariam e o universo seria escuro e, com certeza, sem vida.

Por que o espaço não tem gravidade?

Mas quanto maior a distância, menor será a força da gravidade. A ideia da não existência de gravidade no espaço existe devido a uma situação especial quando um corpo está em órbita (como é conhecida a trajetória que um corpo percorre ao redor de outro) de um determinado planeta.

Não tem gravidade no espaço?

Sim, no espaço, os objetos ainda apresentam peso.

Quando astronautas estão flutuando como se a força da gravidade não existisse, eles ainda estão sob a ação da atração gravitacional da Terra.

Artigo anterior
Qual o salário de um tenente da Polícia Militar SP?
Artigo seguinte
Quem herdou o Titã do Zeke?