Porque a girafa tem um pescoço tão comprido que género textual é esse?

Perguntado por: Sofia Isabel Neves de Nascimento  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (36 avaliações)

Gênero textual: artigo de divulgação científica.

O que é gênero textual é esse?

Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence.

Como a girafa adquiriu a característica de ser tão alta?

Dessa forma, as girafas adquiriram esse aspecto de longo pescoço devido ao fato de alimentarem-se das folhas das copas das árvores. Essas, consequentemente, tornaram-se escassas em uma determinada altura, fazendo com que as girafas esticassem cada vez mais seus pescoços para alcançarem as folhas mais altas.

Quais as vantagens da girafa que nascia mais esticada?

Por causa da sua altura, de até 5,5 metros, elas conseguem extrair a umidade de que necessitam das folhas de árvores, como acácias e mimosas, que alcançam com a boca.

Qual é a estrutura de um texto de divulgação científica?

A estrutura dos textos de divulgação científica pode variar a depender do assunto ou assuntos tratados, dos dados e conceitos que serão abordados, além das interferências contextuais, como o público-alvo e o veículo de divulgação. Entretanto, é possível identificar uma organização básica comum a esse gênero.

Texto de divulgação científica, Por que a girafa tem o pescoço tão comprido?

30 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características de um texto de divulgação científica?

As principais características dos textos de divulgação científica são : Compreende uma prática social e, além disso, é constituído a partir da fusão de diferentes domínios discursivos, a saber: o discurso de cunho científico, o jornalístico e o quotidiano.

Como é um texto científico?

Um texto científico é construído com linguagem científica, própria de uma comunidade específica. A linguagem deve ser objetiva, não dando espaço para ambiguidade. No texto científico não existe a preocupação da estética, como em um texto poético, por exemplo.

Quais vantagens a girafa tem com seu pescoço longo?

As girafas geralmente comem as folhas das partes mais altas das árvores, inacessíveis a outros herbívoros, e portanto o seu pescoço grande conferiu uma vantagem por evitar a competição com outros animais, que se alimentam de arbustos mais pequenos.

Qual a explicação de Darwin para o pescoço da girafa?

Para os darwinianos, as girafas nascem, ao acaso das variações entre indivíduos, dotadas de pescoços longos ou curtos. As girafas que têm o pescoço mais longo estão melhor adaptadas a seu meio ambiente e se reproduzem com mais êxito: essa é a seleção natural.

Quantos estômagos tem uma girafa?

Girafas têm os músculos esofágicos que são excepcionalmente forte para permitir que a regurgitação de comida a partir do estômago até ao pescoço e na boca de ruminação. Eles têm quatro estômagos septados, como em todos os ruminantes, e a primeira câmara tem adaptado à sua dieta especializada.

Qual é a curiosidade da girafa?

7 curiosidade sobre as girafas que você não pode deixar de saber
  • Existem quatro espécies de girafas. ...
  • Os machos escurecem com o tempo. ...
  • Elas têm uma doença de pele misteriosa. ...
  • Elas "abrigam" pássaros. ...
  • Elas zumbem à noite. ...
  • Elas gostam de carcaças. ...
  • Elas podem entrar em extinção.

Como uma girafa pode machucar seu inimigo?

Para defender-se dos inimigos, as girafas utilizam um potente coice e contam com sua velocidade, pois podem atingir até mesmo 56 quilômetros por hora.

Qual é a ficha técnica da girafa?

As girafas são animais grandes, possuindo um tamanho de cerca de 5,7 m de altura, e os machos são maiores que as fêmeas. O peso desses mamíferos varia entre 1180 kg e 1930 kg. As girafas apresentam pernas longas, sendo as pernas dianteiras mais longas que as traseiras, e também um pescoço bastante comprido.

Quais são os gêneros textuais exemplos?

Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas. Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.

Como Lamarck e Darwin explicaria a evolução do pescoço da girafa?

Lamarck afirmava que ao fazerem força para alcançar alimento em árvores altas, as girafas esticavam seu pescoço e com o tempo os pescoços ficavam mais compridos. Essa característica é passada às gerações seguintes, que nascem gradativamente com o pescoço mais comprido.

Como a teoria de Darwin poderia explicar a situação relacionada com a altura da girafa?

O naturalista inglês Darwin (1809-1882) avançou com a teoria de que a altura do pescoço das girafas servia para fomentar a competição com os animais de pescoço mais pequeno na luta pela sobrevivência da espécie. ...

O que diz a teoria de Darwin?

O livro Sobre a A Origem das Espécies, obra científica seminal do naturalista britânico Charles Darwin, é publicado na Inglaterra em 24 de novembro de 1859. A teoria de Darwin defendia que organismos vivos evoluem através de um processo que chamou de “seleção natural”.

Como Darwin e Wallace explicariam por que as girafas tem o pescoço e as patas tão longos?

Como Darwin e Wallace explicariam por que as girafas têm o pescoço e as patas tão longos? ... Alguns deles, que teriam o pescoço e as patas um pouco mais longos, poderiam alimentar-se de folhas de acácia, o que os ajudaria a sobreviver em épocas de seca.

Quais são os textos científicos?

Os textos científicos são publicações que refletem, em sua maioria, os resultados de uma pesquisa desenvolvida a partir de critérios e metodologias pré-definidas. Porém, é importante saber que nem todo texto científico é, necessariamente o resultado de uma pesquisa prática.

Quais são as características de um artigo científico?

Conheça 3 aspectos fundamentais do artigo científico
  • Objetividade. ...
  • Positividade. ...
  • Racionalidade. ...
  • Objetividade. ...
  • Estilo científico. ...
  • Vocabulário técnico. ...
  • Correção gramatical.

O que caracteriza um texto acadêmico científico?

O que caracteriza um texto acadêmico é, antes de tudo, o seu objeto: ele veicula o fruto de alguma investigação científica, filosófica ou artística. Deve, pois, refletir o rigor, a perspectiva crítica, a preocupação constante com a objetividade e a clareza que são parte inerente da pesquisa acadêmica.

Qual a principal características de um texto?

Os Textos estruturam-se de acordo com algumas regras, fatores e características: Contexto – como, com quem ocorrem as formas comunicativas; dados comuns ao emissor e ao receptor. Busca representar o ouvinte e o leitor, estabelecer o lugar que acorre a interação e quais finalidades.

Qual a principal finalidade de um texto de divulgação científica?

Os textos de divulgação científica são aqueles que têm o objetivo de tornar público o conhecimento produzido por diferentes segmentos da sociedade que, por meio da pesquisa, produzem ciência.

Artigo anterior
Em qual princípio constitucional se baseia a EJA?
Artigo seguinte
Como fica o licenciamento 2022?