Porque a fruta do conde recebe esse nome?

Perguntado por: Tomé Fábio Baptista de Monteiro  |  Última atualização: 12. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (31 avaliações)

Originária da América Tropical, mais precisamente nas Antilhas, a fruta-do-conde ganhou esse nome popular no Brasil por conta do Conde de Miranda, que introduziu o alimento no País em 1626, na Bahia.

Porque a fruta-do-conde tem esse nome?

A fruta-do-conde, também conhecida como fruta-pinha e de nome científico Annona squamosa, é uma fruta que cresce em árvores do gênero Annona. ... A primeira muda da espécie de fruta-pinha foi introduzida em 1626, na Bahia, pelo governador Diogo Luís de Oliveira, o Conde de Miranda. Daí o nome “fruta do conde“.

Como se chama a fruta-do-conde?

Fruta-do-conde (Annona squamosa): Também chamada de pinha ou ata é uma das espécies mais conhecidas, cultivada comercialmente ou em fundo de quintal em todo o Brasil.

Como é a árvore da fruta-do-conde?

Planta: Árvore com 3 a 8m de altura, muito ramificada, apresenta ramos alongados, copa larga e densa; as folhas são pecioladas, alternas, oblongo-lanceoladas, glabras e de cor verde-pálida.

Quais os benefícios da fruta-do-conde?

Os principais benefícios da fruta-do-conde para a saúde são:
  1. Ajuda a emagrecer. ...
  2. Melhora o funcionamento do sistema digestivo. ...
  3. Ajuda a controlar a glicemia. ...
  4. Controla a pressão alta. ...
  5. Fortalece o sistema imunológico. ...
  6. Mantém os ossos saudáveis. ...
  7. Melhora a qualidade da pele. ...
  8. Melhora a cicatrização de feridas.

NÃO CAIA NAS MANIPULAÇÕES DO SEU CÔNJUGE, MAIS TARDE ELAS COBRAM UM PREÇO MUITO ALTO

18 questões relacionadas encontradas

Para que serve o chá da folha da fruta-do-conde?

É uma fruta rica em potássio, magnésio e vitaminas (principalmente, A, C e do complexo B) e indicada em casos de desnutrição. Na medicina natural, suas folhas são usadas em chá por suas propriedades digestivas, diuréticas, laxantes, anti-reumáticas e cicatrizantes.

Qual o mal que a pinha faz?

De formato peculiar e sabor bastante doce, é lotada de boas propriedades e pode ser muito benéfica para a saúde. Parte da família das frutas anonáceas (típicas de climas tropicais), assim como a graviola e a atemoia, a pinha é repleta de vitaminas e minerais, como cálcio, ferro, potássio e magnésio.

Qual o tamanho do pé de fruta-do-conde?

Características: É uma árvore de 4 a 6 metros de altura, o fruto é um sincarpo arredondado, originado de uma única flor, formado pela fusão de muitos carpelos simples. A Annona squamosa L. também é conhecida como ata e fruta-do-conde; em inglês, como custard apple; e, em espanhol, como anón.

Quanto tempo leva para fruta-do-conde da fruta?

A colheita ocorre, em São Paulo, entre 110 e 120 dias após a abertura floral, mas pode chegar a 180 dias de acordo com a época do florescimento. Em regiões quentes, o amadurecimento é mais rápido. Com 90 a 100 dias a fruta está pronta para ser apanhada no pé.

Como é a raiz da fruta-do-conde?

As raízes da árvore de fruta-do-conde são profundas e por este motivo o solo também deve ser. Não é muito recomendável plantá-las em vasos, a não ser que estes sejam realmente grandes, ainda que limite o seu crescimento, não será em muito. O solo deve ser ligeiramente ácido.

Como é a fruta da ata?

Características da fruta-do-conde (ou ata ou pinha)

Os frutos são do tipo sincarpo arrendondada e pesam entre 150 e 650 gramas. Também chamada pinha, possui a estrutura formada por carpelos proeminentes e cobertos por saliências achatadas em forma de tubérculos, com a coloração verde.

Qual a diferença entre Biriba é fruta do conde?

A quarta é o biribá ou pinha-amarela (Rollinia mucosa), uma planta nativa às vezes confundida e chamada de fruta-do-conde. Essa fruta é bem diferente - tem a casca amarela quando madura, sementes pretas, polpa gelatinosa (como o nome diz, lembra textura de muco), doce mas também ácida, de sabor suave e quase sem aroma.

Qual a diferença entre atemoia é fruta do conde?

Atemóia é maior, mais doce, tem menos sementes, tem a casca mais pontiaguda e uma polpa que se solta mais fácil. A Atemóia possui quase o dobro de açúcar do que a Fruta do Conde, pois a primeira é na verdade um cruzamento da Fruta do Conde e da Cherimóia, (uma terceira espécie semelhante).

Qual a diferença entre atemoia é fruta-do-conde e pinha?

A pinha é menor, com a casca mais rugosa e é bem redondinha. ... O resultado do cruzamento entre a fruta do conde e a cherimoia, gerou a atemoia, outro alimento da família Annonaceae. Ela deve ser consumida com moderação pelos diabéticos, porque contém grande concentração de açúcar natural.

Como se chama fruta-do-conde no Sul?

O nome científico da espécie é Annona squamosa. O nome "fruta-do-conde" deve-se ao fato da primeira muda da espécie no Brasil, foi trazida pelo governador Diogo Luís de Oliveira, o Conde de Miranda. É conhecida no Norte e em partes do Nordeste do Brasil como "ata". No sul do país, é conhecida como Ariticum ou Araticum.

Quanto tempo demora para um pé de atemóia dar frutos?

Os frutos demoram de 4 a 6 meses para amadurecerem após a fecundação e sua polpa tem sabor doce, não farinácea e muito agradável.

Como fazer mudas fruta de conde?

Você pega uma fruta do conde, junto a poupa tem muita semente. Separe algumas, as limpe muito bem (para que não fique nada da poupa). Deixe-as secar por dois a três dias. Depois disso coloque as sementes em uma jarra com água, as que afundarem são as propícias para plantio as que boiarem devem ser eliminadas.

Quantos tipos de fruta do conde existe?

Existem vários nomes “locais” para a fruta do conde e existem mais de 100 tipos de fruta do conde (variações da planta).

Qual o tamanho de um pé de pinha?

O pé de pinha pode chegar até 8 metros de altura com galhos finos, porém, com podas constantes ela chega no máximo a 1, 2 metros. O fruto da pinha tem um sabor adocicado, com casca dura, polpa cremosa.

Como é um pé de biriba?

Biriba
  1. Nome científico. ...
  2. Lecythidaceae.
  3. Árvore mede entre 4 e 18 metros de altura, possui uma copa bastante densa e em forma de pirâmide.
  4. tronco reto e cilíndrico, de 40-60 cm de diâmetro, revestido por casca grossa com fissuras longitudinais superficiais.

Quantos pinhões posso comer por dia?

Variedade alimentar e planejamento compõem o caminho do sucesso de qualquer intervenção dietética. Uma porção média de pinhão para se consumir em lanches, refeições pré ou pós treinos seriam em torno de 15 unidades (75 gramas).

Faz mal comer pinhão à noite?

Por ser rico em fibras e em amido (o pinhão é, praticamente, todo carboidrato), ingeri-lo em exagero pode levar à sensação de estufamento, e além de demorar na digestão, atrapalha o sono. “Essa recomendação de não comer à noite é um pouco de mito, visto que não há qualquer contra-indicação.

Quais são os benefícios dos Pinhões?

O pinhão é composto por vários minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio. Porém, merece destaque no fornecimento de potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. Ainda no pinhão, são encontrados os ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9).

Para que serve caroço de pinha?

Sementes – As sementes soltam o intestino e produzem vômitos. As sementes também serve para combater caspa. Anemia – Embora a pinha não seja muito rica em ferro, mesmo assim tem vantagens nas dietas de anêmicos juntamente com outros alimentos rico e ferro, dada sua riqueza em vitamina C.

Artigo anterior
O que que significa VisaNet?
Artigo seguinte
O que é ensaio?