Porque a eritroblastose fetal é uma doença que se manifesta?

Perguntado por: Francisco Vaz de Carneiro  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (56 avaliações)

A eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido ocorre pela incompatibilidade sanguínea do Fator Rh materno e do bebê. A eritroblastose manifesta-se durante a gravidez de mulheres Rh- gerando filhos Rh+. Ela pode causar a morte do bebê durante a gestação ou depois do nascimento.

Como a doença eritroblastose fetal foi descoberta?

Em 1940, Landsteiner e Wiener realizaram experiências com o sangue do macaco Rhesus.

Qual a causa da eritroblastose fetal e quais as consequências para o feto?

Aborto. O aborto causado pela eritroblastose fetal acontece porque o organismo da mãe acaba atacando algumas células do bebê. Esses anticorpos produzidos pela mãe, já na segunda gravidez, causam a destruição das hemácias (glóbulos vermelhos) do bebê, impossibilitado que ele possa sobreviver dentro do seu útero.

Quais são as consequências da eritroblastose fetal?

A eritroblastose fetal é doença que acomete o feto ainda dentro do útero, causando destruição das hemácias (hemólise), o que pode evoluir para insuficiência cardíaca fetal, edema generalizado e morte fetal intrauterina.

Quais as consequências da doença hemolítica do recém-nascido?

A Doença Hemolítica Perinatal pelo fator Rh é causada pela incompatibilidade entre o sangue da mãe e do recém-nascido, levando a destruição de hemácias fetais e, sem tratamento os fetos mais severamente afetados podem morrer intra-útero.

Eritroblastose Fetal l Doença Hemolítica do Recém-nascido (Fator Rh) - Bio Aulas

32 questões relacionadas encontradas

Quanto ao surgimento da eritroblastose fetal?

A eritroblastose fetal é causada pela incompatibilidade sanguínea entre mãe e feto relacionada ao fator Rh e ocorre quando o sangue materno apresenta Rh- e o do filho, Rh+.

Como se descobriu os fatores Rh?

O fator Rh foi descoberto em 1940 por dois pesquisadores: Landsteiner e Wiener. A descoberta veio a partir de observações feitas após colocarem sangue do macaco do gênero Rhesus em coelhos. Após aplicarem o sangue do macaco, notou-se que o sangue dos coelhos aglutinava.

Quanto ao surgimento da eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido podemos afirmar que ela ocorre quando o pai e a mãe respectivamente apresentam?

Essa doença acontece quando a mãe Rh- produz anticorpos que atravessam a placenta e destroem as hemácias do feto. Para que ocorra eritroblastose fetal, obrigatoriamente: a) o filho deve ser Rh negativo. b) o pai da criança deve ser Rh negativo, e o filho, positivo.

Qual a condição sem a qual o eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido DHRN não pode ocorrer?

e) A eritroblastose fetal ocorre apenas em filhos Rh negativos. Alternativa “c”. Para que ocorra a produção de anticorpos anti-Rh, é necessário o contato prévio de uma pessoa Rh negativo com sangue positivo. Sendo assim, em uma primeira gestação não ocorre a eritroblastose.

Quando se descobriu o fator Rh?

Em 1940, com Alexander Salomon Wiener, chegou ao fator RH, um antígeno que provinha do soro de coelhos imunizados com sangue de um macaco da espécie Rhesus.

Onde foi descoberto fator Rh?

O fator Rh ou sistema Rh foi descoberto em 1940 por Landsteiner e Wiener ao estudarem o sangue do macaco do gênero Rhesus (Macaca mulatta). Os pesquisadores perceberam que, ao colocar sangue do macaco em um coelho, este iniciava uma produção de anticorpos capazes de aglutinar as hemácias do macaco.

Quem descobriu o fator ABO e Rh do sangue e quando?

Karl Landsteiner foi o médico austríaco que, juntamente com sua equipe, descobriu o sistema ABO e também o fator Rh. Em 1902, o médico austríaco Karl Landsteiner e alguns cientistas conseguiram classificar o sangue humano em quatro tipos: A, B, AB eO.

Por que a eritroblastose fetal só ocorre a partir da segunda gestação?

Durante a primeira gestação o bebê não será afetado. Porém, o contato do sangue da mãe e do bebê no momento do parto faz com que o organismo materno receba as hemácias do filho e comece a produzir anticorpo anti-Rh. Assim, em uma segunda gestação, se o bebê for Rh+, o organismo materno possui anticorpo anti-Rh.

Como saber se sou RR ou rr?

Para verificar se uma pessoa é Rh+ ouRh-, mistura-se uma gota de sangue da pessoa a uma solução com anticorpos anti-Rh. Se as hemácias se aglutinarem, quer dizer que a pessoa tem sangue Rh+; se as hemácias não se aglutinarem, que dizer que a pessoa tem sangue Rh-.

Qual a fisiopatologia da eritroblastose fetal?

Fisiopatologia da doença hemolítica perinatal

A Doença Hemolítica Perinatal (DHPN), também conhecida como a eritroblastose fetal, ocorre por uma incompatibilidade sanguínea materno-fetal, em que são produzidos anticorpos maternos específicos contra antígenos das hemácias fetais.

Pode acontecer a eritroblastose fetal apenas?

A eritroblastose fetal, também chamada de doença hemolítica do recém-nascido (DHRN), acontece em 1/200 nascimentos e pode ocorrer apenas em um tipo de situação: mães Rh- que geram filhos Rh+. Os anticorpos anti-Rh não existem naturalmente no organismo de uma pessoa.

Por que filhos de mães do grupo o tem menor chance de desenvolver DHRN?

Os anticorpos anti-A e anti-B de indivíduos de grupo O são da classe IgG e podem estar presentes em altos títulos. Recém-nascidos, filhos de mães O têm, portanto, maior chance de desenvolver DHRN por incompatibilidade ABO. O indivíduo de grupo O apresenta em seu soro/plasma anticorpos anti-A, anti-B.

Quem descobriu o fator Rh do sangue?

Saiba mais sobre Karl Landsteiner, o médico que descobriu os tipos sanguíneos e o fator RH.

Como foram descobertos os sistemas ABO e Rh?

O sistema ABO foi descoberto no início do século XX, pelo biólogo austríaco Karl Landsteiner (1868-1943) e sua equipe de cientistas. ... Além de desvendar a tipologia sanguínea, Karl Landsteiner (1868-1943) descobriu o Fator Rh (anticorpos), derivado do nome do “macaco do gênero Reshus”.

Quem descobriu o exame de sangue?

O hemograma (exame de sangue) era analisado manualmente até o engenheiro norte-americano Wallace Coulter inventar a primeira máquina para fazer a contagem das células sanguíneas automaticamente. Até então, o exame levava horas para ser feito.

Qual é o tipo de sangue mais raro?

AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos. Ele não possui anticorpos contra o sangue A e nem contra o sangue B. Isso significa que quem possui o tipo sanguíneo AB pode receber sangue de qualquer tipo.

Qual o tipo de sangue mais comum no mundo?

Sangue do tipo O

Ele é o mais comum entre todos. Ele tem como característica o fato de possuir anticorpos “anti-A” e “anti-B”. Por essa razão, os indivíduos desse grupo sanguíneo só podem receber doações de sangue do tipo”O”. Por outro lado, são conhecidos como “doadores universais”.

O que é Rh positivo na gravidez?

Ela se manifesta, quando há incompatibilidade sanguínea referente ao Rh entre mãe e feto, ou seja, quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo. Quando isso acontece, durante a gestação, a mulher produz anticorpos anti-Rh para tentar destruir o agente Rh do feto, considerado “intruso”.

Qual fator Rh é dominante?

1) O fator Rh é condicionado por dois alelos que possuem dominância completa. O R é dominante e determina o sangue Rh positivo, enquanto o r é recessivo e determina o sangue Rh negativo.

Quais os tipos sanguíneos que não podem ter filhos?

Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.

Artigo anterior
Pode Sai nota falsa do caixa eletrônico?
Artigo seguinte
O que são palavras concretas?