Porque a criança fica chiando?

Perguntado por: Sofia Luísa Soares de Brito  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (61 avaliações)

O bebê chiador é quando o bebê apresenta um chiado (como chiado de gato) e não simplesmente secreção em excesso. Isso significa que os brônquios estão mais contraídos e quando o ar vai sair do pulmão, encontra uma resistência maior que leva a esse barulho.

O que fazer quando a criança tá chiando?

A cura desta síndrome costuma ocorrer de forma natural por volta dos 2 a 3 anos de idade mas, se os sintomas não desaparecerem, o médico deve considerar outras doenças, como asma. O tratamento das crises é orientado pelo pediatra, feito com medicamentos inalatórios, como corticoides ou broncodilatadores.

Como acabar com chiado no pulmão?

O que fazer: o tratamento da DPOC consiste em adotar um estilo de vida saudável, evitando o uso de cigarro, por exemplo, além de realizar o tratamento orientado pelo pneumologista, que geralmente consiste no uso de remédios corticoides e broncodilatadores.

O que causa chiado no peito da criança?

A síndrome do bebê chiador, ou lactente sibilante, se caracteriza pela presença de chiado no peito e tosse frequente. A condição costuma estar associada a uma hiper-reatividade dos pulmões do recém-nascido que se estreitam em casos de resfriados, alergias ou refluxo.

Qual remédio é bom para chiado no pulmão?

O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões. Dessa forma, alivia o aperto no peito, o chiado e a tosse, permitindo que você respire com mais facilidade.

BEBÊ CHIADOR: SAIBA COMO CUIDAR DO CHIADO NO PEITO | MACETES DE MÃE

20 questões relacionadas encontradas

Quando eu respiro faz um barulho no meu pulmão?

Fazer barulho ao respirar, uma espécie de chiadeira, é um sinal de que as suas vias aéreas se estreitaram e, além de asma, este sintoma pode indicar doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), bronquite, infeções respiratórias, alergias, enfisema, apneia do sono, insuficiência cardíaca ou até dever-se a certos ...

Quando respiro faz um barulho estranho o que é?

Quando respirar faz ruído, algo está errado, pois o ar não está passando como deveria. Estes sons anormais, chamados de estridor, ocorrem em diversas situações, como rinites, atresias de coana, laringomalácia, paralisia das cordas vocais, estenoses da laringe e outros.

Como é o chiado de pneumonia?

O diagnóstico radiológico é eficaz para observar a inflamação dos pulmões, porém em muitos casos o médico consegue identificar a doença no consultório, ao escutar, com o auxílio de um estetoscópio, ruídos característicos da pneumonia, os estertores crepitantes, que parecem um barulho de velcro sendo aberto.

Como tirar o catarro do pulmão do bebê?

Outra dica, muito comum entre os responsáveis, é fazer inalação com soro fisiológico, usando um nebulizador, para limpar as vias aéreas. Se acaso não tiver condições de comprar um nebulizador, dê um banho morno no bebê com a porta fechada para que o vapor de água facilite a saída do catarro.

Como soltar secreção do pulmão de bebê?

Quando não é possível eliminar a secreção apenas com as manobras fisioterapêuticas, é necessário aspirar as vias aéreas, o que corta o coração dos pais, mas é um santo remédio. “Não é um procedimento doloroso, mas causa um certo desconforto por se tratar da introdução de uma sonda nasotraqueal nas narinas da criança.

Como identificar princípio de pneumonia?

De forma geral, os principais sintomas de pneumonia são:
  1. Dificuldade para respirar ou falta de ar;
  2. Respiração mais rápida que o normal;
  3. Febre acima de 38ºC;
  4. Tosse seca;
  5. Tosse com catarro esverdeado ou com sangue;
  6. Dor no peito;
  7. Suor noturno;
  8. Cansaço frequente ou dores musculares;

Como saber se é pneumonia ou asma?

Febre não é comum e serve para distinguir o quadro de outras infecções do pulmão, como a pneumonia. Alguns pacientes podem ter sibilos pelo broncoespasmo, menos intensos que na asma, mas facilmente perceptíveis através da auscultação dos pulmões com o estetoscópio.

Como saber se o pulmão está cheio?

6 sintomas que você deve desconfiar que está com problema...
  1. Tosse crônica. Se você teve tosse por mais de um mês, é praticamente considerada uma tosse crônica. ...
  2. Falta de ar. ...
  3. Tosse com produção de escarro e muco. ...
  4. Sibilos ou chiado no peito. ...
  5. Tossindo sangue. ...
  6. Dor no peito.

Como é o chiado da asma?

O chiado característico da asma pode ser ouvido tanto no movimento de inspiração quanto de expiração. Quando a crise é grave, o barulho costuma ficar mais agudo, o que é um indicativo útil para saber como proceder. Também é possível que o chiado diminua ou até mesmo desapareça, geralmente nos casos mais extremos.

Quando respira sai com assobio?

Os sibilos são sons altos, semelhantes a um assobio que ocorrem durante a respiração quando há bloqueio parcial das vias aéreas. (Veja também Sibilos em bebês e crianças pequenas. Os sibilos são causados por um estreitamento...

Como saber se estou com falta de ar?

Saiba como é e como identificar a falta de ar se infectado pelo Coronavírus.
...
Conheça os sintomas mais comuns, que vão além do pulmão com a COVID-19:
  1. Dor de cabeça.
  2. Perda do olfato;
  3. Perda de apetite;
  4. Tosse,
  5. Febre;
  6. Rouquidão;
  7. Dor de garganta;
  8. Dor no peito;

Quais são os sons pulmonares?

Os sons pulmonares são definidos como roncos, estridores, estertores e sibilos.

São sons anormais na ausculta pulmonar?

Os sons pulmonares anormais/patológicos/adventícios são: Roncos: São sons grosseiros e ásperos que ocorrem quando o ar está bloqueado por muco, podendo ocorrer tanto na inspiração como na expiração. ... Sibilos: Som agudo produzidos por vias aéreas estreitas, melhor ouvidos na expiração. Indicam broncoespasmo.

O que é bom para limpar os pulmões?

Obter bastante ar fresco pode ajudar a expandir os tecidos dos pulmões e mantê-los funcionando adequadamente. Verifique as previsões de poluição em sua área. Evite fazer exercícios ao ar livre quando os índices de poluição são altos e fique longe de queimar lixo, queimar lenha ou outros tipos de fumaça.

Como se mede a capacidade pulmonar?

Um espirômetro consiste em um bocal, um tubo e um dispositivo de registro. Para usar um espirômetro, a pessoa inspira profundamente e, então, expira vigorosamente e tão rapidamente quanto possível através do tubo. O dispositivo de gravação mede o volume de ar inspirado ou expirado e a duração de cada respiração.

O que pode ser confundido com pneumonia?

A falta de ar é o alerta para procurar ajuda médica. A pneumonia é uma inflamação e infecção dos pulmões que pode ser causada por vírus, bactérias ou protozoários. Já a doença de origem viral, na qual se inclui o mal causado pelo coronavírus, representa apenas 6% das ocorrências.

É possível estar com pneumonia e não ter febre?

Às vezes a pneumonia pode ser atípica, ou seja, aparecer sem tosse, por exemplo, ou com uma tosse seca, sem catarro — ou até sem febre. Esse tipo de pneumonia pode causar pequenas epidemias familiares ou na escola, e costuma ser causado por vírus ou bactérias mais incomuns, como a clamídia e o micoplasma.

Quem tem asma pode ter pneumonia?

De acordo com o pneumologista Paulo Faleiros, essa relação de facilitação entre as duas doenças respiratórias não existe: ou seja, a asma não ajuda no desenvolvimento da pneumonia. “O que pode acontecer é haver uma piora dos sintomas da asma quando se pega pneumonia”, informa o especialista.

Como saber se está com pneumonia?

A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.

Qual exame de sangue que detecta pneumonia?

2 – Exames de sangue

Com um hemograma completo é possível verificar se o sistema imunológico está lutando contra uma infecção. Já com uma cultura de sangue, é possível identificar o germe que está causando a pneumonia e também mostrar se uma infecção bacteriana se espalhou para o seu sangue.

Artigo anterior
Como evitar ruídos na comunicação empresarial?
Artigo seguinte
Qual o valor de uma sessão de radiofrequência?